Processos de avaliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCG28 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar os processos avaliativos na escola, analisando os procedimentos dos educadores acerca deste processo, pesquisando os instrumentos utilizados para este fim, os tipos e as formas de avaliação. O estudo teve como embasamento reflexões de educadores, pesquisadores da questão avaliativa, além da observação dos processos dentro da escola, que constituiu instrumento importante para análise das práticas educativas. O trabalho desenvolveu-se dentro das características da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo por instrumentos a observação e análise documental. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de a escola refletir sobre a avaliação como forma de detectar as reais necessidades dos alunos, de forma a contribuir para sua formação além de envolver não só o educando mas todo o contexto escolar, que ora está calcada em práticas, tradicionais e conservadoras. |
id |
UFMG_67cb18608bd56087aebc680d826b4cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCG28 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Micheli Virginia de Andrade FeitalHormindo Pereira de Souza JuniorGrecia Varela Silva2019-08-14T05:25:05Z2019-08-14T05:25:05Z2011-01-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCG28Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar os processos avaliativos na escola, analisando os procedimentos dos educadores acerca deste processo, pesquisando os instrumentos utilizados para este fim, os tipos e as formas de avaliação. O estudo teve como embasamento reflexões de educadores, pesquisadores da questão avaliativa, além da observação dos processos dentro da escola, que constituiu instrumento importante para análise das práticas educativas. O trabalho desenvolveu-se dentro das características da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo por instrumentos a observação e análise documental. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de a escola refletir sobre a avaliação como forma de detectar as reais necessidades dos alunos, de forma a contribuir para sua formação além de envolver não só o educando mas todo o contexto escolar, que ora está calcada em práticas, tradicionais e conservadoras.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGhttp://hdlhandlenet/1843/BUBD-9FCG28Gestão EscolarProcessos de avaliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_grecia_varela_silva.pdfapplication/pdf178322https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCG28/1/tcc_grecia_varela_silva.pdf9a9415d7b4020fcc31ef5d6f1b186a1fMD51TEXTtcc_grecia_varela_silva.pdf.txttcc_grecia_varela_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain61891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCG28/2/tcc_grecia_varela_silva.pdf.txt903e19fddd7ca5864c11048f542fa818MD521843/BUBD-9FCG282019-11-14 18:28:34.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCG28Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de avaliação da aprendizagem |
title |
Processos de avaliação da aprendizagem |
spellingShingle |
Processos de avaliação da aprendizagem Grecia Varela Silva Gestão Escolar http://hdlhandlenet/1843/BUBD-9FCG28 |
title_short |
Processos de avaliação da aprendizagem |
title_full |
Processos de avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Processos de avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Processos de avaliação da aprendizagem |
title_sort |
Processos de avaliação da aprendizagem |
author |
Grecia Varela Silva |
author_facet |
Grecia Varela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Micheli Virginia de Andrade Feital |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grecia Varela Silva |
contributor_str_mv |
Micheli Virginia de Andrade Feital Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar |
topic |
Gestão Escolar http://hdlhandlenet/1843/BUBD-9FCG28 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
http://hdlhandlenet/1843/BUBD-9FCG28 |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar os processos avaliativos na escola, analisando os procedimentos dos educadores acerca deste processo, pesquisando os instrumentos utilizados para este fim, os tipos e as formas de avaliação. O estudo teve como embasamento reflexões de educadores, pesquisadores da questão avaliativa, além da observação dos processos dentro da escola, que constituiu instrumento importante para análise das práticas educativas. O trabalho desenvolveu-se dentro das características da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo por instrumentos a observação e análise documental. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de a escola refletir sobre a avaliação como forma de detectar as reais necessidades dos alunos, de forma a contribuir para sua formação além de envolver não só o educando mas todo o contexto escolar, que ora está calcada em práticas, tradicionais e conservadoras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:25:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:25:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCG28 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCG28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCG28/1/tcc_grecia_varela_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCG28/2/tcc_grecia_varela_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a9415d7b4020fcc31ef5d6f1b186a1f 903e19fddd7ca5864c11048f542fa818 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589190507560960 |