O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Ribeiro Miranda Cotta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APPJ9J
Resumo: Esta tese analisa as articulações estilísticas viabilizadas pelos filmes 'O casamento de Maria Braun' (1978), 'Lola' (1981) e 'O desespero de Veronika Voss' (1982), componentes da trilogia do Pós-Guerra de Rainer Werner Fassbinder. Ambientadas entre os anos 1940 e 1950 no território alemão repartido pelas Zonas de Ocupação ou na Alemanha da era Adenauer, tais obras agregam formas estéticas, narrativas e dramatúrgicas descortinadas nos limiares entre a harmonia e o descontrole, o arranjo e a desordem, a hierarquia e a entropia, a organização e a disjunção. Nesse sentido, o objetivo central do estudo é investigar a maneira como a convivência e o atrito entre polaridades estruturais tão distintas demarcam a mise-en-scène esquadrinhada pelo cineasta, impulsionando a configuração de um estilo cinematográfico dotado de potencialidades autorais. Para tanto, o referencial teórico é conduzido por conceitos pertencentes à história do cinema e ao cinema moderno, enquanto a metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa atravessada por critérios visuais, sonoros, dramáticos e lógico-narrativos da análise fílmica.
id UFMG_65ec9710a49a7db9a54b27a148b29676
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-APPJ9J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Roberto Pinto NazarioAna Lucia Menezes de AndradeRafael Conde de ResendeElcio Loureiro CornelsenJose Ricardo da Costa Miranda JuniorRoberto Ribeiro Miranda Cotta2019-08-09T22:22:36Z2019-08-09T22:22:36Z2016-11-21http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APPJ9JEsta tese analisa as articulações estilísticas viabilizadas pelos filmes 'O casamento de Maria Braun' (1978), 'Lola' (1981) e 'O desespero de Veronika Voss' (1982), componentes da trilogia do Pós-Guerra de Rainer Werner Fassbinder. Ambientadas entre os anos 1940 e 1950 no território alemão repartido pelas Zonas de Ocupação ou na Alemanha da era Adenauer, tais obras agregam formas estéticas, narrativas e dramatúrgicas descortinadas nos limiares entre a harmonia e o descontrole, o arranjo e a desordem, a hierarquia e a entropia, a organização e a disjunção. Nesse sentido, o objetivo central do estudo é investigar a maneira como a convivência e o atrito entre polaridades estruturais tão distintas demarcam a mise-en-scène esquadrinhada pelo cineasta, impulsionando a configuração de um estilo cinematográfico dotado de potencialidades autorais. Para tanto, o referencial teórico é conduzido por conceitos pertencentes à história do cinema e ao cinema moderno, enquanto a metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa atravessada por critérios visuais, sonoros, dramáticos e lógico-narrativos da análise fílmica.This thesis analyzes the stylistic joints designed by the films The marriage of Maria Braun (1978), Lola (1981) and Veronika Voss (1982), which form the Postwar Trilogy by Rainer Werner Fassbinder. Acclimated between the 1940s and 1950s in German territory distributed by Occupation Zones or in Adenauers Germany, these films add aesthetic, narratives and dramaturgical forms scanned on the threshold between harmony and spin, the arrangement and disorder, the hierarchy and entropy, the organization and breakpoints. In this sense, the main objective of this study is to investigate how the coexistence and friction between structural polarities so different are rooted in formalistic bases of these movies, acting intrinsically in building a particular cinematographic style. Thus, the theoretical framework is driven by concepts the history of cinema and modern cinema, while the methodology follows a qualitative approach crossed by visual, sound, dramatic and logical narrative criteria of film analysis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiretores e produtores de cinema AlemanhaFassbinder, Rainer Werner , 1946-Critica cinematograficaEsteticaCinemaFassbinderMise-en-scènePós-guerraEstéticaO pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_completa___roberto_cotta.pdfapplication/pdf5307539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APPJ9J/1/tese_completa___roberto_cotta.pdf1bd93a0091b50495b8a5190795b0d5ceMD51TEXTtese_completa___roberto_cotta.pdf.txttese_completa___roberto_cotta.pdf.txtExtracted texttext/plain344870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APPJ9J/2/tese_completa___roberto_cotta.pdf.txtf05e9738dca549b4c683fc93e1939441MD521843/EBAP-APPJ9J2019-11-14 03:51:43.291oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-APPJ9JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:51:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
title O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
spellingShingle O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
Roberto Ribeiro Miranda Cotta
Fassbinder
Mise-en-scène
Pós-guerra
Estética
Diretores e produtores de cinema Alemanha
Fassbinder, Rainer Werner , 1946-
Critica cinematografica
Estetica
Cinema
title_short O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
title_full O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
title_fullStr O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
title_full_unstemmed O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
title_sort O pós-guerra encenado por R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas
author Roberto Ribeiro Miranda Cotta
author_facet Roberto Ribeiro Miranda Cotta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rafael Conde de Resende
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jose Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Ribeiro Miranda Cotta
contributor_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
Ana Lucia Menezes de Andrade
Rafael Conde de Resende
Elcio Loureiro Cornelsen
Jose Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Fassbinder
Mise-en-scène
Pós-guerra
Estética
topic Fassbinder
Mise-en-scène
Pós-guerra
Estética
Diretores e produtores de cinema Alemanha
Fassbinder, Rainer Werner , 1946-
Critica cinematografica
Estetica
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Diretores e produtores de cinema Alemanha
Fassbinder, Rainer Werner , 1946-
Critica cinematografica
Estetica
Cinema
description Esta tese analisa as articulações estilísticas viabilizadas pelos filmes 'O casamento de Maria Braun' (1978), 'Lola' (1981) e 'O desespero de Veronika Voss' (1982), componentes da trilogia do Pós-Guerra de Rainer Werner Fassbinder. Ambientadas entre os anos 1940 e 1950 no território alemão repartido pelas Zonas de Ocupação ou na Alemanha da era Adenauer, tais obras agregam formas estéticas, narrativas e dramatúrgicas descortinadas nos limiares entre a harmonia e o descontrole, o arranjo e a desordem, a hierarquia e a entropia, a organização e a disjunção. Nesse sentido, o objetivo central do estudo é investigar a maneira como a convivência e o atrito entre polaridades estruturais tão distintas demarcam a mise-en-scène esquadrinhada pelo cineasta, impulsionando a configuração de um estilo cinematográfico dotado de potencialidades autorais. Para tanto, o referencial teórico é conduzido por conceitos pertencentes à história do cinema e ao cinema moderno, enquanto a metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa atravessada por critérios visuais, sonoros, dramáticos e lógico-narrativos da análise fílmica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T22:22:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T22:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APPJ9J
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APPJ9J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APPJ9J/1/tese_completa___roberto_cotta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APPJ9J/2/tese_completa___roberto_cotta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bd93a0091b50495b8a5190795b0d5ce
f05e9738dca549b4c683fc93e1939441
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589574420594688