Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JYU |
Resumo: | Um currículo é um artefato cultural em que está em jogo e que põe em jogo a vida de muitos de nós, um espaço de territorializações e desterritorializações. Ainda que sobre um currículo pese imagens de pensamento e palavras de ordem como hierarquização, disciplinamento, julgamento, classificação, avaliação, regulação, a potência de uma vida também está em jogo nos espaços e nos tempos de um currículo. O que pode, então, um currículo? Que potência pode ser agenciada e maquinada em currículo para criar em uma vida uma centelha de luz e fazê-la embarcar em uma linha de fuga? Podemos somar, fazer encontrar, conjungar outros elementos e imagens roubados de alhures para mobilizar, fazer estranhar e movimentar as imagens de pensamento dadas a um currículo? O que podemos somar a um currículo? E sesomássemos um currículo com Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade? O que pode, então, um currículo + Artaud + Teatro? Esta dissertação parte dessa inquietação para se chegar a um currículo com Antonin Artaud e o Teatro e para compor um currículo-teatro. Utiliza, para isso, inspirações retiradas da filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e de uma cartografia esquizoanalítica dos escritos de Antonin Artaud. O argumento, aqui, desenvolvido é de que existem potencialidades e virtualidades imbricadas na composição currículo-teatro, quando sua maquinação é instaurada a partirdos escritos de Antonin Artaud e com as implicações do seu pensamento teatral. Em seu exercício de fabulação, essa dissertação lança mão de um personagem conceitual, Ery, um viajante nômade, que por meio de cartas, me acompanha e me auxilia nas tramas, embates, formulações aqui travados para experimentar expor virtualizações e atualizações que Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade podem proporcionar a um currículo. Para uma composição entre currículo e teatro, seguimos Ery no mapeamento das linhas e imagens de pensamento da relação entre currículo e teatro e no seu lançamento no meio da escrita vertiginosa de Antonin Artaud a fim de encontrar as potências e devires que rondam o Teatro da Crueldade para um currículo-teatro. A própria crueldade deixa de lado o julgamento moral-teológico e ganha um estatuto ético em um currículo, envolvida tanto com a fabricação de formas de vida e com a virtualização da existência. Eis algumas indicações para se pensar a possibilidade de uma ética da crueldade curricular. Formas que materializam outras imagens de pensamento do corpo de um currículo e dos corpos que um currículo maquina e nesse movimento dá a ver os restos e os rastros de um corpo curricular. Currículo-teatro que enlouquece as formas subjetivas de vida que um currículo maquina para que possam abrir-se e manter-se conectadas com as forças do mundo e que faz enlouquecer um currículo. O teatro deixa, por fim, de se referir a uma forma estética ou a uma disciplina do conhecimento inserida nos currículos para torna-se o movimento das forças do pensamento e o tensionamento das relações de forças que um currículo sustenta. Eis a própria maquinação de um currículo-teatro: theatrum curriculum. O que um currículo-teatro quer é apenas fazer dascoisas e das palavras, das imagens e do mundo, da vida e do ser um exercício de metamorfose mágica e poética em um currículo. |
id |
UFMG_6552217bec0c6619c4fa9c275cca3dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-966JYU |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marlucy Alves ParaisoThiago Ranniery Moreira de Oliveira2019-08-13T07:37:52Z2019-08-13T07:37:52Z2012-04-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JYUUm currículo é um artefato cultural em que está em jogo e que põe em jogo a vida de muitos de nós, um espaço de territorializações e desterritorializações. Ainda que sobre um currículo pese imagens de pensamento e palavras de ordem como hierarquização, disciplinamento, julgamento, classificação, avaliação, regulação, a potência de uma vida também está em jogo nos espaços e nos tempos de um currículo. O que pode, então, um currículo? Que potência pode ser agenciada e maquinada em currículo para criar em uma vida uma centelha de luz e fazê-la embarcar em uma linha de fuga? Podemos somar, fazer encontrar, conjungar outros elementos e imagens roubados de alhures para mobilizar, fazer estranhar e movimentar as imagens de pensamento dadas a um currículo? O que podemos somar a um currículo? E sesomássemos um currículo com Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade? O que pode, então, um currículo + Artaud + Teatro? Esta dissertação parte dessa inquietação para se chegar a um currículo com Antonin Artaud e o Teatro e para compor um currículo-teatro. Utiliza, para isso, inspirações retiradas da filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e de uma cartografia esquizoanalítica dos escritos de Antonin Artaud. O argumento, aqui, desenvolvido é de que existem potencialidades e virtualidades imbricadas na composição currículo-teatro, quando sua maquinação é instaurada a partirdos escritos de Antonin Artaud e com as implicações do seu pensamento teatral. Em seu exercício de fabulação, essa dissertação lança mão de um personagem conceitual, Ery, um viajante nômade, que por meio de cartas, me acompanha e me auxilia nas tramas, embates, formulações aqui travados para experimentar expor virtualizações e atualizações que Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade podem proporcionar a um currículo. Para uma composição entre currículo e teatro, seguimos Ery no mapeamento das linhas e imagens de pensamento da relação entre currículo e teatro e no seu lançamento no meio da escrita vertiginosa de Antonin Artaud a fim de encontrar as potências e devires que rondam o Teatro da Crueldade para um currículo-teatro. A própria crueldade deixa de lado o julgamento moral-teológico e ganha um estatuto ético em um currículo, envolvida tanto com a fabricação de formas de vida e com a virtualização da existência. Eis algumas indicações para se pensar a possibilidade de uma ética da crueldade curricular. Formas que materializam outras imagens de pensamento do corpo de um currículo e dos corpos que um currículo maquina e nesse movimento dá a ver os restos e os rastros de um corpo curricular. Currículo-teatro que enlouquece as formas subjetivas de vida que um currículo maquina para que possam abrir-se e manter-se conectadas com as forças do mundo e que faz enlouquecer um currículo. O teatro deixa, por fim, de se referir a uma forma estética ou a uma disciplina do conhecimento inserida nos currículos para torna-se o movimento das forças do pensamento e o tensionamento das relações de forças que um currículo sustenta. Eis a própria maquinação de um currículo-teatro: theatrum curriculum. O que um currículo-teatro quer é apenas fazer dascoisas e das palavras, das imagens e do mundo, da vida e do ser um exercício de metamorfose mágica e poética em um currículo.A curriculum is a cultural artifact which puts the life of many of us at stake, and in which the space of territorialization and deterritorialization are at issue. Although images of thought and watchwords such as hierarchization, discipline, judgment, classification, evaluation, and regulation weight over a curriculum, the potency of a life is also at stake in the spaces and times of a curriculum. What can, therefore, a curriculum do? Which power can be brokered and machined to create a spark of light in a life and make it embark in a line of flight? Could we add, find, and conjugate other elements and images stolen from elsewhere to mobilize, surprise and move the thought images given to a curriculum? What can we add to a curriculum? And if we added a curriculum to Antonin Artaud and the Theater of Cruelty? Thus, what can a curriculum + Artaud + the Theater? This dissertation begins from this concern in orderto reach a curriculum with Antonin Artaud and the Theater, andto compose a theater-curriculum. For this matter, it utilizes inspirations taken from Gilles Deleuzes philosophy of the Difference, and from an schizoanalytic mapping of Antonin Artauds works. The argument here is that there are overlappingpotentialities and virtualities in the composition of the theater-curriculum, when its machining is established from the writings of Antonin Artaud, and with the implications of his thoughts on theater. In a fabling exercise, this dissertation makes use of a conceptual character, Ery, a nomadic traveler, who, through letters, follows me and helps me in plots, shock of ideas, and formulations here established, in order to try to expose virtualizations and updates that Antonin Artaud and the Theater of Cruelty can provide to a curriculum. For a composition between the curriculum and the theater,we follow Ery in the mapping of lines and thought images of the relationship between curriculum and theater, and in his submersion in the impetuous writings of Antonin Artaud, in order to find the powers and becomings that surround the Theater of Cruelty to a curriculum-theater. The very cruelty leaves aside the theological and moral judgment, and gains an ethical statute in a curriculum, involved not only with the fabrication of life forms, but also with the virtualization of existence: some points to think about the possibility of the ethics of the curriculum cruelty. Forms materialize other thought images of the body of a curriculum and of the bodies that a curriculum shapes, so thatfrom this movement, the remains and the traces of a body curriculum can be perceived. A theater-curriculum that maddens the subjective life forms that machines, so they can open and keep connected with the forces of the world thatmadden a curriculum. The theater ceases, finally, to refer to an aesthetic form or a subject of knowledge embedded in curriculums, to become the movement of forces of thought and the tensioning ofrelationships of forces that a curriculum supports. Here is the actual machining of a theater-curriculum: theatrum curriculum. What a theater-curriculum wants is to only make an exercise of magical metamorphosis and poetics in a curriculum through things and words, images and the world, life and being.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurriculos Teatro na educaçãoTeatro da crueldadeAntonin ArtaudVidaPotênciaCurrículoCurrículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdfapplication/pdf5084526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966JYU/1/disserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdff481e64dc9d9710a016b1ec7ac91f6aaMD51TEXTdisserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdf.txtdisserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdf.txtExtracted texttext/plain647269https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966JYU/2/disserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdf.txtbf6e6c853fbd99e24ff962cfaec28f1aMD521843/BUOS-966JYU2019-11-14 21:58:20.966oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-966JYURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:58:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
title |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
spellingShingle |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud Thiago Ranniery Moreira de Oliveira Teatro da crueldade Antonin Artaud Vida Potência Currículo Educação Curriculos Teatro na educação |
title_short |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
title_full |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
title_fullStr |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
title_full_unstemmed |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
title_sort |
Currículo-teatro: uma cartografia com Antonin Artaud |
author |
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira |
author_facet |
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marlucy Alves Paraiso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira |
contributor_str_mv |
Marlucy Alves Paraiso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro da crueldade Antonin Artaud Vida Potência Currículo |
topic |
Teatro da crueldade Antonin Artaud Vida Potência Currículo Educação Curriculos Teatro na educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Curriculos Teatro na educação |
description |
Um currículo é um artefato cultural em que está em jogo e que põe em jogo a vida de muitos de nós, um espaço de territorializações e desterritorializações. Ainda que sobre um currículo pese imagens de pensamento e palavras de ordem como hierarquização, disciplinamento, julgamento, classificação, avaliação, regulação, a potência de uma vida também está em jogo nos espaços e nos tempos de um currículo. O que pode, então, um currículo? Que potência pode ser agenciada e maquinada em currículo para criar em uma vida uma centelha de luz e fazê-la embarcar em uma linha de fuga? Podemos somar, fazer encontrar, conjungar outros elementos e imagens roubados de alhures para mobilizar, fazer estranhar e movimentar as imagens de pensamento dadas a um currículo? O que podemos somar a um currículo? E sesomássemos um currículo com Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade? O que pode, então, um currículo + Artaud + Teatro? Esta dissertação parte dessa inquietação para se chegar a um currículo com Antonin Artaud e o Teatro e para compor um currículo-teatro. Utiliza, para isso, inspirações retiradas da filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e de uma cartografia esquizoanalítica dos escritos de Antonin Artaud. O argumento, aqui, desenvolvido é de que existem potencialidades e virtualidades imbricadas na composição currículo-teatro, quando sua maquinação é instaurada a partirdos escritos de Antonin Artaud e com as implicações do seu pensamento teatral. Em seu exercício de fabulação, essa dissertação lança mão de um personagem conceitual, Ery, um viajante nômade, que por meio de cartas, me acompanha e me auxilia nas tramas, embates, formulações aqui travados para experimentar expor virtualizações e atualizações que Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade podem proporcionar a um currículo. Para uma composição entre currículo e teatro, seguimos Ery no mapeamento das linhas e imagens de pensamento da relação entre currículo e teatro e no seu lançamento no meio da escrita vertiginosa de Antonin Artaud a fim de encontrar as potências e devires que rondam o Teatro da Crueldade para um currículo-teatro. A própria crueldade deixa de lado o julgamento moral-teológico e ganha um estatuto ético em um currículo, envolvida tanto com a fabricação de formas de vida e com a virtualização da existência. Eis algumas indicações para se pensar a possibilidade de uma ética da crueldade curricular. Formas que materializam outras imagens de pensamento do corpo de um currículo e dos corpos que um currículo maquina e nesse movimento dá a ver os restos e os rastros de um corpo curricular. Currículo-teatro que enlouquece as formas subjetivas de vida que um currículo maquina para que possam abrir-se e manter-se conectadas com as forças do mundo e que faz enlouquecer um currículo. O teatro deixa, por fim, de se referir a uma forma estética ou a uma disciplina do conhecimento inserida nos currículos para torna-se o movimento das forças do pensamento e o tensionamento das relações de forças que um currículo sustenta. Eis a própria maquinação de um currículo-teatro: theatrum curriculum. O que um currículo-teatro quer é apenas fazer dascoisas e das palavras, das imagens e do mundo, da vida e do ser um exercício de metamorfose mágica e poética em um currículo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T07:37:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T07:37:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JYU |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966JYU |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966JYU/1/disserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966JYU/2/disserta__o_thiago_ranniery_curr_culo_teatro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f481e64dc9d9710a016b1ec7ac91f6aa bf6e6c853fbd99e24ff962cfaec28f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971329393098752 |