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Renata Lucia Magalhaes de OliveiraLeise Kelli de OliveiraRicardo Soares de Souza2019-08-14T13:06:54Z2019-08-14T13:06:54Z2012-04-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GTJCom o grande crescimento da economia brasileira e a identificação de uma matriz de cargas desfavorável, o setor ferroviário tem um crescimento acelerado, crescimento esse que deve ser sustentado no dimensionamento e alocação eficiente de seus recursos materiais e humanos. Neste contexto, esse trabalho aborda o planejamento de mão de obra ferroviária, mais especificamente o dimensionamento do número de maquinistas necessários para a operação de determinado trecho ferroviário. O estudo foi feito utilizando-se dados reais de uma concessionária ferroviária brasileira, tem como resultado a criação de uma ferramenta desenvolvida em planilha eletrônica do Microsoft Office Excel, além de estruturar o planejamento de mão de obra no curto e médio prazos. O SIMOF Simulador de Mão de Obra Ferroviária, tem como fundamento a formulação de Colson para dimensionamento de equipagem, que após ter sido aplicada trecho a trecho na malha em estudo, considerando variáveis tais como transit time, volume transportado e plano de trens mês a mês, teve seus resultados validados por supervisores, engenheiros e inspetores de operação ferroviária.With the large growth of the Brazilian economy and the identification of an disbalanced transport mode distribuition, the railroad industry is experiencing an accelerated growth that should be sustained by the efficient allocation of human and material resources. In this context, this paper discusses the railway manpower planning, more specifically, the scaling of the number of train drivers required for the operation in the specific railroad studied. The study was made using real data from a Brazilian railway concessionaire, and the result was a creation of a spreadsheet tool developed in Microsoft Office Excel. The proposal is to structure the manpower planning, in a short and medium term. The SIMOF - Railway Labor Simulator, is based on the Colson equations for the staff allocation, which after being applied, piece by piece, in the railway in question, considering variables such as transit time, transported volume and monthly train schedule had its results validated by supervisors, engineers and inspectors of the railroad operation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesFerroviáriosDimensionamento de equipagemMaquinistasPlanejamentoFerroviasPlanejamento de mão de obra ferroviáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplanejamento_de_mo_ferrovi_ria.pdfapplication/pdf1475188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GTJ/1/planejamento_de_mo_ferrovi_ria.pdf0d44d62c068cd5f26cb7c634fbac0113MD51TEXTplanejamento_de_mo_ferrovi_ria.pdf.txtplanejamento_de_mo_ferrovi_ria.pdf.txtExtracted texttext/plain60705https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5GTJ/2/planejamento_de_mo_ferrovi_ria.pdf.txtc6097243dea561dfb605f72ad8b12decMD521843/BUOS-9C5GTJ2019-11-14 14:11:28.975oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C5GTJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:11:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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