Na encruzilhada do Soul: lazer, educação, dança e transgeracionalidade na metrópole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Carlos Felizardo Junior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2BL3U
Resumo: Apresentam-se, nesta tese no campo do lazer, os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender se, no baile Black Soul da Praça Sete de Setembro da metrópole belorizontina, neste início de século, são mobilizadas dimensões educativas e, em caso positivo, de que tipo. Epistemologicamente situada no paradigma da complexidade e teórico-metodologicamente orientada pelos estudos da Subjetividade, a pesquisa foi realizada na perspectiva da transdisciplinaridade, articulando observação do campo à entrevista episódica em situação conversacional com 11 participantes do Baile, sendo quatro adultos maduros, cinco adultos de meia idade e dois jovens. Seus resultados apontaram que com dança, música, alegria, diversão, nesse lazer, emerge processos educativos transgeracionais e entre grupos coetâneos que revelam importância que esse estilo teve e tem na constituição de uma identidade específica compartilhada pelos negros da cidade os Blacks- a qual enseja a produção da Cultura Soul belorizontina. Instituído no contexto da (re)emergência do estilo na primeira década do Século XXI, o baile da Praça Sete configurou-se como tempo-espaço de fruição e expressão desta cultura, atraindo moradores de diferentes pontos da metrópole, faixas etárias e ciclos da vida. A pesquisa evidenciou que o Baile Black na Praça central da metrópole consiste em um tempo-espaço privilegiado de encontro da população negra, mas não exclusivamente, que se efetiva na e pela dança, e com ela a transmissão de um acervo de conhecimentos produzidos no interior da Cultura Soul que configuram formas de ser-e-estar-com-e-como-os-outros próprias deste universo. Nele, a disseminação da Cultura Soul se faz pela via do ensino-aprendizado, em processos formativos intencionalmente orientados para a promoção de vínculos positivados de pertencimento a um território identitário; dando aos jovens a oportunidade de desenvolver uma corporeidade específica, pela qual podem expressar uma ética e uma estética definidoras de um modo particular de ser-com-e-como-os-outros, entre os outros, permeada pelo respeito à pessoa humana. Ao inseri-los, por este expediente, na Cultura Soul, os Blacks contribuem para que eles se insiram no mundo de uma forma mais positivada, posto que mais sabedores de si, do mundo e de si no mundo. Questões relativas ao papel dos adultos e das mulheres no interior desta cultura, ao conflito decorrente da luta por territorialização, na cidade, da Cultura Soul e às influências do trânsito dos Blacks entre diferentes manifestações de matriz africana na configuração da Cultura Soul emergiram da pesquisa revelando o potencial de investigação que a temática encerra.
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Seus resultados apontaram que com dança, música, alegria, diversão, nesse lazer, emerge processos educativos transgeracionais e entre grupos coetâneos que revelam importância que esse estilo teve e tem na constituição de uma identidade específica compartilhada pelos negros da cidade os Blacks- a qual enseja a produção da Cultura Soul belorizontina. Instituído no contexto da (re)emergência do estilo na primeira década do Século XXI, o baile da Praça Sete configurou-se como tempo-espaço de fruição e expressão desta cultura, atraindo moradores de diferentes pontos da metrópole, faixas etárias e ciclos da vida. A pesquisa evidenciou que o Baile Black na Praça central da metrópole consiste em um tempo-espaço privilegiado de encontro da população negra, mas não exclusivamente, que se efetiva na e pela dança, e com ela a transmissão de um acervo de conhecimentos produzidos no interior da Cultura Soul que configuram formas de ser-e-estar-com-e-como-os-outros próprias deste universo. Nele, a disseminação da Cultura Soul se faz pela via do ensino-aprendizado, em processos formativos intencionalmente orientados para a promoção de vínculos positivados de pertencimento a um território identitário; dando aos jovens a oportunidade de desenvolver uma corporeidade específica, pela qual podem expressar uma ética e uma estética definidoras de um modo particular de ser-com-e-como-os-outros, entre os outros, permeada pelo respeito à pessoa humana. Ao inseri-los, por este expediente, na Cultura Soul, os Blacks contribuem para que eles se insiram no mundo de uma forma mais positivada, posto que mais sabedores de si, do mundo e de si no mundo. Questões relativas ao papel dos adultos e das mulheres no interior desta cultura, ao conflito decorrente da luta por territorialização, na cidade, da Cultura Soul e às influências do trânsito dos Blacks entre diferentes manifestações de matriz africana na configuração da Cultura Soul emergiram da pesquisa revelando o potencial de investigação que a temática encerra.Esta tesis, referente al campo del ocio, presenta los resultados de la investigación desarrollada con el objetivo de que se comprenda, el aile Black Soul de la Plaza Sete de Setembro de la ciudad de Belo Horizonte, en este inicio de siglo, son movilizadas dimensiones educativas y, en el caso de que sea positivo, de qué tipo. Epistemológicamente ubicada en el paradigma de la complejidad y teórico-metodológicamente orientada por los estudios de la subjetividad la investigación fue realizada en la perspectiva de la transdiciplinaridad, articulando la observación hacia la entrevista episódica en situación de conversación con 11 participantes del Baile, siendo ellos, cuatro adultos maduros, cinco adultos de edad intermedia y dos jóvenes. Sus resultados señalaron que con la danza, música, alegría, y la diversión, en ese tipo de ocio, emergen los procesos educativos transgeneracionales y entre grupos coetáneos que revelan la importancia que ese estilo tuvo y tiene en la constitución de una identidad específica compartida por los negros de la ciudad los Blacks la cual dirige la producción de la Cultura Soul de Belo Horizonte. Instituído en el contexto de la (re)emergencia del estilo en la primera década del Siglo XXI, el baile de la Praça Sete fue configurándose como tiempo-espacio de fricción y expresión de esta cultura, atrayendo a habitantes de diferentes puntos de la metrópolis, diversas edad y ciclos de vida. La investigación evidenció que el baila Black en la Plaza central de la metrópolis consiste en un tiempo-espacio privilegiado de encuentro de la población negra, pero no exclusivamente, que se pone en marcha en y por la danza, y con ella la transmisión de un acervo de conocimientos producidos en el interior de la Cultura Soul que configuran las formas ser-y-estar-con-y-con-los-otros propias de este universo. En él, la diseminación de la Cultura Soul se realiza por vía de la enseñanza-aprendizaje, en procesos de formación intencionalmente orientados hacia la promoción de vínculos positivados de pertenencia a un territorio de identidad; dándole a los jóvenes la oportunidad de desarrollar un cuerpo específico, por el cual pueden expresar una ética y una estética definidas de un modo particular de ser-con-y-como-los-otros, entre los otros, permeada por el respeto a la persona humana. Al insertarlos, mediante este expediente, en la Cultura Soul, los Blacks contribuyen para que ellos se inserten en el mundo de una forma más positivada, como sabios de sí mismo de sí mismo en el mundo. Las cuestiones relativas al papel de los adultos y de las mujeres en el interior de esta cultura, al conflicto que deriva de la lucha por territorio, en la ciudad, de la Cultura Soul y a las influencias del tránsito de los Blacks entre diferentes manifestaciones de matriz africana en la configuración de la Cultura Soul emergieron de la investigación revelando el potencial que encierra el estudio abordado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCultura popularLazer Belo Horizonte(MG)Identidade socialLazerNegrosTransgeracionalidadeCultura Black SoulEducaçãoNegroLazerNa encruzilhada do Soul: lazer, educação, dança e transgeracionalidade na metrópoleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluiz_carlos_felizardo_jr_tese_prota_para_biblioteca_06_12.pdfapplication/pdf5381962https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2BL3U/1/luiz_carlos_felizardo_jr_tese_prota_para_biblioteca_06_12.pdff1ac17821a536232f1e97dca8d31417bMD51TEXTluiz_carlos_felizardo_jr_tese_prota_para_biblioteca_06_12.pdf.txtluiz_carlos_felizardo_jr_tese_prota_para_biblioteca_06_12.pdf.txtExtracted texttext/plain640623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2BL3U/2/luiz_carlos_felizardo_jr_tese_prota_para_biblioteca_06_12.pdf.txt70f35b03c5fe2614b511d977df240585MD521843/BUOS-B2BL3U2019-11-14 08:03:06.339oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2BL3URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:03:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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