Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Mara Freitas Diniz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLKH6
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar características do processo de compartilhamento da informação entre mestrandos e doutorados. Interessou-se aqui, entretanto, exclusivamente pelo compartilhamento como fenômeno que se dava por interações realizadas com o uso deferramentas colaborativas online. O público analisado foi formado por alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais. Portanto, a fim de explorar os aspectos que afetam o compartilhamento de informações neste contexto acadêmico online, procurou-se estabelecer relações entre duas variáveis (idade e vínculo social) e entre três categorias motivacionais de compartilhamento de informações (reciprocidade, doação e relacionamento). Por meio de um levantamento ou survey, o processo de coleta dos dados foi realizado através de questionários impressos. Os questionários foram respondidos por 369 alunos matriculados em 42 cursos de pósgraduação stricto sensu da referida universidade. Os dados e os resultados foram obtidos estatisticamente, através do teste Kruskal-Wallis e do teste de correlação de postos de Spearman, a fim de investigar possíveis associações entre as variáveis e as categorias de análise pré-estabelecidas. Como um dos resultados da pesquisa, verificou-se que o email é a principal ferramenta utilizada pelos alunos visando compartilhamento de informações. Concluiu-se também que a variável idade não teve resultado significativo para nenhum dosfatores motivadores avaliados no compartilhamento de informações. Outro resultado observado foi que o nível de convivência entre os alunos respondentes e os demais com os quais houve troca de informações influenciou a percepção e o comportamento dos respondentes no que diz respeito à possibilidade de novos relacionamentos entre osmesmos. Além disso, os resultados mostraram que a força das relações existentes impactou positivamente na percepção dos respondentes sobre possibilidade de novos relacionamentos. Verificou-se ainda, que o comportamento de compartilhamento dosrespondentes com base na força das relações foi favorável ao fator motivador doação, pois se sentiam bem em ajudar os demais e também se sentiam úteis realizando a troca de informações. Tanto o nível de convivência quanto a força das relações foram critériosconstituintes da mensuração da variável vínculo utilizada na pesquisa.
id UFMG_6202cf9aa031a16667206c28295f8080
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8XLKH6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcello Peixoto BaxMárcia Gorett Ribeiro GrossiRenata Maria Abrantes Baracho PortoRicardo Rodrigues BarbosaRodrigo Baroni de CarvalhoMárcia Gorett Ribeiro GrossiLuciana Mara Freitas Diniz2019-08-13T15:08:57Z2019-08-13T15:08:57Z2012-02-28http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLKH6O objetivo desta pesquisa foi verificar características do processo de compartilhamento da informação entre mestrandos e doutorados. Interessou-se aqui, entretanto, exclusivamente pelo compartilhamento como fenômeno que se dava por interações realizadas com o uso deferramentas colaborativas online. O público analisado foi formado por alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais. Portanto, a fim de explorar os aspectos que afetam o compartilhamento de informações neste contexto acadêmico online, procurou-se estabelecer relações entre duas variáveis (idade e vínculo social) e entre três categorias motivacionais de compartilhamento de informações (reciprocidade, doação e relacionamento). Por meio de um levantamento ou survey, o processo de coleta dos dados foi realizado através de questionários impressos. Os questionários foram respondidos por 369 alunos matriculados em 42 cursos de pósgraduação stricto sensu da referida universidade. Os dados e os resultados foram obtidos estatisticamente, através do teste Kruskal-Wallis e do teste de correlação de postos de Spearman, a fim de investigar possíveis associações entre as variáveis e as categorias de análise pré-estabelecidas. Como um dos resultados da pesquisa, verificou-se que o email é a principal ferramenta utilizada pelos alunos visando compartilhamento de informações. Concluiu-se também que a variável idade não teve resultado significativo para nenhum dosfatores motivadores avaliados no compartilhamento de informações. Outro resultado observado foi que o nível de convivência entre os alunos respondentes e os demais com os quais houve troca de informações influenciou a percepção e o comportamento dos respondentes no que diz respeito à possibilidade de novos relacionamentos entre osmesmos. Além disso, os resultados mostraram que a força das relações existentes impactou positivamente na percepção dos respondentes sobre possibilidade de novos relacionamentos. Verificou-se ainda, que o comportamento de compartilhamento dosrespondentes com base na força das relações foi favorável ao fator motivador doação, pois se sentiam bem em ajudar os demais e também se sentiam úteis realizando a troca de informações. Tanto o nível de convivência quanto a força das relações foram critériosconstituintes da mensuração da variável vínculo utilizada na pesquisa.This research aimed at verifying characteristics of the information sharing process between both Masters and Doctoral undergraduate students. We take special interest exclusively on the sharing of information as a phenomenon which occurred through interactions performed with the use of online collaborative tools. The analyzed group was comprised of stricto-sensu post-graduation students from the Federal University of Minas Gerais. In order to deeply explore the aspects which affect the sharing of information on this online academic context,we sought to establish the relationship between two variables (age and social bonding) and also among three motivational information sharing categories (reciprocity, contribution and relationship). By conducting a survey, the data collection was carried out by using questionnaires. The questionnaires were answered by 369 students enrolled in 42 strictosensu post-graduation courses from the aforementioned University. The data and the results were statistically obtained through the Kruskal-Wallis and Spearmans rank correlation tests, in order to investigate possible associations between the variables and categories of the preestablished analysis. As a result of this research, it was found that the e-mail is the main tool used by the students seeking to share information. It was also concluded that the age variable didnt have significant result to any of the assessed motivational factors in thesharing of information. Another observed result was that the level of familiarity among the respondent students and the others with whom there was information exchange has influenced the respondents perception and behavior related to the possibility of new relationships among the same. Moreover, the results showed that the strength ofrelationships impacted positively in the respondents perception on possibility of new relationships. It was also found that the respondents sharing behavior based on the strength of the relationships was favorable to the donation motivational factor, because they feel wellin helping the others and they also feel helpful by carrying out the information exchange. Both the familiarity level and the strength of the relationships were constituent criteria of the bond variable measurement used in the research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoFerramentas colaborativasonlineWeb 20Pós-graduação stricto sensuCCompartilhamento da informaçãoCompartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdfapplication/pdf948586https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLKH6/1/disserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdfd1156b6e52471416a756059c000617e6MD51TEXTdisserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdf.txtdisserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain248908https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLKH6/2/disserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdf.txte48f77606861902a3df9c411b1807463MD521843/ECID-8XLKH62019-11-14 13:48:54.738oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8XLKH6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:48:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
title Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
spellingShingle Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
Luciana Mara Freitas Diniz
Ferramentas colaborativas
online
Web 20
Pós-graduação stricto sensu
CCompartilhamento da informação
Ciência da informação
title_short Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
title_full Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
title_fullStr Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
title_full_unstemmed Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
title_sort Compartilhamento de informações acadêmicas via internet entre estudantes de pós-graduação
author Luciana Mara Freitas Diniz
author_facet Luciana Mara Freitas Diniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello Peixoto Bax
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Márcia Gorett Ribeiro Grossi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Renata Maria Abrantes Baracho Porto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodrigo Baroni de Carvalho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Márcia Gorett Ribeiro Grossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Mara Freitas Diniz
contributor_str_mv Marcello Peixoto Bax
Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Ricardo Rodrigues Barbosa
Rodrigo Baroni de Carvalho
Márcia Gorett Ribeiro Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas colaborativas
online
Web 20
Pós-graduação stricto sensu
CCompartilhamento da informação
topic Ferramentas colaborativas
online
Web 20
Pós-graduação stricto sensu
CCompartilhamento da informação
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
description O objetivo desta pesquisa foi verificar características do processo de compartilhamento da informação entre mestrandos e doutorados. Interessou-se aqui, entretanto, exclusivamente pelo compartilhamento como fenômeno que se dava por interações realizadas com o uso deferramentas colaborativas online. O público analisado foi formado por alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais. Portanto, a fim de explorar os aspectos que afetam o compartilhamento de informações neste contexto acadêmico online, procurou-se estabelecer relações entre duas variáveis (idade e vínculo social) e entre três categorias motivacionais de compartilhamento de informações (reciprocidade, doação e relacionamento). Por meio de um levantamento ou survey, o processo de coleta dos dados foi realizado através de questionários impressos. Os questionários foram respondidos por 369 alunos matriculados em 42 cursos de pósgraduação stricto sensu da referida universidade. Os dados e os resultados foram obtidos estatisticamente, através do teste Kruskal-Wallis e do teste de correlação de postos de Spearman, a fim de investigar possíveis associações entre as variáveis e as categorias de análise pré-estabelecidas. Como um dos resultados da pesquisa, verificou-se que o email é a principal ferramenta utilizada pelos alunos visando compartilhamento de informações. Concluiu-se também que a variável idade não teve resultado significativo para nenhum dosfatores motivadores avaliados no compartilhamento de informações. Outro resultado observado foi que o nível de convivência entre os alunos respondentes e os demais com os quais houve troca de informações influenciou a percepção e o comportamento dos respondentes no que diz respeito à possibilidade de novos relacionamentos entre osmesmos. Além disso, os resultados mostraram que a força das relações existentes impactou positivamente na percepção dos respondentes sobre possibilidade de novos relacionamentos. Verificou-se ainda, que o comportamento de compartilhamento dosrespondentes com base na força das relações foi favorável ao fator motivador doação, pois se sentiam bem em ajudar os demais e também se sentiam úteis realizando a troca de informações. Tanto o nível de convivência quanto a força das relações foram critériosconstituintes da mensuração da variável vínculo utilizada na pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T15:08:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T15:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLKH6
url http://hdl.handle.net/1843/ECID-8XLKH6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLKH6/1/disserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8XLKH6/2/disserta__o_luciana_mara_freitas_diniz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1156b6e52471416a756059c000617e6
e48f77606861902a3df9c411b1807463
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589511994671104