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Evandro Jose Lemos da CunhaClaudiney Rodrigues CarrascoFernanda Aguiar Carneiro MartinsAna Claudia de AssisMaurício Silva GinoCecilia Nazare de Lima2019-08-14T17:34:35Z2019-08-14T17:34:35Z2012-09-20http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZZK68A passagem meteórica de Alberto Cavalcanti pelo país foi marcada pordesavenças e muitas críticas, mas intenciona-se neste estudo destacar a contribuição que sua experiência com o cinema sonoro trouxe para os filmes brasileiros. Se no Brasil pouco se comentava sobre o papel do som na construção da linguagem cinematográfica, Cavalcanti, ao contrário, teorizava sobre o assunto. Suas ideias sobre os três elementos que compõem o som cinematográfico - a palavra, a música e os ruídos - foram empregadas nos filmes Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) e O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), ambos produzidos por ele e com música original de Guerra-Peixe. O principal objetivo desta investigação é analisar a aplicação das concepções de Cavalcanti e as contribuições do compositor na elaboração das trilhas sonoras dos referidos filmes. Além das duas produções brasileiras, foram analisadas as opiniões do cineasta publicadas em artigos, entrevistas e no livro Filme e Realidade, assim como as características musicais de Guerra-Peixe e aspectos de suas pesquisas sobre a música popular e folclórica do Nordeste do país. Sobre as proposições de Cavalcanti, os resultados indicam, entre outros, a exploração das possibilidades simbólicas, tonais e expressivas dos ruídos. Em relação à trilha musical de Guerra-Peixe, averiguou-se ser rica, variada e relacionada de maneira estreita com a narrativa e com os demais elementos sonoros. Observou-se, ainda, o aproveitamento de manifestações musicais nordestinas no filme O canto do mar, conforme assinaladas nas anotações musicológicas do compositor.The fast appearing of Alberto Cavalcanti in Brazil was received with conflicting opinions and several critics, but this presentantion has the aim of highlight the contribuhition that his experience with the sound cinema brought to Brazilians films. Cavalcanti studied about the role of sound in the construction of the cinematographic language even though the subject was not yet commented in Brazil. His ideas about the three topics that compound the cinematographic sound: the word, the music and the noise, among other things, were applied on the soundtrack of Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) and O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), both made by Cavalcanti and with Guerra-Peixe's original music. The results of both films are analyzed in this study, which main reason is to investigate the application of cineast's sound ideas, the music contribution and the few musical researches of Guerra-Peixe for these production's sountrack. Besides his movies, Cavalcanti's opinions published in articles, interviews and in the book Filme e Realidade were also analyzed, as well as the characteristics of Guerra- Peixe's music and the outcomes of his searchs about the popular and folkloric music of northeast Brazil. The results affirm, among other things, the originality of the Cavalcanti's sound propositions (mainly the expressive use of noises and the application of functional noises) and the musical abundance of Guerra-Peixe's music (which changes with the narrative and closely relates with the soundtrack's multiple other factors). The use of musical manifestations, typical form northeast Brazil, was also noticed in the movie O Canto do Mar, according to the composer'smusicological notes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica de cinemaCinema brasileiroCinema sonoroCavalcanti, AlbertoSom Registro e reproduçãoGuerra Peixe, César, 1914-1993Cinema brasileiroTrilha sonoraAlberto CavalcantiGuerra PeixeAlberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdfapplication/pdf20967263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/1/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdff3111130f5c7e18c84eace1b8fc5f6caMD51TEXTcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txtcec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txtExtracted texttext/plain762505https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZZK68/2/cec_lia_nazar__de_lima___doutorado___2012.pdf.txt9b00e6b67bccd0a55ed1f49145ab922aMD521843/JSSS-8ZZK682019-11-14 14:47:24.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZZK68Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:47:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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