Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gladston da Costa Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47008
https://orcid.org/ 0000-0001-6841-5542
Resumo: Os registros fotográficos e videográficos produzidos por Alfredo Jaar em Serra Pelada no ano de 1985 resultaram numa série de obras, com as quais o artista chileno organizou um corpo crítico ao mesmo tempo diverso e compacto sobre a realidade do garimpo brasileiro, mas também sobre as implicações geopolíticas que circundam aquele evento. Esta tese tem por objetivo analisar as proposições de Alfredo Jaar surgidas da documentação fotográfica e videográfica de Serra Pelada, desde a primeira proposição que consistiu num vídeo de média duração intitulado Introduction to a Distant World; depois, numa intervenção pública na estação de metrô nova-iorquina Spring Street e intitulada Rushes; e por fim na série de fotografias que receberam o título comum de Gold in the Mornig. Ao longo deste trabalho nos interessa identificar e questionar as semelhanças e diferenças iconográficas e discursivas organizadas neste corpo de trabalhos produzidos por Alfredo Jaar em relação a outros modos de representação realista do garimpo e, a partir de um conceito geral que nomeamos Realismo de Crise, propomos discussões sobre a relação das obras de Jaar com a tradição do realismo na arte e do documentarismo e buscamos evidenciar nelas a ordem crítica e ética agenciada pelo artista diante dos aspectos políticos, econômicos e ideológicos que marcam a época e o contexto específico representado pelo acontecimento de Serra Pelada.
id UFMG_61d9a21361ebf37fccb5abbe30cf20e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47008
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stéphane Denis Albert René Philippe Huchethttp://lattes.cnpq.br/9400245008288091Daria Gorete JaremtchukJulia Maia RebouçasMaria Angélica Melendi de BiasizzoRodrigo Borges Coelhohttp://lattes.cnpq.br/3261748154571532Gladston da Costa Almeida2022-11-08T13:31:06Z2022-11-08T13:31:06Z2020-03-06http://hdl.handle.net/1843/47008https://orcid.org/ 0000-0001-6841-5542Os registros fotográficos e videográficos produzidos por Alfredo Jaar em Serra Pelada no ano de 1985 resultaram numa série de obras, com as quais o artista chileno organizou um corpo crítico ao mesmo tempo diverso e compacto sobre a realidade do garimpo brasileiro, mas também sobre as implicações geopolíticas que circundam aquele evento. Esta tese tem por objetivo analisar as proposições de Alfredo Jaar surgidas da documentação fotográfica e videográfica de Serra Pelada, desde a primeira proposição que consistiu num vídeo de média duração intitulado Introduction to a Distant World; depois, numa intervenção pública na estação de metrô nova-iorquina Spring Street e intitulada Rushes; e por fim na série de fotografias que receberam o título comum de Gold in the Mornig. Ao longo deste trabalho nos interessa identificar e questionar as semelhanças e diferenças iconográficas e discursivas organizadas neste corpo de trabalhos produzidos por Alfredo Jaar em relação a outros modos de representação realista do garimpo e, a partir de um conceito geral que nomeamos Realismo de Crise, propomos discussões sobre a relação das obras de Jaar com a tradição do realismo na arte e do documentarismo e buscamos evidenciar nelas a ordem crítica e ética agenciada pelo artista diante dos aspectos políticos, econômicos e ideológicos que marcam a época e o contexto específico representado pelo acontecimento de Serra Pelada.The photographic and videographic records produced by Alfredo Jaar in Serra Pelada in 1985 resulted in a series of works, with which the Chilean artist organized a critical body of work that was both diverse and compact on the reality of Brazilian mining, but also on the geopolitical implications surrounding that event. This thesis aims to analyze the propositions of Alfredo Jaar that emerged from the photographic and videographic documentation of Serra Pelada, from the first proposition that consisted of a medium-length video entitled Introduction to a Distant World; later, in a public intervention in the New York subway station Spring Street and entitled Rushes; and finally in the series of photographs that received the common title of Gold in the Mornig. Throughout this paper we are interested in identifying and questioning the iconographic and discursive similarities and differences organized in this body of work produced by Alfredo Jaar in relation to other modes of realist representation of mining and, from a general concept we have named Crisis Realism, we propose discussions about the relation of Jaar's works with the tradition of realism in art and documentarism and seek to evidence in them the critical and ethical order agencyed by the artist in face of the political, economic and ideological aspects that mark the time and the specific context represented by the event of Serra Pelada.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESJaar, AlfredoArtistas chilenosFotografia de garimpoGarimpoGarimpagem - Serra Pelada (Curionópolis, PA) - 1985Arte - Aspectos políticosImagens fotográficasSerra Pelada (Curionópolis, PA)Alfredo JaarRepresentaçãoIconografiaSerra PeladaRealismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALREALISMO DE CRISE - A NARRATIVA DE SERRA PELADA NA OBRA DE ALFREDO JAAR.pdfREALISMO DE CRISE - A NARRATIVA DE SERRA PELADA NA OBRA DE ALFREDO JAAR.pdfapplication/pdf16728062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47008/1/REALISMO%20DE%20CRISE%20-%20A%20NARRATIVA%20DE%20SERRA%20PELADA%20NA%20OBRA%20DE%20ALFREDO%20JAAR.pdfdb064939fea43d5c5fbe78e2fb2044ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47008/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/470082022-11-08 10:31:06.959oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T13:31:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
title Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
spellingShingle Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
Gladston da Costa Almeida
Alfredo Jaar
Representação
Iconografia
Serra Pelada
Jaar, Alfredo
Artistas chilenos
Fotografia de garimpo
Garimpo
Garimpagem - Serra Pelada (Curionópolis, PA) - 1985
Arte - Aspectos políticos
Imagens fotográficas
Serra Pelada (Curionópolis, PA)
title_short Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
title_full Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
title_fullStr Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
title_full_unstemmed Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
title_sort Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
author Gladston da Costa Almeida
author_facet Gladston da Costa Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9400245008288091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daria Gorete Jaremtchuk
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Julia Maia Rebouças
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Angélica Melendi de Biasizzo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rodrigo Borges Coelho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3261748154571532
dc.contributor.author.fl_str_mv Gladston da Costa Almeida
contributor_str_mv Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Daria Gorete Jaremtchuk
Julia Maia Rebouças
Maria Angélica Melendi de Biasizzo
Rodrigo Borges Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Alfredo Jaar
Representação
Iconografia
Serra Pelada
topic Alfredo Jaar
Representação
Iconografia
Serra Pelada
Jaar, Alfredo
Artistas chilenos
Fotografia de garimpo
Garimpo
Garimpagem - Serra Pelada (Curionópolis, PA) - 1985
Arte - Aspectos políticos
Imagens fotográficas
Serra Pelada (Curionópolis, PA)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jaar, Alfredo
Artistas chilenos
Fotografia de garimpo
Garimpo
Garimpagem - Serra Pelada (Curionópolis, PA) - 1985
Arte - Aspectos políticos
Imagens fotográficas
Serra Pelada (Curionópolis, PA)
description Os registros fotográficos e videográficos produzidos por Alfredo Jaar em Serra Pelada no ano de 1985 resultaram numa série de obras, com as quais o artista chileno organizou um corpo crítico ao mesmo tempo diverso e compacto sobre a realidade do garimpo brasileiro, mas também sobre as implicações geopolíticas que circundam aquele evento. Esta tese tem por objetivo analisar as proposições de Alfredo Jaar surgidas da documentação fotográfica e videográfica de Serra Pelada, desde a primeira proposição que consistiu num vídeo de média duração intitulado Introduction to a Distant World; depois, numa intervenção pública na estação de metrô nova-iorquina Spring Street e intitulada Rushes; e por fim na série de fotografias que receberam o título comum de Gold in the Mornig. Ao longo deste trabalho nos interessa identificar e questionar as semelhanças e diferenças iconográficas e discursivas organizadas neste corpo de trabalhos produzidos por Alfredo Jaar em relação a outros modos de representação realista do garimpo e, a partir de um conceito geral que nomeamos Realismo de Crise, propomos discussões sobre a relação das obras de Jaar com a tradição do realismo na arte e do documentarismo e buscamos evidenciar nelas a ordem crítica e ética agenciada pelo artista diante dos aspectos políticos, econômicos e ideológicos que marcam a época e o contexto específico representado pelo acontecimento de Serra Pelada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T13:31:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T13:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47008
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-6841-5542
url http://hdl.handle.net/1843/47008
https://orcid.org/ 0000-0001-6841-5542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47008/1/REALISMO%20DE%20CRISE%20-%20A%20NARRATIVA%20DE%20SERRA%20PELADA%20NA%20OBRA%20DE%20ALFREDO%20JAAR.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47008/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv db064939fea43d5c5fbe78e2fb2044ce
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676812005146624