Lazer e tecnologias da informação e comunicação (TICs): desafios para pensar a animação cultural na rede um estudo da comunidade Estudiolivre.org

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana de Alencar Viana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24FEN
Resumo: Esta dissertação descreve e analisa a comunidade virtual EstudioLivre.org com o intuito de coletar elementos para a construção de parâmetros de intervenção para a animação cultural na rede. Reconhecendo a internet como um espaço de formação, expressão e lazer, a apropriação tecnocultural parece carecer de mais discussão sobre a questão da mediação. Nem sempre é claro que o ciberespaço é permeado por forças antagônicas. Tornar essas relações claras e contribuir para maior liberdade de escolha para seus usuários é uma preocupação que os animadores podem e devem ter. Quando falamos de estratégias de mediação, inevitavelmente, pensamos no papel político desempenhado pelos atores sociais. Perceber os usos que as pessoas fazem da tecnologia significa repensarmos aparatos metodológicos que a abertura desse novo campo de investigação traz à produção do conhecimento. Este estudo busca reconhecer as novas tecnologias da comunicação e da informação, especialmente a internet, como um produto da cultura. Dessa forma, quais questões a nova lógica de produção no ciberespaço aponta para (re)pensarmos a Animação Cultural? Como o Estúdio Livre pensa suas estratégias de mediação e como essas ajudam a pensar em intervenções na rede? Investigar os diversos interesses que permeiam o ambiente virtual significa abrir espaço para novas reflexões acerca do lazer e das novas tecnologias, assim como a formação e atuação profissional para uma sociedade cada vez mais conectada. Certa de que a constituição de comunidades no ciberespaço é uma das formas de organização das práticas de lazer na rede, parece fundamental melhor compreendermos essa nova organização, inclusive para pensar um possível papel do animador cultural nesse contexto. As estratégias metodológicas utilizadas para a coleta dos dados foram a etnografia virtual, por meio da observação participante e análise dos artefatos do EstudioLivre.org acervo, blog, fórum, lista de discussão e wiki no período de 24 de agosto a 2 de outubro; aplicação de questionário para obter dados sobre os membros e posterior análise de conteúdo por tratamento informático pelo Atlas TI software de análise qualitativa de dados. As categorias de análise foram permanência/engajamento; pertencimento; relações sociais; interações e valores. Percebeu-se que o engajamento voluntário na comunidade está ancorado em outro parâmetro ético-estético de relação, no qual salienta um tipo de prática social no tempo livre que remete a uma compreensão do lazer que se assenta em outras bases, diferente daquela exclusivamente marcada pelo consumo e entretenimento. A nova lógica de produção sugere modelos alternativos para a produção e circulação da cultura, inspirado no conceito e ferramenta do software livre, fornecendo estratégias de mediação frente às opções de lazer mais abrangentes. A mediação das dinâmicas virtuais deve contribuir para esclarecer fins e objetivos, ajudar a objetivar valores que facilitem o desenvolvimento de distintas linguagens e que ajude a criação e a tomada de consciência crítica das identidades comunitárias. Ao aproximar-se de uma possível práxis tecnológica, o trabalho parece tornar claros elementos concretos para a construção de parâmetros de intervenção para o animador na rede.
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Perceber os usos que as pessoas fazem da tecnologia significa repensarmos aparatos metodológicos que a abertura desse novo campo de investigação traz à produção do conhecimento. Este estudo busca reconhecer as novas tecnologias da comunicação e da informação, especialmente a internet, como um produto da cultura. Dessa forma, quais questões a nova lógica de produção no ciberespaço aponta para (re)pensarmos a Animação Cultural? Como o Estúdio Livre pensa suas estratégias de mediação e como essas ajudam a pensar em intervenções na rede? Investigar os diversos interesses que permeiam o ambiente virtual significa abrir espaço para novas reflexões acerca do lazer e das novas tecnologias, assim como a formação e atuação profissional para uma sociedade cada vez mais conectada. Certa de que a constituição de comunidades no ciberespaço é uma das formas de organização das práticas de lazer na rede, parece fundamental melhor compreendermos essa nova organização, inclusive para pensar um possível papel do animador cultural nesse contexto. As estratégias metodológicas utilizadas para a coleta dos dados foram a etnografia virtual, por meio da observação participante e análise dos artefatos do EstudioLivre.org acervo, blog, fórum, lista de discussão e wiki no período de 24 de agosto a 2 de outubro; aplicação de questionário para obter dados sobre os membros e posterior análise de conteúdo por tratamento informático pelo Atlas TI software de análise qualitativa de dados. As categorias de análise foram permanência/engajamento; pertencimento; relações sociais; interações e valores. Percebeu-se que o engajamento voluntário na comunidade está ancorado em outro parâmetro ético-estético de relação, no qual salienta um tipo de prática social no tempo livre que remete a uma compreensão do lazer que se assenta em outras bases, diferente daquela exclusivamente marcada pelo consumo e entretenimento. A nova lógica de produção sugere modelos alternativos para a produção e circulação da cultura, inspirado no conceito e ferramenta do software livre, fornecendo estratégias de mediação frente às opções de lazer mais abrangentes. A mediação das dinâmicas virtuais deve contribuir para esclarecer fins e objetivos, ajudar a objetivar valores que facilitem o desenvolvimento de distintas linguagens e que ajude a criação e a tomada de consciência crítica das identidades comunitárias. Ao aproximar-se de uma possível práxis tecnológica, o trabalho parece tornar claros elementos concretos para a construção de parâmetros de intervenção para o animador na rede.This dissertation describes and analyses the virtual community EstudioLivre.org, aiming at collecting elements to build intervention parameters to cultural animation on the Web. Recognizing Internet as an education, expression and leisure space, the techno-cultural approach seems to have a lack of discussion on the mediation question. It is not always clear that the cyberspace is full of antagonist forces. Turning theses relation into clear relations and contributing to a greater freedom of choice for its users is a concern that the animators shall mandatorily have. When one talks about mediation strategies, it is unavoidable thinking about the political role played by the social actors. To perceive the form in which people use technology means re-think methods brought in by this new investigation field for knowledge production. This study has as object to recognize new technologies of communication and information, especially the Internet, as a cultural product. In such way, which questions shall be raised by the new production logic at the cyberspace in order to our (re-)thinking of Cultural Animation? How Estúdio Livre thinks its strategies of mediation and how they help creating Internet interventions? To investigate several interests permeating the virtual environment means to give opportunities for new reflections about leisure and new technologies, as well as the formation and professional acting to an each time more connected society. Based on the assurance that the creation of communities at the cyberspace is a way to organize leisure practices in the Internet, it seems crucial to understand better this new organization, including a way to think the possible role of the cultural animator within this context. The method strategies used to collect data were constituted of virtual ethnography by means of participant observation and analyze of the items of EstudioLivre.org collection, blog, forum and wiki in the period from August 24 to October 2; questionnaire to track user profiles and further analyze of contents through the computer treatment in Atlas TI qualitative data analysis software. The analyze categories were permanence/participation; belonging; social relations; interactions and values. It was realized that the voluntary participation in the community is linked to other ethical-aesthetic parameter of relationship, which highlights a kind of social practice during the free time which refers to an understanding of leisure based on other foundations, differing from that exclusively pointed by the consumption and entertainment. The new production logic suggests alternative models to production and circulation of culture, inspired in free software concept and tools, providing for strategies of mediation against more comprehensive leisure options. The mediation of virtual activities shall contribute to clarify purposes and objectives, help to define values easing the development of different languages, creation and critical awareness of community identities. Approaching a possible technological practice, this paper seems to make clearer concrete elements to construction of intervention parameters to the Internet animator.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInternet (Redes de computação)Comunicação e tecnologiaLazerTecnologiaMediaçãoAnimação CulturalComunicaçãoLazerLazer e tecnologias da informação e comunicação (TICs): desafios para pensar a animação cultural na rede um estudo da comunidade Estudiolivre.orginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_de_alencar_viana.pdfapplication/pdf693705https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24FEN/1/juliana_de_alencar_viana.pdf43d0567257741c8bdbe931bf6871a0c2MD51TEXTjuliana_de_alencar_viana.pdf.txtjuliana_de_alencar_viana.pdf.txtExtracted texttext/plain305769https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24FEN/2/juliana_de_alencar_viana.pdf.txt286e36b380bd1e99f51b427a16e71b59MD521843/BUOS-B24FEN2019-11-14 11:39:56.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24FENRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:39:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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