Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: a trajetória profissional de uma educadora (1869/1913)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Simone Chamon
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857JUG
Resumo: Este trabalho é um relato historiográfico da trajetória profissional de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1839-1929), professora, escritora e tradutora que atuou no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na segunda metade do século XIX e início do século XX. Seu objetivo é lançar luz sobre a trajetória de uma educadora, cuja atuação foi marcada por sua opção pela fé reformada, no seu ramo presbiteriano, e que percorreu o campo educacional brasileiro no período indicado de uma maneira singular, tanto por ter se profissionalizado e se especializado em assuntos educacionais, quanto por ter orientado sua prática e suas reflexões no campo da educação para os padrões pedagógicos norte-americanos, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia considerada moderna. Na tentativa de compreender a constituição da trajetória profissional de Maria Guilhermina e a sua inserção no campo educacional brasileiro, procurei apontar as condições sociais experimentadas por Guilhermina e para as redes de sociabilidade nas quais ela se inscreveu. Nesse processo, o seu pertencimento religioso, a sua conversão ao cristianismo reformado e a sua ligação com os missionários e educadores presbiterianos de origem norte-americana que vieram para o Brasil na segunda metade do século XIX se mostraram decisivos. Foi inicialmente junto a esses missionários e posteriormente em viagem aos Estados Unidos que ela entrou em contato com o repertório pedagógico norte-americano. Além disso, foi a partir de sua condição religiosa que ela leu o mundo e orientou sua prática no campo educacional. Nesse processo, Maria Guilhermina se apropriou e fez circular saberes e práticas do repertório educacional norte- americano, constituindo-se, pouco a pouco, em uma mulher profissional da educação, especialista considerada à sua época como competente para intervir no campo educacional. Constituindo-se também como tradutora/mediadora entre dois universos culturais Brasil/Estados Unidos , colaborando para redefinir os possíveis da educação brasileira.
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Seu objetivo é lançar luz sobre a trajetória de uma educadora, cuja atuação foi marcada por sua opção pela fé reformada, no seu ramo presbiteriano, e que percorreu o campo educacional brasileiro no período indicado de uma maneira singular, tanto por ter se profissionalizado e se especializado em assuntos educacionais, quanto por ter orientado sua prática e suas reflexões no campo da educação para os padrões pedagógicos norte-americanos, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia considerada moderna. Na tentativa de compreender a constituição da trajetória profissional de Maria Guilhermina e a sua inserção no campo educacional brasileiro, procurei apontar as condições sociais experimentadas por Guilhermina e para as redes de sociabilidade nas quais ela se inscreveu. Nesse processo, o seu pertencimento religioso, a sua conversão ao cristianismo reformado e a sua ligação com os missionários e educadores presbiterianos de origem norte-americana que vieram para o Brasil na segunda metade do século XIX se mostraram decisivos. Foi inicialmente junto a esses missionários e posteriormente em viagem aos Estados Unidos que ela entrou em contato com o repertório pedagógico norte-americano. Além disso, foi a partir de sua condição religiosa que ela leu o mundo e orientou sua prática no campo educacional. Nesse processo, Maria Guilhermina se apropriou e fez circular saberes e práticas do repertório educacional norte- americano, constituindo-se, pouco a pouco, em uma mulher profissional da educação, especialista considerada à sua época como competente para intervir no campo educacional. Constituindo-se também como tradutora/mediadora entre dois universos culturais Brasil/Estados Unidos , colaborando para redefinir os possíveis da educação brasileira.This paper is a historiographical report on the professional life of Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1839-1929). She worked as a teacher, writer and translator in Rio de Janeiro, São Paulo and Minas Gerais during the second half of the XIX and in the early XX century. The purpose of this paper is to shed light on the life an intelectual/teacher whose work was distinguised by her decision to adopt a presbiterian reformed faith and whose professional work in the Brazilian education field during the aforementioned period was rather peculiar both because she graduated and specialized in educational issues and also because she focused her practice and reflexions on the educational field based on North American pedagogical standarts, thus bringing in and disseminating throughout Brazil elements of a pedagoy deemed modern. In the attempt to grasp an undertanding of the construction of Maria Guilherminas professional life and her insertion into educational field I have tried to pinpoint the social conditions experienced both by Guilhermina herself and also by sociability networks in which she was inscribed. Under such circunstances, her relation to religious faith, her convertions to reformed christianity and her liason with presbiterian missionaires and educators who had come from the USA to Brazil during the second half of the XIX century appeared to be decisive for her. Her initial contact with this missionaires and later her trip to the United States allowed her to familiarize with the North American pedagogical inventory. In addition, her religious status was the starting point from where she could read the world and focus on an education-oriented field pratice. This away, Maria Guilhermina got hold of knwoledge and practices taken from the North American educational inventory, distributing them and becoming at length an educational professional woman who at that time was considered competent enough to intervene in the educational field. She also became a translator/mediator between two cultural universes Brazil/United States thus contributing to restate the possibles of the Brazilian education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Formação profissional Educação feminina  HistoriaRelato historiográfico da trajetória profissional de Maria Guilhermina Loureiro de AndradeMaria Guilhermina Loureiro de Andrade: a trajetória profissional de uma educadora (1869/1913)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALp_ginas_iniciais.pdfapplication/pdf67984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/1/p_ginas_iniciais.pdf65bf29ed8f19644bbdc7d1dd7b1bd3f1MD51refer_ncias.pdfapplication/pdf112777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/2/refer_ncias.pdfffcc4d32cb8cec104e62cf7882235dc7MD52introdu__o.pdfapplication/pdf149826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/3/introdu__o.pdf75b5e410a9f791c88678a81d97e157faMD53cap_tulo_1.pdfapplication/pdf242954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/4/cap_tulo_1.pdfaeba59dda4b257ed48b33a304844f60dMD54cap_tulo_2.pdfapplication/pdf369076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/5/cap_tulo_2.pdf1f98d284c59f926dde8b88ea8b9707e5MD55cap_tulo_3.pdfapplication/pdf162621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/6/cap_tulo_3.pdf586a34e0a47c6157b508c0a382a1fa05MD56cap_tulo_4.pdfapplication/pdf1318439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/7/cap_tulo_4.pdf587e3a0846605d907b1017c46a35650fMD57cap_tulo_5.pdfapplication/pdf229325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/8/cap_tulo_5.pdfaaa3ce2d2a0f68aaf4b2d7008c62babbMD58considera__es_finais.pdfapplication/pdf36083https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/9/considera__es_finais.pdf7134fe68064edc5a0db5c0d1fbe069f6MD59TEXTp_ginas_iniciais.pdf.txtp_ginas_iniciais.pdf.txtExtracted texttext/plain11989https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/10/p_ginas_iniciais.pdf.txt2c7a85606c6d15f86daa82ec6f339bfbMD510refer_ncias.pdf.txtrefer_ncias.pdf.txtExtracted texttext/plain55954https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/11/refer_ncias.pdf.txt0cd9d9d573ca65c34d33eacb8747a54cMD511introdu__o.pdf.txtintrodu__o.pdf.txtExtracted texttext/plain76265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/12/introdu__o.pdf.txt72e71020668a9a47392b4fb2081b1074MD512cap_tulo_1.pdf.txtcap_tulo_1.pdf.txtExtracted texttext/plain122465https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/13/cap_tulo_1.pdf.txtb9ea4285b30134b3850b418105c0bd15MD513cap_tulo_2.pdf.txtcap_tulo_2.pdf.txtExtracted texttext/plain133896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/14/cap_tulo_2.pdf.txtd485691a8d86e3ead46c7048934b18a0MD514cap_tulo_3.pdf.txtcap_tulo_3.pdf.txtExtracted texttext/plain79590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/15/cap_tulo_3.pdf.txtfa122d4df0d96c48600a7f378e8571f2MD515cap_tulo_4.pdf.txtcap_tulo_4.pdf.txtExtracted texttext/plain108250https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/16/cap_tulo_4.pdf.txte17a7c7dba02a6dba9fec61d9af40d28MD516cap_tulo_5.pdf.txtcap_tulo_5.pdf.txtExtracted texttext/plain112289https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/17/cap_tulo_5.pdf.txtd04853b166000c01445ba36467738e4bMD517considera__es_finais.pdf.txtconsidera__es_finais.pdf.txtExtracted texttext/plain12504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857JUG/18/considera__es_finais.pdf.txte6e45cacae89261e0da10fa63b6365c6MD5181843/FAEC-857JUG2019-11-14 11:23:00.712oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-857JUGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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