A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Cristina Ribeiro da Mata
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV
Resumo: Este trabalho propôs uma sequência didática para o conteúdo metodologia científica, temática abordada nas aulas de Ciências e Biologia. Dentro desse assunto, a verdade em ciências foi discutida inicialmente após a leitura de um texto problematizador, como introdução do trabalho. Depois das reflexões, a atividade de investigação foi norteada pelas crendices populares, com o objetivo de agregar autilização de assuntos do senso comum para inserir os conceitos científicos. Dessa maneira, foi abordada em todas as aulas as características do ensino investigativo, como a valorização da autonomia dos estudantes em sala de aula no levantamento de hipóteses, o posicionamento crítico na resolução de problemas, a proposição demetodologias e a divulgação das conclusões.
id UFMG_6a77fc76de4b87573a97dddb3ef0d064
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJHZV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A crendice popular como proposta de atividade didática investigativaEngajamentoEnsino de ciências por investigaçãoSenso comumHabilidadesCompetênciasCrendicesEducaçãoCiência  Estudo e ensinoCredulidade  Aspectos sociaisEste trabalho propôs uma sequência didática para o conteúdo metodologia científica, temática abordada nas aulas de Ciências e Biologia. Dentro desse assunto, a verdade em ciências foi discutida inicialmente após a leitura de um texto problematizador, como introdução do trabalho. Depois das reflexões, a atividade de investigação foi norteada pelas crendices populares, com o objetivo de agregar autilização de assuntos do senso comum para inserir os conceitos científicos. Dessa maneira, foi abordada em todas as aulas as características do ensino investigativo, como a valorização da autonomia dos estudantes em sala de aula no levantamento de hipóteses, o posicionamento crítico na resolução de problemas, a proposição demetodologias e a divulgação das conclusões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSanter Alvares de MatosAline Cristina Ribeiro da Mata2019-08-10T14:54:41Z2019-08-10T14:54:41Z2011-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZVinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:02:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJHZVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:02:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
title A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
spellingShingle A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
Aline Cristina Ribeiro da Mata
Engajamento
Ensino de ciências por investigação
Senso comum
Habilidades
Competências
Crendices
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Credulidade  Aspectos sociais
title_short A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
title_full A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
title_fullStr A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
title_full_unstemmed A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
title_sort A crendice popular como proposta de atividade didática investigativa
author Aline Cristina Ribeiro da Mata
author_facet Aline Cristina Ribeiro da Mata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Cristina Ribeiro da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento
Ensino de ciências por investigação
Senso comum
Habilidades
Competências
Crendices
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Credulidade  Aspectos sociais
topic Engajamento
Ensino de ciências por investigação
Senso comum
Habilidades
Competências
Crendices
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Credulidade  Aspectos sociais
description Este trabalho propôs uma sequência didática para o conteúdo metodologia científica, temática abordada nas aulas de Ciências e Biologia. Dentro desse assunto, a verdade em ciências foi discutida inicialmente após a leitura de um texto problematizador, como introdução do trabalho. Depois das reflexões, a atividade de investigação foi norteada pelas crendices populares, com o objetivo de agregar autilização de assuntos do senso comum para inserir os conceitos científicos. Dessa maneira, foi abordada em todas as aulas as características do ensino investigativo, como a valorização da autonomia dos estudantes em sala de aula no levantamento de hipóteses, o posicionamento crítico na resolução de problemas, a proposição demetodologias e a divulgação das conclusões.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-02
2019-08-10T14:54:41Z
2019-08-10T14:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829780508540928