O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme da Silva Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marcelo Giordan
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/73649
Resumo: This paper investigates the use of science communication in formal education settings, specifically situations that can be understood as the appropriation of other people's speech by the free indirect speech. We present an analysis of a classroom situation developed by a science teacher of the last grade at elementary school, which composes a didactic sequence about: Macro and Microcosm; applied in the city of Piracicaba – SP. The analysis was based on the contributions of Bakhtin’s Circle, which provides input to understand the verbal interaction. The results show that the appropriation of the discourse mentioned above is not consolidated only through the concepts that are present without content of the science communication, but by the compositional structure produced by Speaker. Thus, the teacher appropriates a particular speech structure for an argumentative model in the classroom.
id UFMG_6470424b1084f8a6893b5c04df983708
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/73649
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livreThe use of science communication in formal education situations: the free indirect speechDivulgação científicaSala de aulaSequências didáticasThis paper investigates the use of science communication in formal education settings, specifically situations that can be understood as the appropriation of other people's speech by the free indirect speech. We present an analysis of a classroom situation developed by a science teacher of the last grade at elementary school, which composes a didactic sequence about: Macro and Microcosm; applied in the city of Piracicaba – SP. The analysis was based on the contributions of Bakhtin’s Circle, which provides input to understand the verbal interaction. The results show that the appropriation of the discourse mentioned above is not consolidated only through the concepts that are present without content of the science communication, but by the compositional structure produced by Speaker. Thus, the teacher appropriates a particular speech structure for an argumentative model in the classroom.Este trabalho investiga o uso da divulgação científica em situações formais de ensino, mais especificamente situações que podem ser compreendidas como apropriação do discurso alheio por meio do discurso indireto livre. Apresentamos a análise de uma situação de ensino desenvolvida por um professor de Ciência do 9º ano do ensino fundamental, que compôs uma sequência didática sobre o tema: Macro e Microcosmos; aplicada no município de Piracicaba em uma escola da rede estadual de ensino de São Paulo. A análise foi baseada nas contribuições do círculo de Bakhtin, que oferece aporte para compreender a interação verbal. Os resultados indicam que a apropriação do discurso citado não se consolida somente por meio dos conceitos que estão presentes no conteúdo do suporte de Divulgação Científica utilizada na sequencia didática, mas, sobretudo, pela estrutura composicional do enunciado produzido pelo professor, que se apropria de uma estrutura enunciativa particular para produzir um modelo argumentativo em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAUFMG2024-08-09T21:43:36Z2024-08-09T21:43:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf1809-5100http://hdl.handle.net/1843/73649porEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em CiênciasGuilherme da Silva LimaMarcelo Giordaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-09T21:43:37Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/73649Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-09T21:43:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
The use of science communication in formal education situations: the free indirect speech
title O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
spellingShingle O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
Guilherme da Silva Lima
Divulgação científica
Sala de aula
Sequências didáticas
title_short O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
title_full O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
title_fullStr O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
title_full_unstemmed O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
title_sort O uso da divulgação científica em situações formais de ensino: o discurso indireto livre
author Guilherme da Silva Lima
author_facet Guilherme da Silva Lima
Marcelo Giordan
author_role author
author2 Marcelo Giordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme da Silva Lima
Marcelo Giordan
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Sala de aula
Sequências didáticas
topic Divulgação científica
Sala de aula
Sequências didáticas
description This paper investigates the use of science communication in formal education settings, specifically situations that can be understood as the appropriation of other people's speech by the free indirect speech. We present an analysis of a classroom situation developed by a science teacher of the last grade at elementary school, which composes a didactic sequence about: Macro and Microcosm; applied in the city of Piracicaba – SP. The analysis was based on the contributions of Bakhtin’s Circle, which provides input to understand the verbal interaction. The results show that the appropriation of the discourse mentioned above is not consolidated only through the concepts that are present without content of the science communication, but by the compositional structure produced by Speaker. Thus, the teacher appropriates a particular speech structure for an argumentative model in the classroom.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-08-09T21:43:36Z
2024-08-09T21:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1809-5100
http://hdl.handle.net/1843/73649
identifier_str_mv 1809-5100
url http://hdl.handle.net/1843/73649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248125147480064