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Eduardo Jose Wense DiasRicardo Rodrigues BarbosaIsis PaimAlcenir Soares dos ReisAna Lucia Neves Pimenta2019-08-10T21:46:34Z2019-08-10T21:46:34Z1993-06-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-933FUCA presente pesquisa caracteriza-se por ser do tipo survey, de caráter exploratório-descritivo, com enfoque no conteúdo do trabalho gerencial. Especificamente, tem como problema central a indagação de quais seriam os fatores de desempenho gerencial dos administradores de centros/sistemas de informação. Esses fatores dizem respeito aos requisitos que promovem a atuação eficaz do gerente em seu papel organizacional. Referem-se, no seu conjunto, aos requisitos em termos de conhecimentos indispensáveis à compreensão do trabalho gerencial, às habilidades diretamente relacionadas com o desempenho e as atitudes condizentes com o papel organizacional. Para realização da pesquisa, este estudo baseou-se em duas fontes principais: a primeira consistiu na busca, na literatura especializada, da concepção que os autores têm sobre o desempenho gerencial; e a segunda consistiu na investigação das concepções dos próprios ocupantes da posição de gerente de centros/sistemas de informação acerca de seu desempenho nas organizações. Em relação ao desempenho gerencial analisaram-se os seguintes aspectos: a relevância atribuída aos papéis gerenciais e o preparo dos gerentes para desempenhá-los; os requisitos necessários em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes; barreiras e desafios ao desempenho. Levou-se em consideração a formação acadêmica do gerente (bibliotecário e não-bibliotecário) bem como o tipo de organização onde atua (pública, privada e de economia mista). Quanto ao desempenho gerencial, concluiu-se que há uma relação positiva entre a relevância atribuída aos papéis gerenciais e o preparo dos gerentes para desempenhá-los. Os fatores de desempenho, caracterizam-se por conhecimentos voltados para o ambiente interno da organização, habilidades que dizem respeito à capacidade de receber, processar, transmitir e usar informações e atitudes que propiciam e facilitam a introdução de mudanças nos centros/sistemas de informação. Os fatores de desempenho, as barreiras e os desafios apontados com relação ao desempenho gerencial, praticamente, foram os mesmos para os dois tipos de gerentes e não diferenciam em função do tipo de organização em que estes atuam.This exploratorydescriptive survey emphasizes the contents of managerial work. It specifically investigates, as a main issue, which are the performance factors of managers in information centers and systems, that is, requirements for a manager effective performance in his organizational role. They include, as whole, requirements in terms of knowledge needed for the understanding of managerial work, skills directly related to the performance, and attitudes appropriate to the organizational role. This study was based upon two main procedures: the first was as search, through specialized literature, for authors concept of managerial performance; and the second, a survey on the very managers concepts, as heads of information centers and systems, about own performance. Concerning managerial performance, the following aspects were analysed: relevance attributed to managerial roles and managers ability to perform them; requirements in terms of needed knowledge, skills and attitudes; and barriers and challenges to performance. The study considered the mangers academic background (be they librarians or not), as well as the kind of organization at which they work (public, private and mixed enterprises). Concerning managerial performance, the study revealed that there is a positive correlation between relevance attributed to roles and the managers ability to perform them. Performance factors are perceived to be related to the following aspects: knowledge about the organizational internal environment, skills concerning the capacity of receiving, processing, transmitting and utilizing information, and attitudes that allow and propitiate changes in information centers and systems. Performance factors, barriers and challenges, identified by theis study in relation to managerial performance, are practically the same for both kinds of managers and for all types of organization at which they work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDesenvolvimento gerencialGerência Serviços de informaçãoGerenciamento da informaçãoCiência da InformaçãoFatores de desempenho gerencial de administradores de centros/sistemas de informação: subsídios ao processo de capacitação gerencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_analucianevespimenta.pdfapplication/pdf94209862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933FUC/1/dissertacao_analucianevespimenta.pdf1f645afde4f26b827932172fadae78edMD51TEXTdissertacao_analucianevespimenta.pdf.txtdissertacao_analucianevespimenta.pdf.txtExtracted texttext/plain151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-933FUC/2/dissertacao_analucianevespimenta.pdf.txte006cbde3c78a1ef371658d91208f20fMD521843/BUOS-933FUC2019-11-14 08:54:39.729oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-933FUCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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