Esse boom é nosso?: discursos sobre transição capilar na publicidade de cosméticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33925 |
Resumo: | Esta pesquisa visa a investigação, em uma perspectiva comunicacional, do processo de transição capilar enquanto questão político-identitária de mulheres negras e sua relação com a publicidade de cosméticos capilares. O objetivo geral da pesquisa é compreender como se dá a aproximação entre o discurso publicitário da Seda, marca de cosméticos capilares pertencente ao grupo Unilever, e o discurso de autoaceitação defendido por youtubers crespas e cacheadas nas ações de divulgação dos produtos Seda Boom em 2017, observando quais valores e representações do feminino e da negritude emergem da interação entre as duas instâncias. Como principais procedimentos metodológicos, desenvolvemos a análise dos comerciais veiculados no YouTube da linha Seda Boom por meio de quadros descritivos e, em seguida, a análise comparativa dos elementos mais frequentes de cada comercial. Os resultados da pesquisa apontam para uma transformação significativa nos modos de se representar mulheres negras na publicidade de cosméticos capilares, indo da aversão à valorização dos cabelos crespos e cacheados. No entanto, observou-se também a permanência de valores e padrões estéticos regulatórios ainda rígidos para os corpos e cabelos dessas mulheres, que vão na contramão do discurso emancipatório defendido pelas youtubers escolhidas como embaixadoras da marca. |
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Laura Guimarães Corrêahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230240Y9Vera Regina Veiga FrançaÂngela Cristina Salgueiro MarquesPablo Moreno Fernandes Vianahttp://lattes.cnpq.br/4764888630667027Mayra Bernardes Medeiros de Carvalho2020-08-10T13:08:48Z2020-08-10T13:08:48Z2019-05-29http://hdl.handle.net/1843/33925Esta pesquisa visa a investigação, em uma perspectiva comunicacional, do processo de transição capilar enquanto questão político-identitária de mulheres negras e sua relação com a publicidade de cosméticos capilares. O objetivo geral da pesquisa é compreender como se dá a aproximação entre o discurso publicitário da Seda, marca de cosméticos capilares pertencente ao grupo Unilever, e o discurso de autoaceitação defendido por youtubers crespas e cacheadas nas ações de divulgação dos produtos Seda Boom em 2017, observando quais valores e representações do feminino e da negritude emergem da interação entre as duas instâncias. Como principais procedimentos metodológicos, desenvolvemos a análise dos comerciais veiculados no YouTube da linha Seda Boom por meio de quadros descritivos e, em seguida, a análise comparativa dos elementos mais frequentes de cada comercial. Os resultados da pesquisa apontam para uma transformação significativa nos modos de se representar mulheres negras na publicidade de cosméticos capilares, indo da aversão à valorização dos cabelos crespos e cacheados. No entanto, observou-se também a permanência de valores e padrões estéticos regulatórios ainda rígidos para os corpos e cabelos dessas mulheres, que vão na contramão do discurso emancipatório defendido pelas youtubers escolhidas como embaixadoras da marca.This research aims to investigate, in a communicational perspective, the natural hair journey as an identity politics for black women and its association with hair cosmetics advertising. The general purpose of the research is to understand how the intersections between Seda's – Unilever's hair cosmetics brand – advertising discourses and curly-haired youtubers self-acceptance discourses are settled, observing which values and representations of femininity arise in these interactions. As main methodological procedures, we developed the analysis of Seda Boom's YouTube ads through descriptive charts, followed by the identification of the values and portrayals found on each video's through the observation of the most frequent and meaningful elements of each advertisement. The results point to a significant transformation in the ways to portray black women in hair cosmetics ads, going from the aversion to the appreciation of curly and kinky hair. However, it was also noted that some values and regulatory aesthetic standards remain valid for black women, going against the emancipatory discourse defended by the youtubers elected as brand ambassadors.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres negrasPublicidade de cosméticosTransição capilarEsse boom é nosso?: discursos sobre transição capilar na publicidade de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2019 - DISSERTAÇÃO - MAYRA BERNARDES MEDEIROS DE CARVALHO.pdf2019 - DISSERTAÇÃO - MAYRA BERNARDES MEDEIROS DE CARVALHO.pdfapplication/pdf18184941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33925/1/2019%20-%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20MAYRA%20BERNARDES%20MEDEIROS%20DE%20CARVALHO.pdff321c75b5fa6e487aa3799fcfa34c2deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33925/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33925/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/339252020-08-10 10:08:48.069oai:repositorio.ufmg.br:1843/33925TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-08-10T13:08:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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