Ciência da Informação e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECIC-855PVQ |
Resumo: | A presente pesquisa teve como contexto de realização o campo da ciência da informação no Brasil e as atividades científicas de seus pesquisadores. Apresentou como problemática para entendimento das questões relativas à organização e dinâmica de pesquisa no campo, o estabelecimento de redes de colaboração científica e a configuração das temáticas de pesquisa empreendidas pelos pesquisadores, bem como sua relação com a consolidação de uma liderança científica. O objetivo foi caracterizar sistematizar e analisar as redes de colaboração em ciência da informação através da produção científica e da dinâmica de difusão do campo, visando compreender as relações entre as temáticas das pesquisas realizadas, a construção de uma agenda depesquisa e a consolidação da liderança científica no campo. Para tanto, foram identificados os temas de pesquisa em CI, a regularidade da produção científica do campo, bem como sua dinâmica de funcionamento, com vistas a caracterizar a produção científica do campo; identificaram-se os pesquisadores/líderes científicos do campo a fim de compreender a que se deve essa liderança (aspectos intelectuais,políticos, sociais, dentre outros); a identificação e análise das condições (ator principal ou coadjuvante) nas quais os pesquisadores brasileiros exercem a liderança no campo da CI contribuíram para a posterior análise e identificação da formação de redes colaborativas entre os pesquisadores brasileiros, assim como os fatores intervenientes nessa formação e a sistematização das temáticas e dinâmicas de pesquisa teve a finalidade de compreender se as mesmas refletem uma agenda de pesquisa do campo. O objeto de estudo foram as representações das redes de colaboração acadêmica presentes na materialidade manifestada através da literatura periódica em ciência da informação no Brasil, e nas atividades científicas dos pesquisadores. Quanto à classificação da pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva, pois buscou descrever e caracterizar uma determinada situação dentro de um contexto social específico. Quanto à coleta e análise dos dados, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trabalhou com dados que foram analisados estatisticamente proporcionando, assim, através daanálise realizada, o conhecimento da área em estudo. Para consecução do objetivo proposto, foi utilizada uma triangulação de métodos: bibliometria, entrevistas semiestruturadas e análise de redes sociais (ARS). O universo de pesquisa para o estudo bibliométrico foi de 468 artigos publicados, no período de 2002-2007, nos periódicos: Ciência da Informação, Datagramazero e Perspectivas em Ciência da Informação. Para classificação das temáticas, utilizou-se a taxonomia proposta por Hawkins, Larson e Caton (2003) para a ciência da informação. As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivos a complementação e o melhor alcance na identificação e análise dos aspectos de liderança acadêmica do campo, e por fim, a ARS nos permitiu o conhecimento entre as interações existentes entre os pesquisadores do campo. Emsíntese, concluiu-se que a ciência da informação mesmo após 40 anos de institucionalização do campo ainda tem as temáticas de pesquisas voltadas para si mesma e apresenta uma distribuição desigual entre os temas de pesquisa demonstrando, assim, a inexistência de uma agenda de pesquisa. A liderança da área é pulverizada quando observada sob os aspectos políticos, intelectuais e sociais. O campo não apresenta colaboração entre os pares no que diz respeito a parcerias em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, pois há, ainda, a percepção de colaboração acadêmica somente em atividades de co-autoria. |
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Maria Aparecida MouraSuzana Pinheiro Machado MuellerLidia AlvarengaCarlos Alberto Avila AraujoLetícia Alves Vieira2019-08-11T11:06:18Z2019-08-11T11:06:18Z2009-12-01http://hdl.handle.net/1843/ECIC-855PVQA presente pesquisa teve como contexto de realização o campo da ciência da informação no Brasil e as atividades científicas de seus pesquisadores. Apresentou como problemática para entendimento das questões relativas à organização e dinâmica de pesquisa no campo, o estabelecimento de redes de colaboração científica e a configuração das temáticas de pesquisa empreendidas pelos pesquisadores, bem como sua relação com a consolidação de uma liderança científica. O objetivo foi caracterizar sistematizar e analisar as redes de colaboração em ciência da informação através da produção científica e da dinâmica de difusão do campo, visando compreender as relações entre as temáticas das pesquisas realizadas, a construção de uma agenda depesquisa e a consolidação da liderança científica no campo. Para tanto, foram identificados os temas de pesquisa em CI, a regularidade da produção científica do campo, bem como sua dinâmica de funcionamento, com vistas a caracterizar a produção científica do campo; identificaram-se os pesquisadores/líderes científicos do campo a fim de compreender a que se deve essa liderança (aspectos intelectuais,políticos, sociais, dentre outros); a identificação e análise das condições (ator principal ou coadjuvante) nas quais os pesquisadores brasileiros exercem a liderança no campo da CI contribuíram para a posterior análise e identificação da formação de redes colaborativas entre os pesquisadores brasileiros, assim como os fatores intervenientes nessa formação e a sistematização das temáticas e dinâmicas de pesquisa teve a finalidade de compreender se as mesmas refletem uma agenda de pesquisa do campo. O objeto de estudo foram as representações das redes de colaboração acadêmica presentes na materialidade manifestada através da literatura periódica em ciência da informação no Brasil, e nas atividades científicas dos pesquisadores. Quanto à classificação da pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva, pois buscou descrever e caracterizar uma determinada situação dentro de um contexto social específico. Quanto à coleta e análise dos dados, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trabalhou com dados que foram analisados estatisticamente proporcionando, assim, através daanálise realizada, o conhecimento da área em estudo. Para consecução do objetivo proposto, foi utilizada uma triangulação de métodos: bibliometria, entrevistas semiestruturadas e análise de redes sociais (ARS). O universo de pesquisa para o estudo bibliométrico foi de 468 artigos publicados, no período de 2002-2007, nos periódicos: Ciência da Informação, Datagramazero e Perspectivas em Ciência da Informação. Para classificação das temáticas, utilizou-se a taxonomia proposta por Hawkins, Larson e Caton (2003) para a ciência da informação. As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivos a complementação e o melhor alcance na identificação e análise dos aspectos de liderança acadêmica do campo, e por fim, a ARS nos permitiu o conhecimento entre as interações existentes entre os pesquisadores do campo. Emsíntese, concluiu-se que a ciência da informação mesmo após 40 anos de institucionalização do campo ainda tem as temáticas de pesquisas voltadas para si mesma e apresenta uma distribuição desigual entre os temas de pesquisa demonstrando, assim, a inexistência de uma agenda de pesquisa. A liderança da área é pulverizada quando observada sob os aspectos políticos, intelectuais e sociais. O campo não apresenta colaboração entre os pares no que diz respeito a parcerias em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, pois há, ainda, a percepção de colaboração acadêmica somente em atividades de co-autoria.The present research had as an accomplished context the information science field in Brazil and the scientific activities of his researchers. It was presented as a problematic for the understanding of the questions related to the organization and dynamic of the field research, the establishment of scientific collaboration nets and configuration ofresearch thematic committed by the researchers as well as its relation with the scientific leadership consolidation. The goal was to characterized, systematize and analyze the collaboration nets in science of information through the scientific production and the dynamic of field diffusion, aiming to comprehend the relations among the thematic of theaccomplished researches; the construction of an agenda of research and the leadership consolidation in the field. So, it has been identified the research themes in CI, the regularity of the scientific production of the field, as well as its working dynamic, in order to characterize the scientific production of the field; the field scientific researchers/leaders have been identified in order to understand the cause of the leadership (intellectual, politic and social aspects); the identification and analysis of the conditions (main and support actor), which ones the Brazilian researchers act in leadership in CI field, it has contributed to the later analysis and identification of net collaborative formation among the Brazilian researchers and the intervenient factors in this formation and the thematic systematization and research dynamics had the final aim of understand if the same reflect a field research agenda. The object of study was the representations of the collaboration academic nets present in the materiality shoed through the periodic literature in science of information in Brazil and in the researchers scientific activities. According to the research classification, it is exploratory and descriptive type, once that aimed to describe and characterize one certain situation inside a specific social context. According to the data analysis and collect, it is aquantitative and qualitative research, because it has worked with data that were statistically analyzed providing the knowledge of the area in study through the accomplished analysis. In order to accomplish the proposed goal, it has been used a method triangulation: bibliometry, semi structured interviews and social nets analysis. The research universe to the bibliometric study was about 468 published articles in a period of time from 2002 to 2007 in the periodic: Science of information, Datagramazero and Science of Information Perspectives. In order to classify the thematic, it was used a taxonomy proposed by Hawkins, Larson e Caton (2003), to the science of information. The aim of the semi structured interviews was the complementation and the better reach in the identification and analysis of the academic leadership aspects in the field. Finally, the semi structured interviews and social nets analysis allowed us the knowledge among the existent interactions among the field researchers. In order to summarize, it has been conclude that science of information, even after 40 years of field institutionalization stillhas the researchs thematic aimed to itself and presents an unequal distribution among the research themes demonstrating an inexistence of a research agenda. The area leadership is pulverized when observed under the politics, social and intellectual aspects. The field does not represent collaboration among the pairs, when it is due to the partnerships in research and products and services development, once there still is the academic collaboration perception only in co-authority activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicação na cienciaRedes de informaçãoCiência da informaçãoColaboração AcadêmicaCiência da InformaçãoComunicação CientíficaRedes SociaisCiência da Informação e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvieira_leticia_alves_ci_e_redes_de_colabora__o_acad_mica.pdfapplication/pdf6086482https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-855PVQ/1/vieira_leticia_alves_ci_e_redes_de_colabora__o_acad_mica.pdfa18982f0a91f20cd6be3de4b98203af8MD51TEXTvieira_leticia_alves_ci_e_redes_de_colabora__o_acad_mica.pdf.txtvieira_leticia_alves_ci_e_redes_de_colabora__o_acad_mica.pdf.txtExtracted texttext/plain328656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-855PVQ/2/vieira_leticia_alves_ci_e_redes_de_colabora__o_acad_mica.pdf.txt546b40871adef8469179fa834a23636fMD521843/ECIC-855PVQ2019-11-14 04:07:23.097oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIC-855PVQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:07:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A presente pesquisa teve como contexto de realização o campo da ciência da informação no Brasil e as atividades científicas de seus pesquisadores. Apresentou como problemática para entendimento das questões relativas à organização e dinâmica de pesquisa no campo, o estabelecimento de redes de colaboração científica e a configuração das temáticas de pesquisa empreendidas pelos pesquisadores, bem como sua relação com a consolidação de uma liderança científica. O objetivo foi caracterizar sistematizar e analisar as redes de colaboração em ciência da informação através da produção científica e da dinâmica de difusão do campo, visando compreender as relações entre as temáticas das pesquisas realizadas, a construção de uma agenda depesquisa e a consolidação da liderança científica no campo. Para tanto, foram identificados os temas de pesquisa em CI, a regularidade da produção científica do campo, bem como sua dinâmica de funcionamento, com vistas a caracterizar a produção científica do campo; identificaram-se os pesquisadores/líderes científicos do campo a fim de compreender a que se deve essa liderança (aspectos intelectuais,políticos, sociais, dentre outros); a identificação e análise das condições (ator principal ou coadjuvante) nas quais os pesquisadores brasileiros exercem a liderança no campo da CI contribuíram para a posterior análise e identificação da formação de redes colaborativas entre os pesquisadores brasileiros, assim como os fatores intervenientes nessa formação e a sistematização das temáticas e dinâmicas de pesquisa teve a finalidade de compreender se as mesmas refletem uma agenda de pesquisa do campo. O objeto de estudo foram as representações das redes de colaboração acadêmica presentes na materialidade manifestada através da literatura periódica em ciência da informação no Brasil, e nas atividades científicas dos pesquisadores. Quanto à classificação da pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva, pois buscou descrever e caracterizar uma determinada situação dentro de um contexto social específico. Quanto à coleta e análise dos dados, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trabalhou com dados que foram analisados estatisticamente proporcionando, assim, através daanálise realizada, o conhecimento da área em estudo. Para consecução do objetivo proposto, foi utilizada uma triangulação de métodos: bibliometria, entrevistas semiestruturadas e análise de redes sociais (ARS). O universo de pesquisa para o estudo bibliométrico foi de 468 artigos publicados, no período de 2002-2007, nos periódicos: Ciência da Informação, Datagramazero e Perspectivas em Ciência da Informação. Para classificação das temáticas, utilizou-se a taxonomia proposta por Hawkins, Larson e Caton (2003) para a ciência da informação. As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivos a complementação e o melhor alcance na identificação e análise dos aspectos de liderança acadêmica do campo, e por fim, a ARS nos permitiu o conhecimento entre as interações existentes entre os pesquisadores do campo. Emsíntese, concluiu-se que a ciência da informação mesmo após 40 anos de institucionalização do campo ainda tem as temáticas de pesquisas voltadas para si mesma e apresenta uma distribuição desigual entre os temas de pesquisa demonstrando, assim, a inexistência de uma agenda de pesquisa. A liderança da área é pulverizada quando observada sob os aspectos políticos, intelectuais e sociais. O campo não apresenta colaboração entre os pares no que diz respeito a parcerias em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, pois há, ainda, a percepção de colaboração acadêmica somente em atividades de co-autoria. |
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