Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38671 https://orcid.org/ 0000-0002-5328-4962 |
Resumo: | Nesse artigo analiso duas obras que conjugam o uso de algoritmos com materialidades físicas e criam paisagens maquínicas “imaginárias”, cuja base física é resultado do processamento de dados feitos por softwares e modelos para criação de imagens. A primeira obra analisada é Orogenesis, criação de Joan Fontcuberta, em que o fotógrafo cria as imagens a partir de um software de representação de terrenos reais em imagens tridimensionais, dando ao programa pinturas de artistas como Mark Rothko, Paul Cezánne, entre outros. A segunda obra é Postcards from Google Earth, de Clement Valla, em que o artista discute como o sistema de mapeamento de imagens utilizado pelo Google Earth produz imagens em 3D de locais da terra e “deforma” alguns lugares. Proponho pensar tais elementos como parte de aparatos maquínicos capazes de produzir “memórias” próprias. Recorro à arquelogia da mídia e ao conceito de microtempore(a)lidades, de Wolfgang Ernst, e às noções de ruína e rastro, em Walter Benjamim e Jeanne Marie Gagnebin. |
id |
UFMG_6d3b188d300d407865120efa91fc0d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38671 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-11-17T13:32:02Z2021-11-17T13:32:02Z2019186106222238-02721http://hdl.handle.net/1843/38671https://orcid.org/ 0000-0002-5328-4962Nesse artigo analiso duas obras que conjugam o uso de algoritmos com materialidades físicas e criam paisagens maquínicas “imaginárias”, cuja base física é resultado do processamento de dados feitos por softwares e modelos para criação de imagens. A primeira obra analisada é Orogenesis, criação de Joan Fontcuberta, em que o fotógrafo cria as imagens a partir de um software de representação de terrenos reais em imagens tridimensionais, dando ao programa pinturas de artistas como Mark Rothko, Paul Cezánne, entre outros. A segunda obra é Postcards from Google Earth, de Clement Valla, em que o artista discute como o sistema de mapeamento de imagens utilizado pelo Google Earth produz imagens em 3D de locais da terra e “deforma” alguns lugares. Proponho pensar tais elementos como parte de aparatos maquínicos capazes de produzir “memórias” próprias. Recorro à arquelogia da mídia e ao conceito de microtempore(a)lidades, de Wolfgang Ernst, e às noções de ruína e rastro, em Walter Benjamim e Jeanne Marie Gagnebin.In this article, I analyze two artworks that mix the use of algorithms and physical materialities to create imaginary machinic landscapes, whose physical foundation is a consequence of data processing made by softwares and image creation models. The first artwork analyzed is Orogenesis, by Joan Fontcuberta. The artist creates images using a software to represent real terrains as tridimensional images, providing paintings made by Mark Rothko, Paul Cezánne, amongst others. The second artwork is Postcards from Google Earth, by Clement Valla. The artist discusses the process of image mapping used by Google Earth to produce 3D images from specific places on Earth, and how this process deforms these places. I am interested in investigating how these machinic apparatuses produce their “own” memories. To do so, I discuss media archaeology and the concepts of microtempore(a)lities, from Wolfgang Ernst, and notions of ruins and traces, from Walter Benjamim and Jeanne Marie Gagnebin.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAEncontro internacional de Arte, Ciência TecnologiaFotografia paisagísticaMemória na arteImagem tridimensionalArte e tecnologiaPaisagem maquínicaPerformance algorítmicaMaterialidades da memóriaPaisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmicaMachinic landscapes: memory materiality as a function of algorithm performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://art.medialab.ufg.br/p/28969-18-art-2019Carlos Henrique Rezende Falciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38671/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALPaisagens maquínicas.pdfPaisagens maquínicas.pdfapplication/pdf139018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38671/2/Paisagens%20maqu%c3%adnicas.pdf0dc3525251f711b81b5d5091bc64a2bbMD521843/386712021-11-17 10:32:02.49oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-17T13:32:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Machinic landscapes: memory materiality as a function of algorithm performance |
title |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
spellingShingle |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica Carlos Henrique Rezende Falci Paisagem maquínica Performance algorítmica Materialidades da memória Fotografia paisagística Memória na arte Imagem tridimensional Arte e tecnologia |
title_short |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
title_full |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
title_fullStr |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
title_full_unstemmed |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
title_sort |
Paisagens maquínicas: a materialidade da memória como função da performance algorítmica |
author |
Carlos Henrique Rezende Falci |
author_facet |
Carlos Henrique Rezende Falci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Henrique Rezende Falci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem maquínica Performance algorítmica Materialidades da memória |
topic |
Paisagem maquínica Performance algorítmica Materialidades da memória Fotografia paisagística Memória na arte Imagem tridimensional Arte e tecnologia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografia paisagística Memória na arte Imagem tridimensional Arte e tecnologia |
description |
Nesse artigo analiso duas obras que conjugam o uso de algoritmos com materialidades físicas e criam paisagens maquínicas “imaginárias”, cuja base física é resultado do processamento de dados feitos por softwares e modelos para criação de imagens. A primeira obra analisada é Orogenesis, criação de Joan Fontcuberta, em que o fotógrafo cria as imagens a partir de um software de representação de terrenos reais em imagens tridimensionais, dando ao programa pinturas de artistas como Mark Rothko, Paul Cezánne, entre outros. A segunda obra é Postcards from Google Earth, de Clement Valla, em que o artista discute como o sistema de mapeamento de imagens utilizado pelo Google Earth produz imagens em 3D de locais da terra e “deforma” alguns lugares. Proponho pensar tais elementos como parte de aparatos maquínicos capazes de produzir “memórias” próprias. Recorro à arquelogia da mídia e ao conceito de microtempore(a)lidades, de Wolfgang Ernst, e às noções de ruína e rastro, em Walter Benjamim e Jeanne Marie Gagnebin. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-17T13:32:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-17T13:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38671 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-0272 |
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv |
1 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-5328-4962 |
identifier_str_mv |
2238-0272 1 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38671 https://orcid.org/ 0000-0002-5328-4962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Encontro internacional de Arte, Ciência Tecnologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38671/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38671/2/Paisagens%20maqu%c3%adnicas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 0dc3525251f711b81b5d5091bc64a2bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589402987855872 |