Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9 |
Resumo: | Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte. |
id |
UFMG_6dafe7bcaa373141ffab205fe02f6511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7U5NH9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephane Denis Albert Rene HuchetVirginia de Araujo FigueiredoTania Cristina RiveraFernanda Pereira Medina2019-08-13T01:17:54Z2019-08-13T01:17:54Z2007-10-09http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte.This research is based on Joseph Kosuth writings. He is an American plastic artist and is considered one of the most influent in the contemporary art movement, known as Conceptual Art. Among all of the conceptual artists, he was one who most dedicated his thoughts to the construction of consistent theoretical bases to the delimitation of this movement. He proposed new challenges to artists, public and critics in the end of 60s and beginning of the 70s. In his most controversial thesis, published in the text Art after Philosophy, in 1969, he states that the 20th century watches the death of philosophy and the birth of art. He defends a thought line which denies the aesthetic dimension of the art, in order to justify linguistically the art propositions. His arguments are based on the thoughts of some analytical philosophers and on the linguistic theory of Ludwig Wittgenstein. The discussions sent by Kosuth go straightly against the artistic conventions postulated on Modernism and the corresponding criticism, especially Clement Greenberg, the modernist critic for excellence. The guide line of this work discusses the relation between the Conceptual Art and the Kantian aesthetic, along with the Wittgenstein linguistic theory and the ways Greenberg would establish for the art.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte contemporâneaKosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretaçãoArte moderna Séc XXIArte moderna Sec XXArte conceitualArteEstéticaArte ConceitualModernismoEstéticaJoseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa.pdfapplication/pdf328448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/1/disserta__o_completa.pdf4c219ad95d0ef8ab2d01adfea533167cMD51TEXTdisserta__o_completa.pdf.txtdisserta__o_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain206098https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/2/disserta__o_completa.pdf.txtca9b046f24c9101cc0b9bbd76679dbedMD521843/JSSS-7U5NH92019-11-14 20:37:07.186oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7U5NH9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
title |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
spellingShingle |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte Fernanda Pereira Medina Arte Conceitual Modernismo Estética Arte contemporânea Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação Arte moderna Séc XXI Arte moderna Sec XX Arte conceitual Arte Estética |
title_short |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
title_full |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
title_fullStr |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
title_full_unstemmed |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
title_sort |
Joseph Kosuth: Análise de uma teoria para a arte |
author |
Fernanda Pereira Medina |
author_facet |
Fernanda Pereira Medina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Virginia de Araujo Figueiredo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tania Cristina Rivera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda Pereira Medina |
contributor_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet Virginia de Araujo Figueiredo Tania Cristina Rivera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Conceitual Modernismo Estética |
topic |
Arte Conceitual Modernismo Estética Arte contemporânea Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação Arte moderna Séc XXI Arte moderna Sec XX Arte conceitual Arte Estética |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte contemporânea Kosuth, Joseph 1945- Crítica e interpretação Arte moderna Séc XXI Arte moderna Sec XX Arte conceitual Arte Estética |
description |
Essa pesquisa baseou-se nos escritos de Joseph Kosuth, artista plástico norte-americano, expoente do movimento da arte contemporânea, conhecido como Arte Conceitual. Entre os artistas conceituais, foi um dos que mais se dedicou ao pensamento e à construção de bases teóricas consistentes para a delimitação deste movimento. Lançou novos desafios aos artistas, ao público e à crítica do final dos anos 60 e início dos 70. Sua mais polêmica tese, ele lançou no texto Art After Philosophy, de 1969. É quando afirma que o século 20 assiste a morte da filosofia e o nascimento da arte. Ele defende uma linha de pensamento que nega a dimensão estética da arte, buscando justificativas lingüísticas para as proposições artísticas. Seus argumentos encontram base no pensamento de filósofos analíticos e na teoria da linguagem de Ludwig Wittgenstein. As discussões levantadas por Kosuth opõem-se diretamente às convenções artísticas, postuladas pelo Modernismo e à crítica correspondente, sobretudo Clement Greenberg, o crítico modernista por excelência. A linha seguida no desenvolvimento deste trabalho discute as relações da Arte Conceitual com a estética kantiana, com a teoria lingüística de Wittgenstein e com o pensamento que Greenberg estabelecia para a arte. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T01:17:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T01:17:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7U5NH9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/1/disserta__o_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7U5NH9/2/disserta__o_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c219ad95d0ef8ab2d01adfea533167c ca9b046f24c9101cc0b9bbd76679dbed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589195520802816 |