Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR |
Resumo: | Os motores brushless estão cada vez mais presentes em nossas vidas e para tirar o melhor proveito dos mesmos é importante conhecer o seu desempenho. O objetivo desse trabalho é criar uma metodologia de caracterização experimental deste tipo de motor. Como metodologia, foram feitas pesquisas acerca de trabalhos semelhantes, foi construída uma bancada de testes e um sistema de aquisição para obter os dados. As variáveis medidas foram: rotação, torque, temperatura, corrente e tensão. Além de possuir um servo motor que atua como freio tipo prony para variar a carga aplicada ao sistema. Os resultados obtidos possibilitaram a análise de funcionamento do motor. Também foi possível a concepção de um modelo matemático que representa o sistema, utilizando as informações obtidas e as equações presentes na literatura. Foi possível concluir que a bancada e a metodologia utilizada foram válidas, e que o ESC (controlador eletrônico de velocidade) é um grande limitador de eficiência dos motores. |
id |
UFMG_6a00d51b0b5e8bd69c55d20c07eb1402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BCGGNR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Eduardo Mautone BarrosThales Alexandre Carvalho MaiaClaysson Bruno Santos VimieiroIvo Zatti Lima Meyer2019-08-14T21:08:23Z2019-08-14T21:08:23Z2019-02-11http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNROs motores brushless estão cada vez mais presentes em nossas vidas e para tirar o melhor proveito dos mesmos é importante conhecer o seu desempenho. O objetivo desse trabalho é criar uma metodologia de caracterização experimental deste tipo de motor. Como metodologia, foram feitas pesquisas acerca de trabalhos semelhantes, foi construída uma bancada de testes e um sistema de aquisição para obter os dados. As variáveis medidas foram: rotação, torque, temperatura, corrente e tensão. Além de possuir um servo motor que atua como freio tipo prony para variar a carga aplicada ao sistema. Os resultados obtidos possibilitaram a análise de funcionamento do motor. Também foi possível a concepção de um modelo matemático que representa o sistema, utilizando as informações obtidas e as equações presentes na literatura. Foi possível concluir que a bancada e a metodologia utilizada foram válidas, e que o ESC (controlador eletrônico de velocidade) é um grande limitador de eficiência dos motores.Brushless motors are increasingly present in our lives and to get the best out of them it is important to know their performance. The objective of this work is to create a methodology of experimental characterization of this type of motor. As a methodology, research was done on similar works, it was built a test bench and an acquisition system to obtain the data. The variables measured were: rotation, torque, temperature, current and voltage. In addition to possessing a servo motor that acts like brake prony type to vary the load applied to the system. The results obtained allowed the analysis of the motor performance. It was also possible to design a mathematical model that represents the system, using the information obtained and the equations present in the literature. It was possible to conclude that the bench and the methodology used were valid, and that the ESC (electronic speed controller) is a great efficiency limiter of the motors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotores elétricosAeronave não tripuladaEngenharia mecânicaESCMotor brushlessMotor elétricoEnsaios de motorCaracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripuladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdfapplication/pdf1538013https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCGGNR/1/dissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf63a6798ea7b1b5935896422ff83c6b1eMD51TEXTdissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf.txtdissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf.txtExtracted texttext/plain82851https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCGGNR/2/dissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf.txt31c5993cbd3e6f94e1d57460f5036024MD521843/RAOA-BCGGNR2019-11-14 15:44:08.444oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAOA-BCGGNRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:44:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
title |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
spellingShingle |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados Ivo Zatti Lima Meyer ESC Motor brushless Motor elétrico Ensaios de motor Motores elétricos Aeronave não tripulada Engenharia mecânica |
title_short |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
title_full |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
title_fullStr |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
title_full_unstemmed |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
title_sort |
Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados |
author |
Ivo Zatti Lima Meyer |
author_facet |
Ivo Zatti Lima Meyer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Eduardo Mautone Barros |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thales Alexandre Carvalho Maia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Claysson Bruno Santos Vimieiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivo Zatti Lima Meyer |
contributor_str_mv |
Jose Eduardo Mautone Barros Thales Alexandre Carvalho Maia Claysson Bruno Santos Vimieiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESC Motor brushless Motor elétrico Ensaios de motor |
topic |
ESC Motor brushless Motor elétrico Ensaios de motor Motores elétricos Aeronave não tripulada Engenharia mecânica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Motores elétricos Aeronave não tripulada Engenharia mecânica |
description |
Os motores brushless estão cada vez mais presentes em nossas vidas e para tirar o melhor proveito dos mesmos é importante conhecer o seu desempenho. O objetivo desse trabalho é criar uma metodologia de caracterização experimental deste tipo de motor. Como metodologia, foram feitas pesquisas acerca de trabalhos semelhantes, foi construída uma bancada de testes e um sistema de aquisição para obter os dados. As variáveis medidas foram: rotação, torque, temperatura, corrente e tensão. Além de possuir um servo motor que atua como freio tipo prony para variar a carga aplicada ao sistema. Os resultados obtidos possibilitaram a análise de funcionamento do motor. Também foi possível a concepção de um modelo matemático que representa o sistema, utilizando as informações obtidas e as equações presentes na literatura. Foi possível concluir que a bancada e a metodologia utilizada foram válidas, e que o ESC (controlador eletrônico de velocidade) é um grande limitador de eficiência dos motores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T21:08:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T21:08:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCGGNR/1/dissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAOA-BCGGNR/2/dissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63a6798ea7b1b5935896422ff83c6b1e 31c5993cbd3e6f94e1d57460f5036024 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676835712401408 |