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Jacqueline Veneroso Alves da CunhaAndre de Souza Simil2019-08-13T15:50:46Z2019-08-13T15:50:46Z2016-05-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8K3CO presente estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre a confiança que os estudantes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis depositam em seus professores e suas percepções de justiça no ambiente de aprendizagem. Como plataforma de base, foi utilizada a teoria da justiça organizacional, especialmente em seu modelo tridimensional, concebido por Bies e Moag (1986), Bies (1987) e Moorman (1991), que contempla a justiça distributiva, procedimental e interacional. A pesquisa foi classificada como explicativa com abordagem quantitativa. A percepção de justiça, variável dependente, foi mensurada por meio do instrumento Revised Classroom Justice Scale, inicialmente construído por Chory-Assad (2002) e posteriormente adaptado à realidade da pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. A base de dados foi formada por 222 discentes de programas de mestrado e doutorado, distribuídos em 17 universidades no país. Foram estimados três modelos de regressão múltipla, com o intuito de se identificar a relação entre a percepção de justiça, de um lado, e a confiança e fatores sociodemográficos, de outro. Para tanto, fez-se o uso do software Stata®/SE 13. A variável confiança foi segregada em confiança no corpo docente e confiança na gestão, mensuradas pelos instrumentos construídos e utilizados por Forsyth, Adams e Hoy (2011), traduzidos e adaptados. Os questionários foram aplicados por meio da plataforma Google Forms®. Adicionalmente, o modelo tridimensional de percepção de justiça foi validado por meio das ferramentas de análise fatorial exploratória e confirmatória. Como principais resultados, a pesquisa evidenciou que a confiança no corpo docente apresentou significância estatística na previsão das três dimensões de percepção de justiça. O mesmo ocorreu com a confiança na gestão, relativamente à justiça distributiva. Das 8 variáveis sociodemográficas analisadas, 5 delas apresentaram significância estatística para prever a variável dependente deste estudo. Dentre elas, uma está ligada à característica inerente ao próprio estudante, enquanto outras relacionam-se às especificidades de cada programa de mestrado e doutorado e seus ambientes de aprendizagem. Os modelos estimados de justiça distributiva, procedimental e interacional conseguiram prever corretamente 32,86%, 47,83% e 62,92% das percepções de justiça dos estudantes. Foi possível constatar que a intensidade e frequência da interação entre professores e estudantes são determinantes na percepção de justiça desses discentes. A metodologia utilizada para a validação do construto tridimensional de justiça confirmou a validade e a quantidade de dimensões do modelo proposto. Ajustes do modelo foram realizados, motivados pela realidade cultural brasileira e pelas características e dinâmicas próprias da pós-graduação stricto sensu.This study aimed to analyze the relationship between the trust that stricto sensu graduate students in Accounting place in their teachers and their perceptions of justice in the learning environment. Based platform, the theory of organizational justice was used, especially in its three-dimensional model, designed by Bies and Moag (1986), Bies (1987) and Moorman (1991), which includes the distributive justice, procedural and interactional. The research was classified as explanatory with quantitative approach. The perception of justice, dependent variable, was measured by the instrument Revised Classroom Justice Scale, originally built by Chory-Assad (2002) and later adapted to the reality of stricto sensu graduate in Accounting. The database was formed by 222 students of master's and doctoral programs, distributed in 17 universities in the country. Three multiple regression models were estimated, in order to identify the relationship between the perception of justice on the one hand, and trust and sociodemographic factors on the other. Therefore, there was the use of Stata® software / SE 13. The variable trust was segregated in trust in the faculty and trust in management, measured by instruments built and used by Forsyth, Adams and Hoy (2011), translated and adapted. Questionnaires were administered by Google Forms® platform. In addition, the three-dimensional model of perceived justice has been validated through exploratory and confirmatory factor analysis tools. The main results, the survey showed that confidence in the faculty was statistically significant in predicting the three dimensions of perceived justice. The same happened with the trust in management in relation to distributive justice. 8 of sociodemographic variables analyzed, 5 of them showed statistical significance to predict the dependent variable of this study. Among them, one is linked to the characteristic inherent to the student, while others relate to the specifics of each master's and doctoral program and their learning environments. The estimated models of distributive, procedural and interactional justice were able to correctly predict 32.86%, 47.83% and 62.92% of the students' perceptions of justice. It was found that the intensity and frequency of interaction between teachers and students are decisive in the perception of fairness of these students. The methodology used to construct three-dimensional validation of justice confirmed the validity and amount of dimensions of the model. Model adjustments were made, motivated by the Brazilian culture and the characteristics and dynamics own stricto sensu graduate courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConfiançaUniversidades e faculdades Pós-graduaçãoContabilidade Estudo e ensinoConfiançaCiências ContábeisPós-GraduaçãoJustiça no Ambiente de AprendizagemA confiança como fator de influência da percepção de justiça no ambiente de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_andr_simil_reposit_rio.pdfapplication/pdf2084014https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8K3C/1/disserta__o_andr_simil_reposit_rio.pdf73563e8d39cd124ef469751247471b9aMD51TEXTdisserta__o_andr_simil_reposit_rio.pdf.txtdisserta__o_andr_simil_reposit_rio.pdf.txtExtracted texttext/plain294856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8K3C/2/disserta__o_andr_simil_reposit_rio.pdf.txt1d2610ff6195fa2d31a13401e092c289MD521843/BUOS-BA8K3C2019-11-14 14:09:35.573oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA8K3CRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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