Educação continuada na prevenção de acidentes com perfuro cortantes na equipe de enfermagem: revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarah de Jesus Gazel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRPFA
Resumo: Esta revisão integrativa de literatura tem por objetivo analisar ações educativas que visam a prevenção de acidentes com perfuro cortantes na Equipe de Enfermagem segundo os artigos científicos brasileiros publicados no período compreendido entre 2000 e 2013. Foram encontrados 34 artigos, dos quais 20 publicações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão/exclusão preestabelecidos. Observou-se que há predominância de publicações que identificam a educação continuada como uma constante busca pelo aprender e como uma estratégia preventiva de acidentes, bem como a promoção da saúde do profissional da enfermagem, conferindo maior segurança aos procedimentos realizados por esses trabalhadores. Evidenciou-se que os acidentes com material perfuro cortantes ocorrem com maior frequência entre técnicos e auxiliares de enfermagem, ao procederem ao descarte desse tipo de material em local impróprio e ao reencaparem agulhas. Conclui-se que a busca pelo conhecimento e atualização é essencial para garantir a segurança do profissional da enfermagem durante suas atividades laborativas.
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