spelling |
Luiz Alberto Oliveira GoncalvesRosania Rodrigues de SousaSantuza Amorim da SilvaLuciano Campos da SilvaIza Rodrigues da LuzLucio Aparecido Moreira2019-08-10T13:31:47Z2019-08-10T13:31:47Z2013-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97WKHZEste trabalho tem como objetivo compreender o papel do medo na sociedade contemporânea, em especial, a situação singular sobre as fontes do medo vivenciado por ex-professores e ex-alunos a partir de suas experiências em uma cidade do interior de Minas Gerais, manifestas no Grupo Escolar José Gonçalves de Melo de Itaúna, nos anos iniciais da década de 1950. Essa escola foi edificada onde outrora existiu o segundo cemitério da cidade, construído pelos frades barbôneos, seguindo os princípios e tradições cristãs, ou seja, onde outrora existiu uma morada definitiva dos mortos que ali aguardam a ressureição, passou aquele espaço, a abrigar uma escola. Para compreensão do medo, contribuíram para a demarcação teórica estudos, pesquisas e reflexões multidisciplinares realizadas por autores como: Azevedo, Bauman, Beck, Delumeau, Duby, Elias, Kehl, Mira y Lopes e outros. O desenvolvimento da pesquisa e a elaboração da redação da tese possibilitou compreender as diferentes produções teóricas acerca das fontes do medo, o que apresentamos como possíveis marcos analíticos do fenômeno medo, inclusive, no campo da educação. Na presente pesquisa, pretende-se conhecer os dois modos da imposição do medo, conforme mostraram os teóricos do tema: o medo, enquanto sentimento mobilizador de energias vitais manifestado nos diferentes estímulos e, segundo, o medo presente nos diferentes episódios em que os indivíduos são levados a sentir medo a partir de uma situação imaginada. Para verificar as orientações (re)passadas para os docentes do Grupo Escolar José Gonçalves de Melo procedeu-se a Análise dos Discursos presentes no interior da escola registradas no Primeiro Livro de Atas de Reuniões Pedagógicas. Foram realizadas entrevistas com os sujeitos possibilitando verificar suas representações sociais que, mesmo tendo passado mais de sessenta anos, guardam na memória experiências vivenciadas sobre o medo. Por fim, concluiu-se que o medo ainda perdura e está registrado no imaginário dos entrevistados, apresentado na presente pesquisa sob a forma do Discurso do Sujeito Coletivo.This work has the aim to understand the role of fear in contemporary society, in special, the singular situation about the sources of fear experienced by former teachers and former students from their experiences within a town of Minas Gerais, showed at Grupo Escolar José Gonçalves de Melo from Itaúna in the early years of 1950s. This school was built where earstwhile there was the second cemetery of the town which was built by the monks barbôneos, following the principles and Christian traditions, in other words, where once existed a permanent abode of the dead who awaited the resurrection, and that space later became a school. To understand the fear, contributed to the demarcation theoretical of this study, multidisciplinary research and reflections made by authors such as: Azevedo, Bauman, Beck, Delumeau, Duby, Elias, Kehl, Mira y Lopez and others. The development of this research and the writing of the thesis preparation enabled us to understand better the different theoretical productions about the sources of fear, what we present as possible analytical frameworks of fear of the phenomenon, including in the field of education. In this current research, we try to know the two modes of imposition of fear, as shown by the theorists of the theme: the fear wh ile feeling mobilizer of vital energies manifested in different stimuli, and second, the present fear in different episodes in which individuals are led to feel from an imaginary situation. To check these guidelines (re)passed to the teachers of the primary school José Gonçalves de Melo proceeded to the Analysis of speeches present inside the school recorded in the First Book of Meetings Pedagogical. Interviews were conducted with the individuals enabling check their social representations that even have sp ent more than sixty years, it still keeps in memory experiences about fear. Finally, it was concluded that fear still endures and it is registered in the imaginary of the interviewees, presented in this research in the form of Collective Subject Discourse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMedo Aspectos sociaisRepresentações sociaisCemitériosDiscurso do sujeito coletivoMedoCemitérioGrupo escolarRepresentações sociaisAs fontes do medo na educação: estudo de caso de uma escola construída onde existiu um cemitérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_l_cio_moreira.pdfapplication/pdf1404922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97WKHZ/1/tese_l_cio_moreira.pdf9cbe41e5c96886216f3ebc76e9a00a16MD51TEXTtese_l_cio_moreira.pdf.txttese_l_cio_moreira.pdf.txtExtracted texttext/plain425706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97WKHZ/2/tese_l_cio_moreira.pdf.txt057c86a52e1bf0a3ec11704a92ac4102MD521843/BUOS-97WKHZ2019-11-14 10:47:32.812oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-97WKHZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|