A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zahira Souki Cordeiro
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
Resumo: Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.
id UFMG_63188f57471754da18f37b9e505e34fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PBH8W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Eugenia Dias de OliveiraCarlos Antonio Leite BrandaoRodrigo Antonio de Paiva DuarteZahira Souki Cordeiro2019-08-12T10:49:41Z2019-08-12T10:49:41Z1992-03-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8WLer a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBenjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretaçãoTeatro alemão História e críticaFilosofiaSimbolismo na literaturaFilosofiaA alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barrocoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_zahirasoukicordeiro.pdfapplication/pdf16113339https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/1/dissertacao_zahirasoukicordeiro.pdfc6c8917d694eb9af4fd20bd027bc2812MD51dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdfapplication/pdf206072https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/2/dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf904df5a939bf5ceeb72ac3ec154edfcaMD52TEXTdissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf.txtdissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain248185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/3/dissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf.txte8955110225f1693d591de76a4c0e233MD53dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf.txtdissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf.txtExtracted texttext/plain3185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/4/dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf.txt1c17d8b808230cb04cfd5d912181a3f0MD541843/BUOS-9PBH8W2019-11-14 17:35:53.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PBH8WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
title A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
spellingShingle A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
Zahira Souki Cordeiro
Filosofia
Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
title_short A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
title_full A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
title_fullStr A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
title_full_unstemmed A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
title_sort A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco
author Zahira Souki Cordeiro
author_facet Zahira Souki Cordeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Eugenia Dias de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Antonio Leite Brandao
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Zahira Souki Cordeiro
contributor_str_mv Maria Eugenia Dias de Oliveira
Carlos Antonio Leite Brandao
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
topic Filosofia
Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Teatro alemão História e crítica
Filosofia
Simbolismo na literatura
description Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T10:49:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T10:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PBH8W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/1/dissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/2/dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/3/dissertacao_zahirasoukicordeiro.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PBH8W/4/dissertacao_zahirasoukicordeiro_8e54.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6c8917d694eb9af4fd20bd027bc2812
904df5a939bf5ceeb72ac3ec154edfca
e8955110225f1693d591de76a4c0e233
1c17d8b808230cb04cfd5d912181a3f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676988769894400