Dança: arquivos como invenções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38052 https://orcid.org/0000-0002-7761-0910 |
Resumo: | Dança: arquivos como invenções é uma pesquisa em torno das plataformas digitais de dança contemporânea que busca ressaltar e analisar o modo como a noção de arquivo vem sendo reconfigurada a partir das mídias digitais. Projetos realizados nesse campo, tais como Synchronous Objects (2009), Motion Bank (2010–2013), Coreographic Coding Labs, CCLs demonstram que o registro de uma coreografia não está apenas vinculado a uma reprodução fiel dela mesma. Vários projetos nesta área propõem a criação de objetos coreográficos, rompendo com paradigmas da representação, da neurose do apagamento da dança e inaugurando novas perspectivas relacionadas à fluidez e à dinamicidade dos arquivos (Wolfgang Ernst; Maaike Bleeker são algumas referências nestas ideias). As proposições de Jacques Derrida (2001) em O mal de arquivo embasam o questionamento sobre o que é um arquivo, e a impossibilidade de univocidade desse conceito. Ressaltam ainda que o arquivamento produz e registra o evento e, por isto, está relacionado ao seu futuro. Assim, os acervos online, plataformas digitais, o MOCAP e outros sistemas de captura de movimentos podem transformar a coreografia em dados e esta se faz, refaz e pode ser reinventada em diversas outras formas. Serão ainda as proposições de André Lepecki do corpo como arquivo, e a distinção entre arquivo e repertório de Diana Taylor alguns dos conceitos adotados nesta pesquisa, visando investigar a premissa dos Arquivos como invenções. Assumir as duas proposições, tanto do corpo como arquivo quanto dos objetos coreográficos, tal como explicitado por Scott deLahunta, James Leach, Sarah Whatley, William Forsythe, levanos a considerar os modos como tais práticas vêm expandindo as noções de coreografia, inclusive nas suas interrelações com as mídias digitais. Investir na construção de plataformas digitais de dança é ampliar os entendimentos acerca da coreografia e, em especial, desenvolver conexões com diversas áreas do conhecimento, bem como instigar as conversações em dança com um público mais amplo. Este projeto de pesquisa atua na interseção entre o campo teórico e prático focado nos processos de criação em dança em sinergia com as interfaces e plataformas digitais. Tal entrelaçamento reforça e aprofunda as noções da dança como conhecimento e dos arquivos como invenções. |
id |
UFMG_688177a507c365e5f5fa7e086aa0069a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38052 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Henrique Rezende Falcihttp://lattes.cnpq.br/5171993076380836Christina Gontijo FornaciariHelena Tania KatzLucia Pompeu de Freitas CamposEduardo Antônio de Jesushttp://lattes.cnpq.br/1971114742147735Thembi Rosa Leste2021-09-16T21:57:05Z2021-09-16T21:57:05Z2020-02-17http://hdl.handle.net/1843/38052https://orcid.org/0000-0002-7761-0910Dança: arquivos como invenções é uma pesquisa em torno das plataformas digitais de dança contemporânea que busca ressaltar e analisar o modo como a noção de arquivo vem sendo reconfigurada a partir das mídias digitais. Projetos realizados nesse campo, tais como Synchronous Objects (2009), Motion Bank (2010–2013), Coreographic Coding Labs, CCLs demonstram que o registro de uma coreografia não está apenas vinculado a uma reprodução fiel dela mesma. Vários projetos nesta área propõem a criação de objetos coreográficos, rompendo com paradigmas da representação, da neurose do apagamento da dança e inaugurando novas perspectivas relacionadas à fluidez e à dinamicidade dos arquivos (Wolfgang Ernst; Maaike Bleeker são algumas referências nestas ideias). As proposições de Jacques Derrida (2001) em O mal de arquivo embasam o questionamento sobre o que é um arquivo, e a impossibilidade de univocidade desse conceito. Ressaltam ainda que o arquivamento produz e registra o evento e, por isto, está relacionado ao seu futuro. Assim, os acervos online, plataformas digitais, o MOCAP e outros sistemas de captura de movimentos podem transformar a coreografia em dados e esta se faz, refaz e pode ser reinventada em diversas outras formas. Serão ainda as proposições de André Lepecki do corpo como arquivo, e a distinção entre arquivo e repertório de Diana Taylor alguns dos conceitos adotados nesta pesquisa, visando investigar a premissa dos Arquivos como invenções. Assumir as duas proposições, tanto do corpo como arquivo quanto dos objetos coreográficos, tal como explicitado por Scott deLahunta, James Leach, Sarah Whatley, William Forsythe, levanos a considerar os modos como tais práticas vêm expandindo as noções de coreografia, inclusive nas suas interrelações com as mídias digitais. Investir na construção de plataformas digitais de dança é ampliar os entendimentos acerca da coreografia e, em especial, desenvolver conexões com diversas áreas do conhecimento, bem como instigar as conversações em dança com um público mais amplo. Este projeto de pesquisa atua na interseção entre o campo teórico e prático focado nos processos de criação em dança em sinergia com as interfaces e plataformas digitais. Tal entrelaçamento reforça e aprofunda as noções da dança como conhecimento e dos arquivos como invenções.The research in Dance: Archives as Inventions concerns digital platforms related to contemporary dance, analyzing how digital media has reconfigured the notion of archive. Projects carried out in this field, such as Synchronous Objects (2009); Motion Bank (2010-2013); Choreographic Coding Labs, CCLs have demonstrated that choreography archives are not merely an attempt to faithfully represent the artistic works. Many projects in this broad area are proposing the creation of choreographic objects, breaking with the paradigms of representation, the neuroses of vanishing on dance and inaugurating new perspectives related to the fluidity and dynamicity of archives (Wolfgang Ernst; Maaike Bleeker are some authors engaged on this idea). Archive Fever, Derrida’s proposition supports the question about what is an archive and sustains the impossibility of having uniqueness on this concept. It also emphasizes that the archiving produces and records the event, so it is related to its future. Thus, online collections, digital dance archives, MOCAP and other tracking systems can turn choreography into data in order to make it able to be remade and reinvented in many different forms. Alongside, André Lepecki’s proposition of the body as archive, and the distinction between archive and repertoire by Diana Taylor are adopted in this research with the aim to investigate the premise of archives as inventions. Assuming both concepts, the body as archive and the choreographic objects, proposed by Scott deLahunta, James Leach, Sarah Whatley, William Forsythe, leads to considering them as practices that are extending the notions of choreography and archives, in interrelations with digital media. Building digital dance platforms means to expand endeavors related to choreography and in particular to further develop connections with different fields of knowledge, as well as instigating conversations related to dance with a wider audience. This research project acts at the intersection between theoretical and practice-based fields, focusing on dance creative process in synergy with digital platforms. This interweaving of fields and practice reinforces and deepens the notions of dance as knowledge and archives as inventions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESDança moderna - Séc. XXICoreografiaArte e tecnologiaArte digitalMídia digitalCriação (Literária, artística, etc.)DançaCorpo arquivoDança contemporâneaDança e tecnologiaArtes digitaisPlataformas digitaisObjetos coreográficosArquivos como invençõesDança: arquivos como invençõesDance: archives as inventionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDanca_arquivoscomoinvencoes_final21-compactado.pdfDanca_arquivoscomoinvencoes_final21-compactado.pdfapplication/pdf10132950https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38052/1/Danca_arquivoscomoinvencoes_final21-compactado.pdfaa5eb26d5190cc82a69d6c6c5b07463aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38052/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/380522021-09-16 18:57:06.052oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-16T21:57:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança: arquivos como invenções |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dance: archives as inventions |
title |
Dança: arquivos como invenções |
spellingShingle |
Dança: arquivos como invenções Thembi Rosa Leste Corpo arquivo Dança contemporânea Dança e tecnologia Artes digitais Plataformas digitais Objetos coreográficos Arquivos como invenções Dança moderna - Séc. XXI Coreografia Arte e tecnologia Arte digital Mídia digital Criação (Literária, artística, etc.) Dança |
title_short |
Dança: arquivos como invenções |
title_full |
Dança: arquivos como invenções |
title_fullStr |
Dança: arquivos como invenções |
title_full_unstemmed |
Dança: arquivos como invenções |
title_sort |
Dança: arquivos como invenções |
author |
Thembi Rosa Leste |
author_facet |
Thembi Rosa Leste |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Henrique Rezende Falci |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5171993076380836 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Christina Gontijo Fornaciari |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Helena Tania Katz |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lucia Pompeu de Freitas Campos |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eduardo Antônio de Jesus |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1971114742147735 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thembi Rosa Leste |
contributor_str_mv |
Carlos Henrique Rezende Falci Christina Gontijo Fornaciari Helena Tania Katz Lucia Pompeu de Freitas Campos Eduardo Antônio de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo arquivo Dança contemporânea Dança e tecnologia Artes digitais Plataformas digitais Objetos coreográficos Arquivos como invenções |
topic |
Corpo arquivo Dança contemporânea Dança e tecnologia Artes digitais Plataformas digitais Objetos coreográficos Arquivos como invenções Dança moderna - Séc. XXI Coreografia Arte e tecnologia Arte digital Mídia digital Criação (Literária, artística, etc.) Dança |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dança moderna - Séc. XXI Coreografia Arte e tecnologia Arte digital Mídia digital Criação (Literária, artística, etc.) Dança |
description |
Dança: arquivos como invenções é uma pesquisa em torno das plataformas digitais de dança contemporânea que busca ressaltar e analisar o modo como a noção de arquivo vem sendo reconfigurada a partir das mídias digitais. Projetos realizados nesse campo, tais como Synchronous Objects (2009), Motion Bank (2010–2013), Coreographic Coding Labs, CCLs demonstram que o registro de uma coreografia não está apenas vinculado a uma reprodução fiel dela mesma. Vários projetos nesta área propõem a criação de objetos coreográficos, rompendo com paradigmas da representação, da neurose do apagamento da dança e inaugurando novas perspectivas relacionadas à fluidez e à dinamicidade dos arquivos (Wolfgang Ernst; Maaike Bleeker são algumas referências nestas ideias). As proposições de Jacques Derrida (2001) em O mal de arquivo embasam o questionamento sobre o que é um arquivo, e a impossibilidade de univocidade desse conceito. Ressaltam ainda que o arquivamento produz e registra o evento e, por isto, está relacionado ao seu futuro. Assim, os acervos online, plataformas digitais, o MOCAP e outros sistemas de captura de movimentos podem transformar a coreografia em dados e esta se faz, refaz e pode ser reinventada em diversas outras formas. Serão ainda as proposições de André Lepecki do corpo como arquivo, e a distinção entre arquivo e repertório de Diana Taylor alguns dos conceitos adotados nesta pesquisa, visando investigar a premissa dos Arquivos como invenções. Assumir as duas proposições, tanto do corpo como arquivo quanto dos objetos coreográficos, tal como explicitado por Scott deLahunta, James Leach, Sarah Whatley, William Forsythe, levanos a considerar os modos como tais práticas vêm expandindo as noções de coreografia, inclusive nas suas interrelações com as mídias digitais. Investir na construção de plataformas digitais de dança é ampliar os entendimentos acerca da coreografia e, em especial, desenvolver conexões com diversas áreas do conhecimento, bem como instigar as conversações em dança com um público mais amplo. Este projeto de pesquisa atua na interseção entre o campo teórico e prático focado nos processos de criação em dança em sinergia com as interfaces e plataformas digitais. Tal entrelaçamento reforça e aprofunda as noções da dança como conhecimento e dos arquivos como invenções. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T21:57:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-16T21:57:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38052 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7761-0910 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38052 https://orcid.org/0000-0002-7761-0910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38052/1/Danca_arquivoscomoinvencoes_final21-compactado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38052/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa5eb26d5190cc82a69d6c6c5b07463a cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589208935235584 |