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Maria Flavia Carvalho GazzinelliVania de SouzaInês Barbosa de OliveiraSeverina Alice da Costa UchoaLuanna Kelen Godinho2019-08-11T14:56:31Z2019-08-11T14:56:31Z2011-12-16http://hdl.handle.net/1843/GCPA-8RJEFNIntrodução: A reorientação do modelo assistencial, a partir da Atenção Básica foiestabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), visando uma ruptura com o modelo assistencialcurativista. Na busca da construção de um novo paradigma da produção social da saúde,preconizou-se o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida daspessoas, tendo como principal dispositivo a educação em saúde. O MS preconiza odesenvolvimento da educação em saúde numa perspectiva dialógica, emancipadora,participativa e criativa, com vistas a contribuir para a promoção da autonomia dos usuários.Encontra-se na literatura estudos que valorizam a importância de processos educativosconforme propõe o MS. Observa-se, no entanto, que nestes estudos a ênfase recai sobre osresultados, secundarizando o processo. Decorre daí a necessidade no campo da educaçãoem saúde de dar maior visibilidade e inteligibilidade ao modo como às práticas vem sendodesenvolvidas, ou seja, ao modo como os princípios propostos pelo MS vêm sendo(re)significados e objetivados pelos profissionais de saúde no concreto. Objetivo: Analisaros métodos educacionais que fundamentam as práticas educativas desenvolvidas emgrupos nas unidades básicas de saúde (UBS). Metodologia: Trata-se de um Estudo deCaso, realizado em três UBS. Para coleta de dados foram utilizadas várias fontes deevidências, triangulando técnicas - a observação participante com registro fotográfico ediário de campo, entrevista com os profissionais e a análise documental. Os dados foramanalisados utilizando-se como referencial a Análise do Conteúdo. Resultados: Da análiseobteve-se três categoriais representativas dos métodos educacionais. A primeira relacionaseao método diretivo pautado na perspectiva da heteroestruturação do conhecimento; asegunda ao método não-diretivo fundado na perspectiva da autoestruturação e a terceirarelaciona-se ao método relacional pautado na perspectiva da interestruturação. Da análisedos métodos observados emergiram quatro aspectos fundamentais. O primeiro refere-se àocorrência no interior das práticas educativas de duas formas distintas de mediar a relaçãoentre o sujeito e o objeto. O segundo diz respeito à existência de uma tensão entre doistipos de conhecimentos, o conhecimento-regulação e conhecimento-emancipação. Oterceiro relaciona-se ao desperdício da experiência ocorrida nas práticas e, o quarto, aopredomínio de experiências que tendem a não favorecer a formação de subjetividadesinconformistas e democráticas. Conclusão: Constata-se que as práticas educativas emsaúde ainda não estão verdadeiramente comprometidas com os princípios propostos peloMS, tanto no que abrange a compreensão teórica como no fazer prático concreto dosprofissionais. Esta afirmação justifica-se, porque nas práticas observadas predominou aforma de mediar a relação sujeito-objeto que não conduz ao diálogo. Além disso, mesmo aspráticas que conduziram ao diálogo, não foram marcadas por uma clara intencionalidadepolítica de favorecer a produção de subjetividades autônomas, capazes de transformar suasrealidades. Uma educação voltada para os propósitos do MS não pode prescindir dosmétodos dialógicos, pautadas na subjetividade com a finalidade precípua de desenvolver aautonomia dos sujeitos. Entende-se que quanto mais intencional for este processo, tantomais se amplia a possibilidade do seu alcance.Introduction: The reorientation of care model, from the Primary Care was established by theMinistry of Health (MH), seeking a break from the curative model of care. In pursuit ofbuilding a new paradigm of social production of health, called the commitment to promotinghealth and quality of life, with the primary device health education. MH recommends thedevelopment of health education in a dialogical perspective, empowering, participatory andcreative, with a view to contributing to the promotion of the autonomy of users. It is found inthe literature that emphasize the importance of educational processes as proposed by theMH. There is, however, that these studies the emphasis is on results, the process sidelined.Hence the need in the field of health education to give greater visibility and intelligibility to theway the practices have been developed, how the principles of MH has been (re) meaningsand targeted by health professionals in the concrete. Objective: To assess the educationalmethods that underlie educational practices developed in groups at Basic Health Units (BHU)Methodology: This is a case study conducted in three BHU. For data collection wereused several sources of evidence, triangulating techniques - participant observation andphotographic field diary, interviews with professionals and documentary analysis. Data wereanalyzed using as reference the Content Analysis. Results: The analysis was obtainedrepresenting three categories of educational methods. The first relates to the direct methodbased on an approach of heteroestruturação of knowledge, the second method based onnon-directive approach autoestruturação and the third relates to the method based on anapproach of relational interestruturação. Methods of analysis of four key issues emergedobserved. The first refers to the occurrence within the educational practices in two differentways to mediate the relationship between subject and object. The second concerns theexistence of a tension between two kinds of knowledge, knowledge-regulation andknowledge-emancipation. The third relates to the wasteful practices and experience duringthe quarter, the prevalence of experiences that tend not to favor the formation of democraticsubjectivity and nonconformists. Conclusion: It appears that the educational practices inhealth are not truly committed to the principles proposed by MS, which covers both thetheoretical understanding and in making concrete practical professionals. This statement isjustified, because in practice observed, the predominant way of mediating the subject-objectrelationship is not conducive to dialogue. Moreover, even the practices that led to thedialogue, there were marked by a clear policy intention of promoting the production ofautonomous subjectivities capable of transforming their realities. An education for thepurposes of the MS can not ignore the dialogic methods, rooted in subjectivity primarily forthe purpose of developing the autonomy of the subject. It is understood that this is the moredeliberate process, the more it increases the possibility of reach.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCentros de SaúdeHumanos DECSEnfermagemPesquisa QualitativaEducação em Saúde/métodosAtenção Primária à SaúdeCentros de SaúdeEstudos de CasosConhecimentoEducação em SaúdeAtenção Primária à SaúdePráticas educativas na atenção básica: um estudo de caso sobre métodos de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluanna_kellen_godinho.pdfapplication/pdf47869010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8RJEFN/1/luanna_kellen_godinho.pdf5d62ac6b36030cb5965882117172958fMD51TEXTluanna_kellen_godinho.pdf.txtluanna_kellen_godinho.pdf.txtExtracted texttext/plain228762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-8RJEFN/2/luanna_kellen_godinho.pdf.txtb645be65e44638c056a4028735d216d2MD521843/GCPA-8RJEFN2019-11-14 10:08:32.167oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-8RJEFNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:08:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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