Análises de risco aplicadas a barragens de terra e enrocamento: estudo de caso de barragens da CEMIG GT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Vaz de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWH45
Resumo: Barragens são elementos críticos e essenciais em nossa infraestrutura e, diante dos acidentes ocorridos recentemente no país, existe uma forte demanda da sociedade em conhecer o risco imposto por essas estruturas. Prova disso é a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens, que potencializa a relevância do tema e fomenta a cultura de segurança de barragens e gestão de risco. Nesse contexto, as técnicas de análise de risco, largamente difundidas em outras áreas de conhecimento, são instrumentos importantes em uma abordagem premente de gestão orientada para o risco. Apresenta-se um panorama dos métodos de análise de risco disponíveis na literatura com emprego potencial em barragens, tais como os Índices de Risco, Diagramas de Localização, Causa e Indicadores de Falhas (LCI), Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) e Análises por Árvore de Eventos (ETA) e Árvore de Falhas (FTA). O presente trabalho tem como objetivo precípuo a aplicação dos métodos essencialmente de natureza qualitativa (Índices de Risco, LCI e FMEA), expondo suas vantagens e limitações e os utilizando para hierarquização de barragens, além de avaliação pormenorizada e sistêmica de estruturas identificadas como de maior risco. O estudo de caso é realizado em uma amostra de barragens de terra e enrocamento operada pela empresa Cemig Geração e Transmissão S.A. (Cemig GT), subsidiado por pesquisa documental, banco de dados de deteriorações e inspeções de campo. Em que pesem a variedade e a subjetividade dos métodos qualitativos, os resultados mostram que eles tendem a convergir quanto à análise das barragens com base no risco. A metodologia de aplicação evidencia a viabilidade de avaliação em fases, abrangendo a análise preliminar para portfólio de barragens, seguida pelas análises formais e individuais de risco para as estruturas mais críticas. Os resultados ratificam a aplicabilidade das técnicas de análise de risco, contribuindo para a consolidação dessa ferramenta no processo de avaliação de risco de barragens.
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Apresenta-se um panorama dos métodos de análise de risco disponíveis na literatura com emprego potencial em barragens, tais como os Índices de Risco, Diagramas de Localização, Causa e Indicadores de Falhas (LCI), Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) e Análises por Árvore de Eventos (ETA) e Árvore de Falhas (FTA). O presente trabalho tem como objetivo precípuo a aplicação dos métodos essencialmente de natureza qualitativa (Índices de Risco, LCI e FMEA), expondo suas vantagens e limitações e os utilizando para hierarquização de barragens, além de avaliação pormenorizada e sistêmica de estruturas identificadas como de maior risco. O estudo de caso é realizado em uma amostra de barragens de terra e enrocamento operada pela empresa Cemig Geração e Transmissão S.A. (Cemig GT), subsidiado por pesquisa documental, banco de dados de deteriorações e inspeções de campo. Em que pesem a variedade e a subjetividade dos métodos qualitativos, os resultados mostram que eles tendem a convergir quanto à análise das barragens com base no risco. A metodologia de aplicação evidencia a viabilidade de avaliação em fases, abrangendo a análise preliminar para portfólio de barragens, seguida pelas análises formais e individuais de risco para as estruturas mais críticas. Os resultados ratificam a aplicabilidade das técnicas de análise de risco, contribuindo para a consolidação dessa ferramenta no processo de avaliação de risco de barragens.Dams are critical and essential elements in our infrastructure and, due to the recent accidents in the country (Brazil), there is an increasing demand from society to meet the risk imposed by these structures. This is underlined by the creation of the Dam Safety National Policy which enhances the relevance of the topic and fosters a culture of dam safety and risk management. In this context, technical risk analysis, widely adopted in other areas of knowledge, are important tools in a pressing approach towards risk oriented management. An overview of the risk analysis methods available in the literature with potential use in dams is presented, such as Risk Indexes, Location, Cause, Indicator Diagrams (LCI), Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), Event Tree Analysis (ETA) and Fault Tree Analysis (FTA). The study aims to apply the methods essentially qualitative (Risk Indexes, LCI and FMEA), exposing their advantages and limitations and using them to rank a group of dams, as well as to perform detailed and systematic evaluation of structures identified as posing higher risk. The case study is performed on a group of earth and rockfill dams operated by the company Cemig Generation and Transmission S.A. (Cemig GT), supported by documentary research, deterioration database and field inspections. Despite the variety and subjectivity of qualitative methods, the results show that they tend to converge in terms of the risk-based classification of the dams. The implementation methodology indicates the feasibility of the evaluation in phases, including the preliminary portfolio risk analysis for the portfolio of dams, followed by formal and individual risk analysis for the most critical structures. The results confirm the applicability of the risk analysis techniques, thus contributing to the consolidation of this tool in the process of dam risk assessment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesMecânica do soloBarragens e açudes SegurançaAvaliação de riscos ambientaisAnálise de riscoMétodos de análise de riscoGestão de riscoAvaliação de riscoSegurança de barragensAnálises de risco aplicadas a barragens de terra e enrocamento: estudo de caso de barragens da CEMIG GTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_alexandrevazmelo_dissertacao.pdfapplication/pdf7086456https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWH45/1/geotecniatransportes_alexandrevazmelo_dissertacao.pdf05dfa5698d39c656fb3bb8d9dd068cbfMD51TEXTgeotecniatransportes_alexandrevazmelo_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_alexandrevazmelo_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain477514https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWH45/2/geotecniatransportes_alexandrevazmelo_dissertacao.pdf.txtcf298029f7700f0f5d0fcbf7238a7ab7MD521843/BUOS-9RWH452020-01-30 16:06:39.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RWH45Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:06:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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