Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX |
Resumo: | Walter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista. |
id |
UFMG_65c17c0a70aa9b929b9f5e83d9318e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WLHPX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Menezes de AndradeHeitor Capuzzo FilhoJose Americo RibeiroMariana Mol Goncalves2019-08-09T22:33:57Z2019-08-09T22:33:57Z2007-12-04http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPXWalter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista.Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographicproduction is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released nine films. The director believes that the form and the technique always must serve the narrative: his formal choices always refer to the histories that he wants to tell. Salles films evidence the re-education ofthe view; the migration and the exile; the search for a second chance and, mainly, the transformation through affection. The director considers himself as a documentarist that directs fiction and, not by a chance, has a strong documentary component in all his films. This study brings the analysis of five fiction long movies directed by Salles (High art, Foreign land, Central Station, Midnight and Behind the Sun) and a collection of elements that typifies the director cinematographic work and identify his way (and his strategies) of telling histories. Indirectly, this study also describes a recent period of the Brazilian cinema (the Retomada),through the directors view that desires to tell histories that takes the real,contemporary, and seen from the inside, Brazil. Salles concerns with a humanist cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiretores e produtores de cinema BrasilSalles, Walter, 1956- Crítica e interpretaçãoCinema brasileiro História e críticado BrasildocumentáriosCentralWalter SallesPor um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdfapplication/pdf1595884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/1/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf00f20a1cc1343fb0be4b572d410af1c0MD51TEXTpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txtpor_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txtExtracted texttext/plain259553https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/2/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txt61b5f02c98d4466bdd3e975ee8994230MD521843/JSSS-7WLHPX2019-11-14 05:46:56.519oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WLHPXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:46:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
title |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
spellingShingle |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado Mariana Mol Goncalves do Brasil documentários Central Walter Salles Diretores e produtores de cinema Brasil Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação Cinema brasileiro História e crítica |
title_short |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
title_full |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
title_fullStr |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
title_full_unstemmed |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
title_sort |
Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles,de a grande arte até abril despedaçado |
author |
Mariana Mol Goncalves |
author_facet |
Mariana Mol Goncalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heitor Capuzzo Filho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jose Americo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Mol Goncalves |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade Heitor Capuzzo Filho Jose Americo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
do Brasil documentários Central Walter Salles |
topic |
do Brasil documentários Central Walter Salles Diretores e produtores de cinema Brasil Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação Cinema brasileiro História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Diretores e produtores de cinema Brasil Salles, Walter, 1956- Crítica e interpretação Cinema brasileiro História e crítica |
description |
Walter Salles é um dos diretores brasileiros cuja produção cinematográfica é regular e bem aceita tanto pelo público quanto pela crítica. Reconhecido nacional e internacionalmente, Salles já dirigiu documentários, entre curtas e longas-metragens, mas há pouco mais de uma década se dedica ao cinema de ficção até o ano de 2007 são nove obras. O diretor acredita que a forma e a técnica devem estar a serviço da narrativa: suas escolhas formais sempre dizem respeito às histórias que quer contar. Os filmes de Salles evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e,principalmente, a transformação pelo afeto. O cineasta se considera umdocumentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Este estudo traz a análise de cinco longasmetragens de ficção dirigidos por Salles (A grande arte, Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia e Abril despedaçado) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.Indiretamente, este estudo também retrata um período recente do cinema nacional (chamado de Retomada do Cinema Brasileiro), por meio do olhar de um cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T22:33:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T22:33:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WLHPX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/1/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WLHPX/2/por_um_cinema_humanista_mariana_m_l.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00f20a1cc1343fb0be4b572d410af1c0 61b5f02c98d4466bdd3e975ee8994230 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589370703249408 |