Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2 |
Resumo: | Nas últimas duas décadas, foram publicadas algumas pesquisas na área de Educação em Ciências que enfatizaram a importância de tal educação ser mais autêntica, com o objetivo de promover uma alfabetização científica mais ampla e, consequentemente, contribuir na formação de cidadãos críticos-reflexivos. Além disso, tais pesquisas têm destacado a importância de um ensino que possa contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre Ciências. Diante disso, uma abordagem de ensino que tem se mostrado promissora é o Ensino Fundamentado em Modelagem. Isso porque tal abordagem engloba uma série de outras práticas científicas e, portanto, pode favorecer aos estudantes desenvolver uma visão menos ingênua sobre Ciências. No entanto, até o momento, a literatura da área aponta que ainda não há estudos empíricos que tenham buscado investigar a relação entre Natureza da Ciência e Ensino Fundamentado em Modelagem no ensino de Ciências. A partir dessa lacuna, este estudo, baseado nos referenciais Gilbert e Justi (2016) e Justi e Erduran (2015), investigou: (i) Quais aspectos de Natureza da Ciência estudantes do Ensino Médio manifestam a partir da vivência de atividades de modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico? (ii) Como a participação em atividades de modelagem, nos contextos investigados, contribui para que tais estudantes manifestem uma visão mais ampla sobre Ciências? Em que extensão isso acontece? e (iii) Como o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 pode favorecer a análise de dados coletados em contextos regulares de ensino? Para isso, três unidades didáticas baseadas em modelagem, previamente elaboradas em nosso Grupo de Pesquisa, foram aplicadas em duas turmas regulares de Química. A coleta dos dados envolveu registro em áudio e vídeo de todas as aulas, observação participante da pesquisadora, notas de campo, coleta de artefatos e questionamentos específicos aos estudantes em algumas aulas. Após a seleção de um grupo de estudantes e da interação intensa com seus dados obtidos a partir das múltiplas fontes, foi redigido um estudo de caso. Para a análise de dados, foi utilizado o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 como ferramenta analítica, assim como o software NVivo para otimizar o processo de análise dos dados contidos no estudo de caso. A realização dessa pesquisa contribuiu não apenas para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura da área, relacionada à inexistência de estudos empíricos que buscassem investigar a relação entre o ensino e aprendizagem sobre Ciências a partir do Ensino Fundamentado em Modelagem, mas também para a proposição de uma ferramenta para analisar dados obtidos em contextos regulares de ensino. Apontamos também para a importância de tal ferramenta ser utilizada tanto na elaboração e desenvolvimento de propostas de ensino, quanto em análises futuras a fim de fomentar discussões sobre o grande desafio que é promover um ensino de Ciências que favoreça aos estudantes o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre ciências. |
id |
UFMG_6c6ecd2bcc048834f088eeeb2f146a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BBLJX2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Andreia Guerra de MoraesPoliana Flavia MaiaRoberta Guimaraes CorreaStefannie de Sá IbraimMonique Aline Ribeiro dos Santos2019-08-11T09:33:07Z2019-08-11T09:33:07Z2019-02-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2Nas últimas duas décadas, foram publicadas algumas pesquisas na área de Educação em Ciências que enfatizaram a importância de tal educação ser mais autêntica, com o objetivo de promover uma alfabetização científica mais ampla e, consequentemente, contribuir na formação de cidadãos críticos-reflexivos. Além disso, tais pesquisas têm destacado a importância de um ensino que possa contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre Ciências. Diante disso, uma abordagem de ensino que tem se mostrado promissora é o Ensino Fundamentado em Modelagem. Isso porque tal abordagem engloba uma série de outras práticas científicas e, portanto, pode favorecer aos estudantes desenvolver uma visão menos ingênua sobre Ciências. No entanto, até o momento, a literatura da área aponta que ainda não há estudos empíricos que tenham buscado investigar a relação entre Natureza da Ciência e Ensino Fundamentado em Modelagem no ensino de Ciências. A partir dessa lacuna, este estudo, baseado nos referenciais Gilbert e Justi (2016) e Justi e Erduran (2015), investigou: (i) Quais aspectos de Natureza da Ciência estudantes do Ensino Médio manifestam a partir da vivência de atividades de modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico? (ii) Como a participação em atividades de modelagem, nos contextos investigados, contribui para que tais estudantes manifestem uma visão mais ampla sobre Ciências? Em que extensão isso acontece? e (iii) Como o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 pode favorecer a análise de dados coletados em contextos regulares de ensino? Para isso, três unidades didáticas baseadas em modelagem, previamente elaboradas em nosso Grupo de Pesquisa, foram aplicadas em duas turmas regulares de Química. A coleta dos dados envolveu registro em áudio e vídeo de todas as aulas, observação participante da pesquisadora, notas de campo, coleta de artefatos e questionamentos específicos aos estudantes em algumas aulas. Após a seleção de um grupo de estudantes e da interação intensa com seus dados obtidos a partir das múltiplas fontes, foi redigido um estudo de caso. Para a análise de dados, foi utilizado o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 como ferramenta analítica, assim como o software NVivo para otimizar o processo de análise dos dados contidos no estudo de caso. A realização dessa pesquisa contribuiu não apenas para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura da área, relacionada à inexistência de estudos empíricos que buscassem investigar a relação entre o ensino e aprendizagem sobre Ciências a partir do Ensino Fundamentado em Modelagem, mas também para a proposição de uma ferramenta para analisar dados obtidos em contextos regulares de ensino. Apontamos também para a importância de tal ferramenta ser utilizada tanto na elaboração e desenvolvimento de propostas de ensino, quanto em análises futuras a fim de fomentar discussões sobre o grande desafio que é promover um ensino de Ciências que favoreça aos estudantes o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre ciências.In the last two decades, some studies in the Science Education area have been emphasising the importance of making scientific education more authentic, aiming at promoting a broader scientific literacy and, consequently, contributing to the education of critical-reflective citizens. In addition, such studies have highlighted the importance that teaching may contribute to the development of a comprehensive view about science. In such a context, a Modelling-based Teaching has been viewed as a promising teaching approach. This is because such an approach encompasses several other scientific practices and therefore may favour the development of students less naive views about science. However, to date, the literature of the area points out that there are still no empirical studies that have tried to investigate the relations between Nature of Science and Modelling-based Teaching in Science Education. From this gap, this study, based on Gilbert and Justi (2016) and Justi and Erduran (2015) theoretical ideas, investigated: (i) Which aspects of Nature of Science do High School students show when participating in modelling activities in everyday, scientific and socio-scientific contexts? (ii) How does the participation in modelling activities in the contexts investigated contribute to such students manifestation of a comprehensive view about science? To what extent does this occur? and (iii) How can the Model of Science for Science Education v.2 support the analysis of data collected in regular teaching contexts? Three modelling-based didactic units, based on the same topic, previously produced by our Research Group, were applied into two regular Chemistry classes. Data collection involved audio and video recording of all classes, the researchers participant observation, field notes, artefact collection, and simple interviews with the students in some classes. After the selection of a group of students and intense interaction with the data related to this group gathered from multiple sources, a case study was drawn up for this group. For data analysis, the Model of Science for Science Education v.2 was used as an analytical tool. We also used the NVivo software to optimise the data analysis process. The conduction of this study contributed not only to filling the gap found in the literature of the area, related to the absence of empirical studies that try to investigate the relations between teaching and learning about science from the Modelling-based Teaching perspective, but also to the production of a tool to analyse data gathered in regular teaching contexts. We also point out the importance of such a tool being used both in the generation and conduction of further teaching activities and in future analyses that may foster discussions about the great challenge of promoting science education aiming at providing conditions for the development of students comprehensive views about science.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQuimica Estudo e ensinoEducaçãoModelos e construção de modelos TeseCiência Estudo e ensinoEnsino médioEnsino MédioEnsino Fundamentado em ModelagemNatureza da CiênciaEnsino de QuímicaCompreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientíficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___monique_santos.pdfapplication/pdf2482807https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBLJX2/1/disserta__o___monique_santos.pdf7688aa180ee17e3c8642b0e32bb38ab6MD51TEXTdisserta__o___monique_santos.pdf.txtdisserta__o___monique_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain540265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBLJX2/2/disserta__o___monique_santos.pdf.txt9c37682030422b1e58dc7521c7e5481aMD521843/BUOS-BBLJX22019-11-14 04:54:45.023oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BBLJX2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:54:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
title |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
spellingShingle |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico Monique Aline Ribeiro dos Santos Ensino Médio Ensino Fundamentado em Modelagem Natureza da Ciência Ensino de Química Quimica Estudo e ensino Educação Modelos e construção de modelos Tese Ciência Estudo e ensino Ensino médio |
title_short |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
title_full |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
title_fullStr |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
title_full_unstemmed |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
title_sort |
Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico |
author |
Monique Aline Ribeiro dos Santos |
author_facet |
Monique Aline Ribeiro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andreia Guerra de Moraes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Poliana Flavia Maia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberta Guimaraes Correa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Stefannie de Sá Ibraim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monique Aline Ribeiro dos Santos |
contributor_str_mv |
Andreia Guerra de Moraes Poliana Flavia Maia Roberta Guimaraes Correa Stefannie de Sá Ibraim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Ensino Fundamentado em Modelagem Natureza da Ciência Ensino de Química |
topic |
Ensino Médio Ensino Fundamentado em Modelagem Natureza da Ciência Ensino de Química Quimica Estudo e ensino Educação Modelos e construção de modelos Tese Ciência Estudo e ensino Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Quimica Estudo e ensino Educação Modelos e construção de modelos Tese Ciência Estudo e ensino Ensino médio |
description |
Nas últimas duas décadas, foram publicadas algumas pesquisas na área de Educação em Ciências que enfatizaram a importância de tal educação ser mais autêntica, com o objetivo de promover uma alfabetização científica mais ampla e, consequentemente, contribuir na formação de cidadãos críticos-reflexivos. Além disso, tais pesquisas têm destacado a importância de um ensino que possa contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre Ciências. Diante disso, uma abordagem de ensino que tem se mostrado promissora é o Ensino Fundamentado em Modelagem. Isso porque tal abordagem engloba uma série de outras práticas científicas e, portanto, pode favorecer aos estudantes desenvolver uma visão menos ingênua sobre Ciências. No entanto, até o momento, a literatura da área aponta que ainda não há estudos empíricos que tenham buscado investigar a relação entre Natureza da Ciência e Ensino Fundamentado em Modelagem no ensino de Ciências. A partir dessa lacuna, este estudo, baseado nos referenciais Gilbert e Justi (2016) e Justi e Erduran (2015), investigou: (i) Quais aspectos de Natureza da Ciência estudantes do Ensino Médio manifestam a partir da vivência de atividades de modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico? (ii) Como a participação em atividades de modelagem, nos contextos investigados, contribui para que tais estudantes manifestem uma visão mais ampla sobre Ciências? Em que extensão isso acontece? e (iii) Como o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 pode favorecer a análise de dados coletados em contextos regulares de ensino? Para isso, três unidades didáticas baseadas em modelagem, previamente elaboradas em nosso Grupo de Pesquisa, foram aplicadas em duas turmas regulares de Química. A coleta dos dados envolveu registro em áudio e vídeo de todas as aulas, observação participante da pesquisadora, notas de campo, coleta de artefatos e questionamentos específicos aos estudantes em algumas aulas. Após a seleção de um grupo de estudantes e da interação intensa com seus dados obtidos a partir das múltiplas fontes, foi redigido um estudo de caso. Para a análise de dados, foi utilizado o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 como ferramenta analítica, assim como o software NVivo para otimizar o processo de análise dos dados contidos no estudo de caso. A realização dessa pesquisa contribuiu não apenas para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura da área, relacionada à inexistência de estudos empíricos que buscassem investigar a relação entre o ensino e aprendizagem sobre Ciências a partir do Ensino Fundamentado em Modelagem, mas também para a proposição de uma ferramenta para analisar dados obtidos em contextos regulares de ensino. Apontamos também para a importância de tal ferramenta ser utilizada tanto na elaboração e desenvolvimento de propostas de ensino, quanto em análises futuras a fim de fomentar discussões sobre o grande desafio que é promover um ensino de Ciências que favoreça aos estudantes o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre ciências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T09:33:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T09:33:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBLJX2/1/disserta__o___monique_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBLJX2/2/disserta__o___monique_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7688aa180ee17e3c8642b0e32bb38ab6 9c37682030422b1e58dc7521c7e5481a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589155323641856 |