Viabilidade construtiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinícius Oliveira Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVQ5D
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresentou uma alternativa para o sistema construtivo no Brasil, o Light Steel Framing. O Light Steel Framing é um sistema construtivo proveniente de avanços tecnológicos com finalidade de atualizar e evoluir os processos da construção civil, aperfeiçoando o método para reduzir o desperdício, o impacto ambiental e principalmente reduzir o prazo do processo construtivo. O método mais utilizado no país é a construção com alvenarias de tijolos ou blocos de concreto, o que implica em alto índice de desperdício de materiais e redução na produtividade. O Light Steel Framing é um processo construtivo em aço galvanizado, com etapas industrializadas que reduzem o desperdício de matéria prima durante a execução no canteiro de obras, sendo basicamente um processo de montagem. Possui uma estrutura leve, através da qual a fundação não sofre alta sobrecarga, diminuindo no custo de concreto e aço. Essa pesquisa identificou pontos positivos e negativos para utilização desse tipo de construção, levando em consideração aspectos gerais. A metodologia da pesquisa envolveu a avaliação de projetos já executados, para ilustrar esse sistema e provar as suas vantagens e desvantagens.
id UFMG_698a5f90bd4ad0ffed8740f2937c38dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGVQ5D
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Cesar Firpe PennaVinícius Oliveira Melo2019-08-14T14:36:56Z2019-08-14T14:36:56Z2015-04-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVQ5DO presente trabalho de conclusão de curso apresentou uma alternativa para o sistema construtivo no Brasil, o Light Steel Framing. O Light Steel Framing é um sistema construtivo proveniente de avanços tecnológicos com finalidade de atualizar e evoluir os processos da construção civil, aperfeiçoando o método para reduzir o desperdício, o impacto ambiental e principalmente reduzir o prazo do processo construtivo. O método mais utilizado no país é a construção com alvenarias de tijolos ou blocos de concreto, o que implica em alto índice de desperdício de materiais e redução na produtividade. O Light Steel Framing é um processo construtivo em aço galvanizado, com etapas industrializadas que reduzem o desperdício de matéria prima durante a execução no canteiro de obras, sendo basicamente um processo de montagem. Possui uma estrutura leve, através da qual a fundação não sofre alta sobrecarga, diminuindo no custo de concreto e aço. Essa pesquisa identificou pontos positivos e negativos para utilização desse tipo de construção, levando em consideração aspectos gerais. A metodologia da pesquisa envolveu a avaliação de projetos já executados, para ilustrar esse sistema e provar as suas vantagens e desvantagens.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAço galvanizadoConstrução civilViabilidadeLight Steel FramingSistemas construtivosViabilidade construtivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__vinicius_oliveira_melo.pdfapplication/pdf1468692https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVQ5D/1/monografia__vinicius_oliveira_melo.pdf61ad658eb48c705d7182d9c3c8919e62MD51TEXTmonografia__vinicius_oliveira_melo.pdf.txtmonografia__vinicius_oliveira_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain53227https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVQ5D/2/monografia__vinicius_oliveira_melo.pdf.txte42734a8c553c508150c43b15c9dfd7aMD521843/BUBD-AGVQ5D2019-11-14 03:15:05.87oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGVQ5DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:15:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Viabilidade construtiva
title Viabilidade construtiva
spellingShingle Viabilidade construtiva
Vinícius Oliveira Melo
Viabilidade
Light Steel Framing
Sistemas construtivos
Aço galvanizado
Construção civil
title_short Viabilidade construtiva
title_full Viabilidade construtiva
title_fullStr Viabilidade construtiva
title_full_unstemmed Viabilidade construtiva
title_sort Viabilidade construtiva
author Vinícius Oliveira Melo
author_facet Vinícius Oliveira Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Cesar Firpe Penna
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinícius Oliveira Melo
contributor_str_mv Fernando Cesar Firpe Penna
dc.subject.por.fl_str_mv Viabilidade
Light Steel Framing
Sistemas construtivos
topic Viabilidade
Light Steel Framing
Sistemas construtivos
Aço galvanizado
Construção civil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aço galvanizado
Construção civil
description O presente trabalho de conclusão de curso apresentou uma alternativa para o sistema construtivo no Brasil, o Light Steel Framing. O Light Steel Framing é um sistema construtivo proveniente de avanços tecnológicos com finalidade de atualizar e evoluir os processos da construção civil, aperfeiçoando o método para reduzir o desperdício, o impacto ambiental e principalmente reduzir o prazo do processo construtivo. O método mais utilizado no país é a construção com alvenarias de tijolos ou blocos de concreto, o que implica em alto índice de desperdício de materiais e redução na produtividade. O Light Steel Framing é um processo construtivo em aço galvanizado, com etapas industrializadas que reduzem o desperdício de matéria prima durante a execução no canteiro de obras, sendo basicamente um processo de montagem. Possui uma estrutura leve, através da qual a fundação não sofre alta sobrecarga, diminuindo no custo de concreto e aço. Essa pesquisa identificou pontos positivos e negativos para utilização desse tipo de construção, levando em consideração aspectos gerais. A metodologia da pesquisa envolveu a avaliação de projetos já executados, para ilustrar esse sistema e provar as suas vantagens e desvantagens.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:36:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVQ5D
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVQ5D
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVQ5D/1/monografia__vinicius_oliveira_melo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVQ5D/2/monografia__vinicius_oliveira_melo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61ad658eb48c705d7182d9c3c8919e62
e42734a8c553c508150c43b15c9dfd7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589246408196096