Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Helena Maria Tarchi CrivellariSilvana Prata CamargosFrancisco de Paula Antunes LimaAdriana Bogliolo Sirihal DuarteRicardo Rodrigues BarbosaMiriam Figueiredo Vieira da CunhaMarília Novais da Mata MachadoRosangela Maria de Almeida Camarano Leal2019-08-10T23:52:48Z2019-08-10T23:52:48Z2008-08-07http://hdl.handle.net/1843/ECID-7NRQ4PEste trabalho discute os limites da utilização unicamente das técnicas convencionais de entrevistas e questionário em estudo de usuários e em desenvolvimento de software. A tese aqui defendida é a de que o emprego dessas técnicas, utilizando unicamente a entrevista, oquestionário e a observação espontânea, não permite uma imersão no contexto onde são construídos os significados que os sujeitos atribuem às situações cotidianas. São essas significações traduzidas sob a forma de rotinas e de regras que permitem melhor compreensão das ações do sujeito. É necessário confrontar o que o usuário fala com as suas ações. Assim, relativamente a essa questão, é importante trazer para o campo de estudos de usuários, na Ciência da Informação, os instrumentos teóricos e metodológicos, como propõe a ergonomia por meio da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação, que têm sido úteis para a elucidação do conhecimento em sua dimensão tácita. A presente tese baseia-se em um estudo de caso sobre o desenvolvimento e uso de um software, módulo Lançamento de Horas. O estudo de caso mostrou as limitações do método de construção de software, empregados pelos projetistas, quando estes não levam em conta a participação dos usuários na concepção do software, que terá implicações negativas para a atividade de trabalho desses usuários. Mostra, também, a pertinência da aplicação da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação na identificação das dificuldades de utilização do software pelos usuários. O aspecto inovador do estudo de caso foi estudar um software desenvolvido não para usuários leigos, mas para usuários especialistas em informática. Assim, o estudo evidenciou que a identidade sociofuncional entre analistas/usuários-desenvolvedores permitiu identificar asrepresentações sociocognitivas comuns, que remetem aos preconceitos do cotidiano, ao senso comum como justificativa e racionalização dos problemas de usabilidade.This thesis paper discusses the limits of the use only of the conventional techniques of interviews and questionnaire on users study and in software development. The thesis hereof defended, is the one that the use of these techniques using only the interview, the questionnaire and the spontaneous observations, doesnt permit an immersion in the context where are built the meanings that the individuals attribute to everyday situations. Those are the meanings translated under the form of routines and rules that allow better understanding of the actions of the individual. Its necessary to confront what the user says with his actions.Thus, relatively to this question, it became necessary to bring to the field of study on users and to the field of information technology, the methodological and theoretical instruments as it has been proposed by the ergonomies through the analysis of the activity and theautoconfrontation interview, and that they have been useful for the elucidation of knowledge in its tacit dimension. The present thesis is based on a study of case on the development and use of a softwaremodule Launching of Hours. This study had as an objective to demonstrate the inappropriateness of the methodological procedures, used by the projectors when these projectors do not take into account the participation of the users on the software conception, which will have negative implications on the working activity of these users. To demonstrate, still, the pertinence of the application of the activity analysis and of the difficulties in using the software by the users. The novel aspect of this study of case was to study a software development not for laic users, but for experts on information technology users. Thus, the study showed clearly that the sociofunctional identity among annalists/users-developers allowed us to identify the common sociocognitive representations, which send us back to everyday prejudice, to common sense as justification and rationalization of problems related to usage.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstudo de usuáriosSoftware DesenvolvimentoCiência da informaçãoCognição situadaSaber tácitoEntrevistaEstudo de usuáriosAnálise da atividadede autoconfrotaçãoSaber socialContribuições da análise da atividade e da entrevista de autoconfrontação para os estudos de usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rosangela_maria_de_a._c._leal.pdfapplication/pdf1169085https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7NRQ4P/1/tese_rosangela_maria_de_a._c._leal.pdf5f7c9e53f2fe8f2601a958aa4c03dc92MD51TEXTtese_rosangela_maria_de_a._c._leal.pdf.txttese_rosangela_maria_de_a._c._leal.pdf.txtExtracted texttext/plain306824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7NRQ4P/2/tese_rosangela_maria_de_a._c._leal.pdf.txt2231cc2c37f97f99b450fe23b6fd0c70MD521843/ECID-7NRQ4P2019-11-14 05:51:48.143oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-7NRQ4PRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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