spelling |
Maria Luiza Rodrigues da Costa NevesMaria Inez Melo de ToledoLuana Alves Moreira Duarte2019-08-09T22:02:25Z2019-08-09T22:02:25Z2016-12-16http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB6N2REste trabalho de caráter teórico apresenta a análise e reflexão acerca de uma proposta de sequência didática com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem de ensino de caráter investigativo. O objetivo foi discutir e aplicar uma sequência didática investigativa sobre Organismos Geneticamente Modificados para os estudantes do oitavo ano do ensino fundamental da educação básica. A proposta consta de um manual para os professores de ciências e outro para os estudantes. O manual dos professores contém os embasamentos curriculares e o passo-a-passo de como proceder para aplicar a sequência didática em suas aulas. O manual dos estudantes contém orientações para o envolvimento, ação e procedimento dos estudantes em cada momento da proposta. Posteriormente buscou-se analisar o entendimento do assunto quanto a: Ser um tema de relevância Científica, Tecnológica e Social, propiciar a problematização, o levantamento de hipóteses, a interpretação das novas informações e a comunicação dos resultados. Vale ressaltar a importância de inserir questões da atualidade. Concluímos com uma reflexão acerca das possibilidades de inovações curriculares para o desenvolvermos de atividades de ciências, tornando o aprendizado mais eficiente e prazeroso. Palavras-chave: Sequência Didática, Transgênicos, Ensino Investigativo, CTS.This paper is a theoretical material, which is discussed and based on references. It is a proposal of an investigative didactic sequence about transgenics elaborated to students from the eighth grade of elementary schools. This work contains a guidebook to science teachers and another to the students. The science teachers guidebook is based on the curricular guidelines and explains how to apply the didactic sequence in classrooms. The students guidebook describes what they need to do throughout the classes. Later, it is analyzed which features ought to be present in the didactic sequence in order to have Science, Technology, and Society approach. Among these features are: be a relevant theme to Science, Technology, and Society, problematize it, raise hypothesis, learn new information, interpret the new information, and discuss the results. All these features are identified in this paper. Key words: didactic sequence, transgenics, investigative teaching approach, Science, Technology, and Science approach.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlimentos geneticamente modificadosEnsino fundamentalCiências Estudo e ensinoEnsino InvestigativoTransgênicosCTSSequência DidáticaO ensino de organismos geneticamente modificados com caráter investigativo em um currículo cts para o ensino fundamental: isso é possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluana_duarte.pdfapplication/pdf326354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB6N2R/1/luana_duarte.pdfda7c8afc43cc7454b47f8878a85ddf61MD51TEXTluana_duarte.pdf.txtluana_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain59185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BB6N2R/2/luana_duarte.pdf.txt1efab91bdda5f3fc0d747d363fa2e6f7MD521843/MAVA-BB6N2R2019-11-14 08:45:50.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BB6N2RRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:45:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|