Uma análise da teoria dos arquivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Marcia Lutterbach Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69UR3J
Resumo: Estudo da teoria dos arquivos, baseado em sua literatura, com o objetivo de identificação dos fundamentos da arquivologia e de encontrar neste campo de estudo a possibilidade de maior cientificidade nos seus desenvolvimentos. O estudo é feito através da análise comparativa dos principais conceitos conforme enunciados pelos autores da área. Destacam-se as noções que se mostram como indispensáveis para a definição de arquivo e apresenta-se uma formulação para o conceito, procurando incorporar tais noções excluindo-se as demais. Delineia-se, a partir dessa análise, o processo de criação dos arquivos donde se extrai as suas características intrínsecas e identificam-se as qualidades do arquivo e dos seus documentos fundamentando-as nessas características intrínsecas. Busca-se, então, a identificação dos princípios arquivísticos como recursos para a manutenção das características e qualidades dos arquivos. Examinam-se, também a partir da análise de conceitos, o universo da utilização dos arquivos e o seu tratamento apontando os grandes problemas conceituais mesmo que não se chegue a oferecer-lhes solução. As instituições arquivísticas são, por fim, brevemente abordadas com especial enfoque no seu papel social e no trabalho desenvolvido em seu interior.
id UFMG_61ae6e0aa8b9ffb6232c9f0e3fe21978
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69UR3J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Uma análise da teoria dos arquivosArquivologiaCiência da informaçãoArquivologiaCiência da informaçãoArquivosEstudo da teoria dos arquivos, baseado em sua literatura, com o objetivo de identificação dos fundamentos da arquivologia e de encontrar neste campo de estudo a possibilidade de maior cientificidade nos seus desenvolvimentos. O estudo é feito através da análise comparativa dos principais conceitos conforme enunciados pelos autores da área. Destacam-se as noções que se mostram como indispensáveis para a definição de arquivo e apresenta-se uma formulação para o conceito, procurando incorporar tais noções excluindo-se as demais. Delineia-se, a partir dessa análise, o processo de criação dos arquivos donde se extrai as suas características intrínsecas e identificam-se as qualidades do arquivo e dos seus documentos fundamentando-as nessas características intrínsecas. Busca-se, então, a identificação dos princípios arquivísticos como recursos para a manutenção das características e qualidades dos arquivos. Examinam-se, também a partir da análise de conceitos, o universo da utilização dos arquivos e o seu tratamento apontando os grandes problemas conceituais mesmo que não se chegue a oferecer-lhes solução. As instituições arquivísticas são, por fim, brevemente abordadas com especial enfoque no seu papel social e no trabalho desenvolvido em seu interior.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVilma Moreira dos SantosAna Maria de Almeida CamargoMaria Eugenia Albino AndradeMonica Erichsen Nassif BorgesAna Marcia Lutterbach Rodrigues2019-08-13T10:28:50Z2019-08-13T10:28:50Z2004-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-69UR3Jinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T01:38:32Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69UR3JRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T01:38:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da teoria dos arquivos
title Uma análise da teoria dos arquivos
spellingShingle Uma análise da teoria dos arquivos
Ana Marcia Lutterbach Rodrigues
Arquivologia
Ciência da informação
Arquivologia
Ciência da informação
Arquivos
title_short Uma análise da teoria dos arquivos
title_full Uma análise da teoria dos arquivos
title_fullStr Uma análise da teoria dos arquivos
title_full_unstemmed Uma análise da teoria dos arquivos
title_sort Uma análise da teoria dos arquivos
author Ana Marcia Lutterbach Rodrigues
author_facet Ana Marcia Lutterbach Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilma Moreira dos Santos
Ana Maria de Almeida Camargo
Maria Eugenia Albino Andrade
Monica Erichsen Nassif Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Marcia Lutterbach Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivologia
Ciência da informação
Arquivologia
Ciência da informação
Arquivos
topic Arquivologia
Ciência da informação
Arquivologia
Ciência da informação
Arquivos
description Estudo da teoria dos arquivos, baseado em sua literatura, com o objetivo de identificação dos fundamentos da arquivologia e de encontrar neste campo de estudo a possibilidade de maior cientificidade nos seus desenvolvimentos. O estudo é feito através da análise comparativa dos principais conceitos conforme enunciados pelos autores da área. Destacam-se as noções que se mostram como indispensáveis para a definição de arquivo e apresenta-se uma formulação para o conceito, procurando incorporar tais noções excluindo-se as demais. Delineia-se, a partir dessa análise, o processo de criação dos arquivos donde se extrai as suas características intrínsecas e identificam-se as qualidades do arquivo e dos seus documentos fundamentando-as nessas características intrínsecas. Busca-se, então, a identificação dos princípios arquivísticos como recursos para a manutenção das características e qualidades dos arquivos. Examinam-se, também a partir da análise de conceitos, o universo da utilização dos arquivos e o seu tratamento apontando os grandes problemas conceituais mesmo que não se chegue a oferecer-lhes solução. As instituições arquivísticas são, por fim, brevemente abordadas com especial enfoque no seu papel social e no trabalho desenvolvido em seu interior.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-28
2019-08-13T10:28:50Z
2019-08-13T10:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69UR3J
url http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69UR3J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829746895388672