Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Pereira Medina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9
Resumo: Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte.
id UFMG_6dafe7bcaa373141ffab205fe02f6511
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7U5NH9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetVirginia de Araujo FigueiredoTania Cristina RiveraFernanda Pereira Medina2019-08-13T01:17:54Z2019-08-13T01:17:54Z2007-10-09http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte.This research is based on Joseph Kosuth writings. He is an American plastic artist and is considered one of the most influent in the contemporary art movement, known as Conceptual Art. Among all of the conceptual artists, he was one who most dedicated his thoughts to the construction of consistent theoretical bases to the delimitation of this movement. He proposed new challenges to artists, public and critics in the end of 60s and beginning of the 70s. In his most controversial thesis, published in the text Art after Philosophy, in 1969, he states that the 20th century watches the death of philosophy and the birth of art. He defends a thought line which denies the aesthetic dimension of the art, in order to justify linguistically the art propositions. His arguments are based on the thoughts of some analytical philosophers and on the linguistic theory of Ludwig Wittgenstein. The discussions sent by Kosuth go straightly against the artistic conventions postulated on Modernism and the corresponding criticism, especially Clement Greenberg, the modernist critic for excellence. The guide line of this work discusses the relation between the Conceptual Art and the Kantian aesthetic, along with the Wittgenstein linguistic theory and the ways Greenberg would establish for the art.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte contemporâneaKosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretaçãoArte moderna Séc XXIArte moderna Sec XXArte conceitualArteEstéticaArte ConceitualModernismoEstéticaJoseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa.pdfapplication/pdf328448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/1/disserta__o_completa.pdf4c219ad95d0ef8ab2d01adfea533167cMD51TEXTdisserta__o_completa.pdf.txtdisserta__o_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain206098https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/2/disserta__o_completa.pdf.txtca9b046f24c9101cc0b9bbd76679dbedMD521843/JSSS-7U5NH92019-11-14 20:37:07.186oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7U5NH9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
title Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
spellingShingle Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
Fernanda Pereira Medina
Arte Conceitual
Modernismo
Estética
Arte contemporânea
Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação
Arte moderna Séc XXI
Arte moderna Sec XX
Arte conceitual
Arte
Estética
title_short Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
title_full Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
title_fullStr Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
title_full_unstemmed Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
title_sort Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
author Fernanda Pereira Medina
author_facet Fernanda Pereira Medina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Virginia de Araujo Figueiredo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tania Cristina Rivera
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Pereira Medina
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Virginia de Araujo Figueiredo
Tania Cristina Rivera
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Conceitual
Modernismo
Estética
topic Arte Conceitual
Modernismo
Estética
Arte contemporânea
Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação
Arte moderna Séc XXI
Arte moderna Sec XX
Arte conceitual
Arte
Estética
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte contemporânea
Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação
Arte moderna Séc XXI
Arte moderna Sec XX
Arte conceitual
Arte
Estética
description Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:17:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:17:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/1/disserta__o_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/2/disserta__o_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c219ad95d0ef8ab2d01adfea533167c
ca9b046f24c9101cc0b9bbd76679dbed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589195520802816