spelling |
Eduardo Jose Wense DiasMaria das Graças Targino Moreira GuedesMaria das Graças TarginoBeatriz Valadares CendonJeannette Marguerite KremerCristiane Batista Bezerra Torres2019-08-12T01:54:15Z2019-08-12T01:54:15Z2001-04-02http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69VNDAConsiderando o estabelecimento de um novo paradigma, o da sociedade da informação, segundo o qual a informação é a mola propulsora das transformações sociais e do avanço tecnológico, analisa-se o papel da biblioteca universitária enquanto órgão provedor de informação para o suporte das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, especificamente na área de saúde, onde se observa um processo global de desenvolvimento nas pesquisas universitárias. Em virtude das inovações desde os procedimentos preventivos até os tratamentos reabilitadores, a comunidade acadêmica de odontologia vive a necessidade de acesso ao conhecimento produzido. Diante do exposto, objetiva-se estudar os fatores intervenientes no processo de busca e obtenção de informação através da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) por docentes e discentes do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É este Curso a referência mais expressiva para os profissionais deste Estado e a BCCB é a principal instituição provedora de informação para os membros da UFPI. Realizou-se a coleta dos dados através de questionários mistos, estruturados em quatro partes, a saber: (a) caracterização dos respondentes; (b) necessidades de informação; (c) uso da BCCB e (d) participação em programa de educação de usuários. Como os resultados obtidos demonstram, verifica-se que, para os docentes, os fatores intervenientes na satisfação de suas necessidades informacionais através da BCCB são: (a) baixo envolvimento em atividades de pesquisa; (b) acervo inadequado às suas necessidades de informação, especialmente no setor de periódicos especializados; (c) desconhecimento do papel do bibliotecário enquanto profissional da informação; (d) uso de bibliotecas particulares e fontes informais, como por exemplo, consulta a colegas ou especialistas em suas áreas de interesse; (e) preferência por acesso a informação on-line em local mais conveniente; (f) desconhecimento dos produtos e serviços oferecidos pela BCCB; (g) não participação em programas de educação de usuários. Em relação aos discentes, os fatores determinantes do uso da BCCB são: (a) renda familiar mensal; (b) barreira lingüística; (c) desconhecimento do papel do bibliotecário enquanto profissional da informação; (d) inadequação do acervo a suas necessidades informacionais; (e) desconhecimento dos produtos e serviços oferecidos pela BCCB e (f) não participação em programas de educação de usuários.Given the establishment of a new paradigm, the information society paradigm, according to which information is the mainspring of social transformation and technological advance, this study analyses the role of the university library in supporting academic activities such as teaching, research and service, specifically in the Health area. The academic Dentistry community feel the necessity of accessing current information in order to keep up with innovations from the most simple prevention procedures to the complexes rehabilitation treatments. Thus, the main objective of this study is to investigate what are the influential factors on the information-seeking and information-obtaining behavior of professors and undergraduate students of the Dentistry Course of Universidade Federal do Piauí (UFPI) in the Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB). The Dentistry Course of UFPI is the reference to local professionals and BCCB is the main library of the university. The data was collected by means of questionnaires, processed by Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and submitted to the Pearsons Chi-Square test. The questionnaires were structured into the following parts: (a) general characterization of the respondents; (b) information needs; (c) use of BCCB and (d) participation in user education programs. The results obtained show that the influential factors on information-seeking behavior of professors are: (a) low involvement with research; (b) inadequacy of BCCBs collection, specially the periodicals collection; (c) unawareness of the librarian as an information professional; (d) use of private libraries and informal information sources, such as consultation to colleagues or specialists in areas of interest; (e) preference for accessing on-line information at more convenient place; (f) unawareness of BCCBs products and services and (g) non-participation in user education programs. For undergraduate students, the influential factors are: (a) familiar income; (b) linguistic barrier; (c) unawareness of the librarian as an information professional; (d) inadequacy of BCCBs collection; (e) unawareness of BCCBs products and services and (f) non-participation in user education programs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRecuperação da informaçãoBibliotecas universitarias Estudo de usuariosBiblioteca Comunitaria Jornalista Carlos Castelo Branco Estudo de usuarioCiência da informaçãoBiblioteca de odontologiaCiência da informaçãoEstudos de usuárioBiblioteca universitáriaFatores intervenientes no processo de busca e obtenção de informação em uma biblioteca universitária por usuários da área de odontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___cristiane_batista_bezerra_torres.pdfapplication/pdf1116900https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69VNDA/1/mestrado___cristiane_batista_bezerra_torres.pdf067c8d784da320fca0f1973a2fa68cd7MD51TEXTmestrado___cristiane_batista_bezerra_torres.pdf.txtmestrado___cristiane_batista_bezerra_torres.pdf.txtExtracted texttext/plain301923https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69VNDA/2/mestrado___cristiane_batista_bezerra_torres.pdf.txtee42c9b3bb2a22dc71d977851148532cMD521843/LHLS-69VNDA2019-11-14 09:53:03.481oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69VNDARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:53:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|