Educação continuada na prevenção de acidentes com perfuro cortantes na equipe de enfermagem: revisão integrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRPFA |
Resumo: | Esta revisão integrativa de literatura tem por objetivo analisar ações educativas que visam a prevenção de acidentes com perfuro cortantes na Equipe de Enfermagem segundo os artigos científicos brasileiros publicados no período compreendido entre 2000 e 2013. Foram encontrados 34 artigos, dos quais 20 publicações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão/exclusão preestabelecidos. Observou-se que há predominância de publicações que identificam a educação continuada como uma constante busca pelo aprender e como uma estratégia preventiva de acidentes, bem como a promoção da saúde do profissional da enfermagem, conferindo maior segurança aos procedimentos realizados por esses trabalhadores. Evidenciou-se que os acidentes com material perfuro cortantes ocorrem com maior frequência entre técnicos e auxiliares de enfermagem, ao procederem ao descarte desse tipo de material em local impróprio e ao reencaparem agulhas. Conclui-se que a busca pelo conhecimento e atualização é essencial para garantir a segurança do profissional da enfermagem durante suas atividades laborativas. |
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Vanessa Patrocínio de OliveiraCinara HollerbachSarah de Jesus Gazel2019-08-12T10:49:56Z2019-08-12T10:49:56Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRPFAEsta revisão integrativa de literatura tem por objetivo analisar ações educativas que visam a prevenção de acidentes com perfuro cortantes na Equipe de Enfermagem segundo os artigos científicos brasileiros publicados no período compreendido entre 2000 e 2013. Foram encontrados 34 artigos, dos quais 20 publicações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão/exclusão preestabelecidos. Observou-se que há predominância de publicações que identificam a educação continuada como uma constante busca pelo aprender e como uma estratégia preventiva de acidentes, bem como a promoção da saúde do profissional da enfermagem, conferindo maior segurança aos procedimentos realizados por esses trabalhadores. Evidenciou-se que os acidentes com material perfuro cortantes ocorrem com maior frequência entre técnicos e auxiliares de enfermagem, ao procederem ao descarte desse tipo de material em local impróprio e ao reencaparem agulhas. Conclui-se que a busca pelo conhecimento e atualização é essencial para garantir a segurança do profissional da enfermagem durante suas atividades laborativas.This integrative literature review aims to examine educational actions aimed at the prevention of accidents with a sharp pierce in Nursing Team under Brazilian scientific articles published in the period between 2000 and 2013. 34 articles, of which 20 publications were selected according to the inclusion / exclusion preestablished found. It was observed that there is a predominance of publications that identify continuing education as a constant quest for learning and as a preventive strategy accidents and health promotion professional nursing, providing greater security for procedures performed by these workers. It was evident that accidents with cutting perforating equipment occur more frequently among technicians and nursing assistants, when carrying out the disposal of such material in an inappropriate place and recapping needles. Conclude that the search for knowledge and updating is essential to ensure the safety of professional nursing during their work activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPrevenção de AcidentesAcidente com Perfuro CortanteEnfermagemEducação ContinuadaEducação continuada na prevenção de acidentes com perfuro cortantes na equipe de enfermagem: revisão integrativa de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sarah_gazel.pdfapplication/pdf395046https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRPFA/1/tcc_sarah_gazel.pdfd3f90fa560bdf191ce77b4531de61b08MD51TEXTtcc_sarah_gazel.pdf.txttcc_sarah_gazel.pdf.txtExtracted texttext/plain43698https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRPFA/2/tcc_sarah_gazel.pdf.txtba21aa13fa235bda68dd2c24f9c8e346MD521843/BUBD-9KRPFA2019-11-14 17:36:08.545oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRPFARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:36:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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