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Simone Maria Rochahttp://lattes.cnpq.br/6203136792640623Fábio López de la RocheIluska Maria da Silva CoutinhoReinaldo Maximiano PereiraRegiane Lucas de Oliveira Garcêshttp://lattes.cnpq.br/2941862102205071Gober Mauricio Gomez Llanos2020-05-11T12:07:21Z2020-05-11T12:07:21Z2019-05-02http://hdl.handle.net/1843/33397CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho realiza uma análise estilística sobre a visibilidade das vítimas do conflitoarmado colombiano no programa de televisão Contravíatv e pergunta se as estratégias de comunicabilidade adotadas por este programa condizem com um jornalismo independente em relação ao telejornalismo hegemônico. Para tal propósito, assumimos uma perspectiva da televisão como meio complexo, a partir do qual é possível compreender sua função como mediação da cultura política colombiana, caracterizada por um consenso de elites e no processo ambivalente de democratização do país, enquanto intensificava-se a guerra. Desse modo, a televisão, como mediação comunicativa, constitui esse lugar no qual adquirem forma e materialidade os modos conflituosos e contraditórios do país tanto ao formatar-se como nação quanto para entrar na modernidade. Pressupomos a compreensão da tecnologia televisiva dentro de formações sociais concretas articulada a processos históricos específicos assumindo, para tanto, a perspectiva defendida por Raymond Williams em Televisão – tecnologia eforma cultural (2016) e questionamos algumas abordagens essencialistas sobre a mídia alternativa. Esse percurso mostra-se relevante pois auxilia na compreensão dos arranjos da hegemonia política na primeira década do século XXI, período ao qual se dedica nossa análise. Estamos nos referindo ao regime de Seguridad democrática instaurado por Álvaro Uribe Vélez e o papel da mídia na legitimidade desse governo. É de suma importância entender tal contexto já que, desse modo, conseguimos caracterizar a cultura política hegemônica e as representações que este ofereceu sobre as vítimas. Por outro lado, nesta conjuntura, se insere diretamente nosso objeto empírico de estudo Contravíatv, cuja proposta argumenta a favor de um jornalismo independente, comprometido com a defesa dos direitos humanos e com a construção de uma memória, como mediações fundamentais na sua constituição.Considerando a televisão como meio complexo, nossa abordagem metodológica se debruça numa das dimensões mais negligenciadas nos estudos sobre a televisão, referida à formal-textual. Assim, investigamos nosso objeto de pesquisa, realizando uma análise audiovisual a partir da concepção do estilo televisivo proposto por Jeremy Butler. Suas contribuições metodológicas têm resultado fundamentais para reconhecer a especificidade do meio televisivo em termos estilísticos e considerá-lo lugar de análise para auscultar e problematizar os contextos históricos, sociais e culturais no qual o meio está inserido.Finalmente, nossa análise nos permite concluir como Contravíatv, apesar das críticas que possam ser endereçadas a sua concepção jornalística, contribui para narrar a guerra numa perspectiva independente, assim como promover representações alternativas das vítimas da guerra, trabalho possível pelas estratégias de comunicabilidade adotadas na sua produção e proposta narrativa.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessVítimasConflito armadoEstilo televisivoColômbiaAnálise estilística do programa de televisão Contravía TV sobre a visibilidade das vítimas do conflito armado colombianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese final com ficha cat..pdftese final com ficha cat..pdfapplication/pdf4459420https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33397/1/tese%20final%20com%20ficha%20cat..pdf7e5b549214a56aa5b9abe87bc2ee59d3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33397/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33397/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/333972020-05-13 13:05:08.197oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-05-13T16:05:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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