spelling |
Adriana Bogliolo Sirihal DuarteCarla Viana CoscarelliMarta Macedo Kerr PinheiroBernadete Santos CampelloGeorgea Fonseca de Choucair Ramos2019-08-09T20:11:28Z2019-08-09T20:11:28Z2010-12-01http://hdl.handle.net/1843/ECID-8CDJ9QO governo federal, em parceria com os estados e municípios, temdesenvolvido vários planos e projetos para a distribuição de computadores nas escolas públicas brasileiras, visando aproximar os professores e os alunos do universo da informática e promover a inclusão digital nas instituições de ensino. A inclusão digital, no entanto, não é uma simples questão que se resolve disponibilizando computadores e não significa apenas conexão física e acesso a um ou outro hardware ou software. Ela depende também da maneira como essa tecnologia vai atender às necessidades da sociedade de acesso à informação. A inclusão digital só ganha significado ao introduzir, no seu conceito, a habilidade de lidar com a imensidade de informações geradas pelos computadores. Este trabalho estudou o processo de uso dos laboratórios de informática nas escolas municipais de ensino fundamental de Belo Horizonte, com foco nos alunos do terceiro ciclo (13 a 16 anos). O ambiente tecnológico trouxe um grande desafio paraprofessores e alunos: como lidar com a grande e crescente quantidade disponível de informação? As instituições escolares e os professores estão repensando suas práticas de ensino e readequando os planos pedagógicos ao formato digital? O trabalho foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica e exploratória. No primeiro momento, foianalisado o conceito de inclusão digital. Fez-se ainda uma diferenciação entre planos, projetos e programas, já que muitos desses conceitos têm sido tratados como políticas. O segundo procedimento adotado foi uma pesquisa de campo e coleta de dados com diretores, professores, alunos e jovens aprendizes do ensino fundamental das escolasmunicipais. Com os dados obtidos, foi possível avaliar o processo de informatização nas escolas.The federal government, in partnership with states and municipalities, has developed various plans and projects for the distribution of computers in public schools in Brazil, aiming to bring teachers and students to the universe of information and promote digital inclusion in educational institutions. Digital inclusion, however, is not a simple issue that is solved by providing computers and means not only physicalconnection and access to either hardware or software. It also depends on how this technology wil meet the needs of society acess to information. Digital inclusion only gain meaning by introducing in its concept, the ability to cope with the immensity of information generated by computers. This study examined the process of using the computer labs of the basic education at the local schools in Belo Horizonte, focusing on the students of the third cycle (13-16 years). The technological environment has brought a great challenge for teachers and students: how to handle the large and growing amount of available information? Educational institutions and teachers are rethinking their teaching practices and upgrading the teaching plans to digital format? The work was done with the development of literature and exploratory searchs. At first, weinvestigated the concept of digital inclusion. We also made a comparison between plans, projects and programs, since many of these concepts have been treated as policies. The second procedure used was a field survey and data collection with schoolmasters, teachers, students and young learners of basic education in municipal schools. With the data obtained, it was possible to evaluate the process of computerization in schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInclusão digitalSistemas de escolas municipaisCiência da informaçãoTecnologia educacionalInclusão digitalInformática na educaçãoEscolas MunicipaisA inclusão digital nas salas de aula: avaliação da informatização nas escolas municipais de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_ge_rgea.pdfapplication/pdf2411631https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJ9Q/1/disserta_ao_ge_rgea.pdff0bd0d2b316ce0ddf134cb4500fbac51MD51TEXTdisserta_ao_ge_rgea.pdf.txtdisserta_ao_ge_rgea.pdf.txtExtracted texttext/plain183317https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8CDJ9Q/2/disserta_ao_ge_rgea.pdf.txtfd20a86c32b1aae33c0d6099febda7a3MD521843/ECID-8CDJ9Q2019-11-14 04:04:20.395oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8CDJ9QRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:04:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|