Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_67e1f0f49d2d1fa3b0c68185411163e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WSNA8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ana Lucia Menezes de AndradeFrancisco Carlos de Carvalho MarinhoJulio Cesar Machado PintoChantal Herskovic2019-08-09T17:04:23Z2019-08-09T17:04:23Z2005-01-17http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WSNA8Este estudo analisa a série animada Os Simpsons como um programa televisivo de apelo crítico, que mostra uma visão irônica e satírica da sociedade contemporânea, apresentando seu formato de desenho animado seriado de comédia de situações para uma audiência juvenil e adulta. A série foi escolhida como objeto de estudo por ser a série de comédia que está há mais tempo no horário nobre e que provocou a volta do desenho animado para este horário tendo como foco uma audiência mais madura. Através de Os Simpsons, é estudada a forma de criação e produção de um desenho animado para televisão e o modo como o conteúdo dos roteiros é desenvolvido, potencializando seu apelo crítico ao levantar discussões sobre a sociedade através da sátira, sempre explorando as possibilidades da estrutura narrativa do seriado. O estudo traça um panorama sobre o desenvolvimento da série ao longo dos anos, através de análises de episódios e aprofundando-se em como os recursos narrativos são utilizados para fazer uma sátira ou autocrítica em relação à própria série, ou à mídia em que é veiculada. Além disso, através de elementos intertextuais, faz referências a outras obras, inserindo-as em seus episódios de forma interessante, compactuando com um tipo de espectador mais crítico. Um estudo profundo sobre a série animada é imprescindível para um país em que o setor de animação está em desenvolvimento no século XXI e começa a conquistar espaço nas emissoras de televisão, tanto nacionais, quanto estrangeiras, como Os Simpsons fizeram desde 1989.This essay analyses the animated series The Simpsons as a cartoon sitcom, for both mature and young audience. The show The Simpsons was chosen because it is the longest prime-time comedy show on television, and has instigated the return of prime-time animation to television. Through The Simpsons, shape, creation, production its studied and the way the content in the episodes are well developed, reaching discussion points of view and debating issues about contemporary society throughout the satire and irony, exploiting the many possibilities of the series narrative structure. It is considered the most critical TV show nowadays. This essay delineates a development overview of the series showing the context, which the cartoon content develops by the analysis of episodes. It also creates meta-texts to make critics about the popular culture and the own animated series. It also makes several references to movies and other works, creating a new and original production. A study about this animated series is indispensable to a country, as Brazil, in which this industry sector points new ways for its development in the 21st century and its reaching its own space on the TV, whatever nationally or internationally broadcasted, like The Simpsons conquered on 1989.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTelevisão SeriadosTelevisão ProgramasSimpsons (Programa de televisão)Desenho animadoprodução de animaçãotelevisãointermidialidadesátiracomédia de situaçõesmetalinguagemcinemaparódiadesenho animadoseriadointertextualidadeChegando em Springfield: Um estudo crítico sobre a série Os Simpsonsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALarq_02_introdu__o.pdfapplication/pdf25823https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WSNA8/1/arq_02_introdu__o.pdf3d47c7e0ebcd3fc18f30fa2cd9c98b83MD51arq_03_o_seriado_novo_pg_15_38.pdfapplication/pdf94167https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WSNA8/2/arq_03_o_seriado_novo_pg_15_38.pdf30fbd49fb073c4b46923c90b665805edMD52TEXTarq_02_introdu__o.pdf.txtarq_02_introdu__o.pdf.txtExtracted texttext/plain10501https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WSNA8/3/arq_02_introdu__o.pdf.txtd784a0d88b369ff71964258e8016589dMD53arq_03_o_seriado_novo_pg_15_38.pdf.txtarq_03_o_seriado_novo_pg_15_38.pdf.txtExtracted texttext/plain51661https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WSNA8/4/arq_03_o_seriado_novo_pg_15_38.pdf.txtd6c9e656f63e5e4e92a3fdb6d63415d3MD541843/JSSS-7WSNA82019-11-14 09:19:12.254oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WSNA8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:19:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547796375011328