spelling |
Maria Cristina Soares de GouveaLeonardo dos Santos Neves2019-08-14T11:58:35Z2019-08-14T11:58:35Z2015-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHDBO objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar as práticas de formação docente na Escola Normal Regional Dom Joaquim Silvério de Souza, localizada no distrito de Conselheiro Mata, da cidade de Diamantina, Minas Gerais. A hipótese analisada debate acerca da renovação teórica e instrumental na formação do professor primário mineiro para o meio rural. Para tanto, buscou-se apreender as estratégias de ensino e instrução empregadas no processo de formação profissional das normalistas rurais pela escola de Conselheiro Mata, destacando-se as Didáticas, os clubes e grêmios na realização das práticas de ensino. O recorte temporal desta pesquisa teve o intervalo entre os anos de 1949 e 1963. A data inicial refere-se à organização e estruturação da instituição de Conselheiro Mata, e a data final, pelo advento da promulgação do Decreto Estatual n.º.879, de 1963, que modifica os currículos para o ensino normal. No aspecto metodológico, foram realizados estudos bibliográficos sobre a história da educação rural e estudos mais gerais referentes às discussões sociológicas acerca das categorias rural e urbano. Diferentes fontes documentais foram consultadas: legislação, relatórios e documentos oficiais, jornais, revistas, livros e coletâneas, diários escolares, fotografias, além dos relatos das exnormalistas de Conselheiro Mata. Essas fontes consultadas foram localizadas nos arquivos da Escola Normal Regional D. Joaquim Silvério de Souza; no Arquivo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHE); no Acervo da Biblioteca da Faculdade de Economia da UFMG; no Acervo de jornais da Biblioteca Antônio Torres; nos Acervos bibliográficos da UFMG e da UFVJM; e em acervos particulares.The objective of this research was to identify and analyze teacher training practices at the Regional Normal School Dom Joaquim Silvério de Souza, located in the district of Conselheiro Mata, countryside of Diamantina, Minas Gerais. The hypothesis examined debates about the theoretical and instrumental renovation in the training of Minas Gerais schoolteachers for rural areas. For this purpose, it was necessary to apprehend educational and instructional strategies used in the professional training process of rural normalists by the school of Conselheiro Mata, highlighting the Teaching, clubs and unions in carrying out the teaching practices. The time frame of this study was the interval between the years 1949, initial date that refers to the organization and structuring of the institution of Conselheiro Mata, and 1963, due to the promulgation of the State Decree No. 6879, of 1963, which modify the curriculum to the normal education. In the methodological aspect, bibliographical studies about the history of rural education and more general studies concerning to the sociological discussions about rural and urban categories were performed. Various documentary sources were consulted: legislation, reports and official documents, newspapers, magazines, books and collections, school diaries, photographs, besides the reports of former normalists of Conselheiro Mata. These sources were found in the archives of Regional Normal School D. Joaquim Silverio de Souza; in the archive of the Center of Documentation and Research Helena Antipoff (CDPHE); in the Library Collection of UFMG School of Economics; in the newspapers collection of Antônio Torres Library; in the bibliographic collections of UFMG and UFVJM; and in private collections.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducacao rural HistoriaEducaçãoEducação HistoriaProfessores FormaçãoPráticas de EnsinoFormação de ProfessorEscola Normal RuralSentido novo da vida rural: a formação de professoras na Escola Normal Regional D. Joaquim Silvério de Souza (1949-1963)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_leonardo_santos_neves.pdfapplication/pdf31042602https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHDB/1/tese_leonardo_santos_neves.pdf199babee4d3778cdcbf774479260f7a6MD51TEXTtese_leonardo_santos_neves.pdf.txttese_leonardo_santos_neves.pdf.txtExtracted texttext/plain581075https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHDB/2/tese_leonardo_santos_neves.pdf.txteff2a55001ad951822fe0811f08500e7MD521843/BUBD-A3NHDB2019-11-14 14:11:57.99oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NHDBRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:11:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|