Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_622377c01ed36e0c473885672eab0390
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73BHGR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Evandro Jose Lemos da CunhaJose Americo RibeiroLucia Gouvea PimentelMariana Ribeiro da Silva Tavares2019-08-12T13:20:55Z2019-08-12T13:20:55Z2006-11-28http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BHGREste trabalho procurou estabelecer um diálogo entre as reflexões de três cineastas brasileiros -Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalho -sobre o processo de criação em documentário; identificar pontos em comum e divergências entre os diretores, que possibilitassem a compreensão do que seja o documentário hoje, suas tendências e sua função; analisar os procedimentos de criação e de elementos estilísticos de filmes realizados pelos três cineastas; investigar as condições que propiciaram aos documentaristas rever a relação com os objetos tratados em seus filmes, questionando as convenções desenvolvidas ao longo do século XX e tornando o documentário um laboratório de experiências estéticas e de conteúdo. Palavras-chave: Documentário. Filme. Helena Solberg. Eduardo Coutinho. Walter Carvalho.This work objectived to set up a dialogue among the reflexions os three brazilian movie makers Helena Solberg, Eduardo Coutinho and Walter Carvalho concerning the creation process in documentary making; to identify what they have in common and in what they diverge so that it makes possible for us to understand what is a documentary nowadays, its tendencies and its function; to analyse the creation procedures and the stylistic elements of some films made by the three movie makers mentioned above; to investigate the conditions which made it possible for the directors to review the relationship among the subjects treated in their films, questioning the conventions which have being developed throughout the twentieth century and turning the documentary into a laboratory of esthetics and content.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSolberg, HelenaDocumentário (Cinema) História e crítica BrasilDiretores e produtores de cinema BrasilCarvalho, Walter, 1947-Coutinho, Eduardo, 1933-Criação (Literária, artística, etc) no cinemaWalterartísticaEduardoSolbergetc) no Cinema1947-4 Documentário (Cinema) História e críticaBrasilDiretores e produtores de Cinema BrasileiroHelena Coutinho1933-3CarvalhoPoesia e reflexividade na produção de três documentaristas brasileiros contemporâneos: Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1410417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BHGR/1/disserta__o.pdf1a89c776af361cc1f07f7a9d21b98318MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain214282https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BHGR/2/disserta__o.pdf.txted8b26b467447f2fe5863b55f775764dMD521843/VPQZ-73BHGR2019-11-14 17:57:36.423oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73BHGRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:57:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547926192914432