Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_68dbbe4810010e43d1ec7b0407acd48b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRMUY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Beatriz Lopes FalcãoGilka da Luz Cota Rocha Ramos2019-08-12T17:02:46Z2019-08-12T17:02:46Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRMUYEste trabalho tem como objetivo analisar a Avaliação escolar descrita pela Equipe da E.E. Virgilio de Melo Franco em seu Projeto Político Pedagógico. Sendo a Avaliação um processo contínuo e paralelo ao ensino devendo acontecer durante todo o período letivo, em todos os momentos e de formas variadas, levando o professor a detectar a aprendizagem ou não do aluno. De acordo com a legislação vigente toda produção do aluno deve ser vista como avaliação de seu conhecimento. A avaliação deve valer-se de modalidades como somar, formar e diagnosticar e jamais deverá ter caráter punitivo. Portanto, a avaliação é um ato complexo, cuja competência não é responsabilidade só do professor, mas de todos. Devendo ser contínua e estar presente durante todo o processo e não somente em períodos específicos, deve também ter compatibilidade com os objetivos propostos, amplitude, avaliando todos os aspectos (cognitivos, afetivos e psicomotor). Portanto, se é função da escola criar condições para que o aluno aprenda os conteúdos e, sobretudo, desenvolva determinadas habilidades, ela precisa de diversas formas de avaliar e fornecer ao professor elementos de reflexão contínua sobre sua prática e a criação de novos instrumentos de trabalho, sobre ajustes a fazer no processo como um todo. Ao aluno deve permitir tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender. À escola, cabe definir prioridades e identificar que aspectos das ações educacionais demandam maior apoio.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAlunos AvaliaçãoAvaliação educacionalProcessoAvaliaçãoConhecimentoDiagnósticoPrioridadesResultadosAvaliação: mito ou desafio?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_de_especializa__o_gilka_da_luz_cota_rocha_ramos.pdfapplication/pdf250548https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRMUY/1/monografia_de_especializa__o_gilka_da_luz_cota_rocha_ramos.pdfe24075a15256cdb53a50ee10eb6ae3fbMD51TEXTmonografia_de_especializa__o_gilka_da_luz_cota_rocha_ramos.pdf.txtmonografia_de_especializa__o_gilka_da_luz_cota_rocha_ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain102842https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRMUY/2/monografia_de_especializa__o_gilka_da_luz_cota_rocha_ramos.pdf.txtb62a550e4947789b8f45c7a08ea24648MD521843/BUBD-9WRMUY2019-11-14 18:51:19.917oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRMUYRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:51:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547731351764992