Forma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8B2H5P |
Resumo: | Ancorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das ArtesPlásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade visual e a consciência corporal do artista cênico. Forma entendida, aqui, como a estrutura essencial e interna, de construção de espaço e de matéria a qual permite a ressonância dasubjetividade pensamentos e sensações de seu criador, na configuração espacial externa de seus limites. Tanto o processo de organização visual quanto o processo artístico abordados na pesquisa realizada baseiam-se na percepção visual e, assim, a análiseestrutural da teoria da Gestalt colabora no esclarecimento das relações psicofísicas entre percepção e forma. A síntese da transposição dos elementos constitutivos das formas artísticas Plástica e Cênica apóia-se conceitualmente na Teoria das Formas de WassilyKandinsky. Cria-se o termo Corpoforma para distinguir o processo de investigação dialogal entre tais aspectos artísticos no intuito de apontar caminhos, suscitar reflexões e gerar procedimentos acerca da compreensão e uso consciente do elemento forma, literalmente incorporado em um corpo cênico, permitindo a organicidade estrutural entre forma e conteúdos expressivos. |
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Antonio Barreto HildebrandoArnaldo Leite de AlvarengaLucia Gouvea PimentelErnani de Castro MalettaTania Mara Silva Meireles2019-08-10T00:14:17Z2019-08-10T00:14:17Z2010-05-12http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8B2H5PAncorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das ArtesPlásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade visual e a consciência corporal do artista cênico. Forma entendida, aqui, como a estrutura essencial e interna, de construção de espaço e de matéria a qual permite a ressonância dasubjetividade pensamentos e sensações de seu criador, na configuração espacial externa de seus limites. Tanto o processo de organização visual quanto o processo artístico abordados na pesquisa realizada baseiam-se na percepção visual e, assim, a análiseestrutural da teoria da Gestalt colabora no esclarecimento das relações psicofísicas entre percepção e forma. A síntese da transposição dos elementos constitutivos das formas artísticas Plástica e Cênica apóia-se conceitualmente na Teoria das Formas de WassilyKandinsky. Cria-se o termo Corpoforma para distinguir o processo de investigação dialogal entre tais aspectos artísticos no intuito de apontar caminhos, suscitar reflexões e gerar procedimentos acerca da compreensão e uso consciente do elemento forma, literalmente incorporado em um corpo cênico, permitindo a organicidade estrutural entre forma e conteúdos expressivos.This research aimed to investigate form as a possible element of developing the stage performers consciousness and visual sensitivity. Form should be understood here as the inner and essential structure to construct space and materials in which will reflect the artists subjective impression. His/Her way of shaping space will reveal his/her thoughtsand sensation. In this work, both artistic and visual processes are based on the principles of visual perception and the complex semiotics of a theatrical event. Thus, Gestalt theory will be used to elucidate the relationship between psychophysical perception and form. Besides, Ernani de Castro Malettas Polyphonic Performance Concept helps to explain and justify the presence of various voices in the making up of a theatrical phenomenon. Finally, Wassily Kandinskys Theory of Forms synthesizes those constituent elements of plastic and scenic arts. As a result of such analysis, a term is created, namely Corpoforma (bodilyformed). This not only helps distinguishing the dialogic artistic and theoretical aspects involved in such a discussion, but also encourage to reflection as well as to generate procedures that may lead to the understanding and a conscious use of form in the scenic body. It, consequently, will improve an organic organization involving form and expressive contents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPercepção da formaArtesComposição (Arte)Representação teatralExpressão corporal (Psicologia)Imagem corporalconteúdos expressivoscorpo cênicoformaForma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_t_nia_mara_silva_meireles.pdfapplication/pdf1890893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8B2H5P/1/disserta_ao_t_nia_mara_silva_meireles.pdfffd274a5c143b16a91b4d6707dc7e7c5MD51TEXTdisserta_ao_t_nia_mara_silva_meireles.pdf.txtdisserta_ao_t_nia_mara_silva_meireles.pdf.txtExtracted texttext/plain262032https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8B2H5P/2/disserta_ao_t_nia_mara_silva_meireles.pdf.txt5ae08b11d7e6cd0aeaca92255bf14feeMD521843/JSSS-8B2H5P2019-11-14 05:46:39.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8B2H5PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:46:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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