A metáfora e a formação de esquemas narrativos em textos escritos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heberth Paulo de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMAJ
Resumo: Neste trabalho, desenvolve-se uma abordagem da metáfora no escopo da cognição humana, utilizando os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva no âmbito das representações mentais e aplicando-os à descrição da articulação textual. Para alcançar esse intento, partiu-se de um estudo sobre as várias vertentes de abordagem da metáfora empreendidas ao longo dos séculos pela Linguística e pela Filosofia, para centrar-se em alguns postulados do final do século XX que a consideram como um recurso de facilitação do raciocínio, atravésdo qual conceitos mais complexos são elaborados na forma de conceitos mais simples. Considera-se também que a metáfora é um fenômeno presente em todos os níveis da comunicação, não se restringindo a algumas áreas e atividades do conhecimento humano.Baseando-se especialmente na Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1994), e na Teoria da Mesclagem Conceitual, de Fauconnier e Turner (1994), a pesquisa desenvolveuse sobre um corpus pequeno-médio formado por textos escritos em língua portuguesa, na modalidade de redações de processos seletivos para o ingresso de alunos ao ensino superior, descrevendo o papel que a metáfora exerce na articulação textual que vai além da elaboração de pequenas frases ou trechos. Com o suporte dos recursos eletrônicos do programa WordSmith Tools©, obteve-se uma sistematização de dados quantitativos para se proceder à pesquisa qualitativa, a partir de onde foi possível alcançar os resultados apresentados nesta tese. Entre estes, destaca-se a constatação de que, subjacente à estruturação textual dos exemplares do nosso corpus, bem como em outros tipos textuais que também foram submetidos à análise, existe uma forma de organização de elementos típica do processo de narração, com a identificação de informações relacionadas a tempo, espaço e personagens, considerando-se a inter-relação do nível metafórico e do não metafórico. A partir dessa constatação, foi idealizado um modelo descritivo desse fenômeno, através do qual apresentamos o chamado DCN Domínio Cognitivo da Narrativa, no intuito de esclarecer esse processo, ensejando uma melhor compreensão de como funciona a mente humana no que se refere à utilização da metáfora na articulação de textos.
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Considera-se também que a metáfora é um fenômeno presente em todos os níveis da comunicação, não se restringindo a algumas áreas e atividades do conhecimento humano.Baseando-se especialmente na Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1994), e na Teoria da Mesclagem Conceitual, de Fauconnier e Turner (1994), a pesquisa desenvolveuse sobre um corpus pequeno-médio formado por textos escritos em língua portuguesa, na modalidade de redações de processos seletivos para o ingresso de alunos ao ensino superior, descrevendo o papel que a metáfora exerce na articulação textual que vai além da elaboração de pequenas frases ou trechos. Com o suporte dos recursos eletrônicos do programa WordSmith Tools©, obteve-se uma sistematização de dados quantitativos para se proceder à pesquisa qualitativa, a partir de onde foi possível alcançar os resultados apresentados nesta tese. Entre estes, destaca-se a constatação de que, subjacente à estruturação textual dos exemplares do nosso corpus, bem como em outros tipos textuais que também foram submetidos à análise, existe uma forma de organização de elementos típica do processo de narração, com a identificação de informações relacionadas a tempo, espaço e personagens, considerando-se a inter-relação do nível metafórico e do não metafórico. A partir dessa constatação, foi idealizado um modelo descritivo desse fenômeno, através do qual apresentamos o chamado DCN Domínio Cognitivo da Narrativa, no intuito de esclarecer esse processo, ensejando uma melhor compreensão de como funciona a mente humana no que se refere à utilização da metáfora na articulação de textos.In this work an approach to metaphor, in the scope of human cognition, is developed, taking into account theoretical assumptions of Cognitive Linguistics within the ambit of mental representations, and having them applied to a description of textual articulation. In order to achieve this goal, the research started from the study of different approaches tometaphor done by both Linguistics and Philosophy over the centuries, to focus on a few late twentieth-century postulates. Metaphor is thus assumed to be a resource used to facilitate reasoning by means of which more complex concepts are elaborated in terms of more simple ones. Metaphor is also considered as a phenomenon present in all levels ofcommunication, not being restricted to specific areas and activities of human knowledge.Based especially on both Mental Spaces Theory, by Fauconnier (1994), and on Conceptual Blending Theory, by Fauconnier and Turner (1994), the research was developed with the use of a small-medium-size corpus composed of higher education entrance examination compositions, written in Portuguese, describing the role not limited to the construction of small sentences or chunks of texts that metaphor plays in textual articulation. With the aid of the electronic tool WordSmith Tools© it was possible to obtain a systematization of quantitative data in order to proceed to the qualitative research, from where the results inthis thesis were made available. It thus becomes clear that, underlying the textual structuring of the samples of our corpus, as well as in other textual types that were also submitted to analysis, there is a pattern of organization considered as typical of the narrative process that includes the identification of information relating to time, space andcharacters, considering the interrelationship between metaphorical and nonmetaphorical levels. Starting from this, a descriptive model was idealized by means of which we introduce the so-called CDN Cognitive Domain of Narrative, with the objective of elucidating this process and introducing thus a better understanding of how the humanmind works, concerning the use of metaphor in textual articulation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa (Retórica)SemânticaLíngua portuguesa Português escritoRepresentação mentalProdução textualMetáforaConceitosCogniçãoLingüística textualGramática cognitivaSemântica CognitivaEspaços MentaisMesclagem conceitualMetáforaDomínio cognitvo da narrativaA metáfora e a formação de esquemas narrativos em textos escritos de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.pdfapplication/pdf2295479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMAJ/1/tese.pdf353200426d8a731994c354ab95967511MD51TEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain519258https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMAJ/2/tese.pdf.txt175bbb787c64cee1e52db220f1db489fMD521843/LETR-8TEMAJ2019-11-14 07:40:26.591oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8TEMAJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:40:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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