A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZHZ9
Resumo: Quatro casos (im)prováveis de aquisição de capital cultural e de capital lingüístico são analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos foram escolhidos por possuírem duas características: serem provenientes de família com baixo capital cultural legítimo e manifestarem evidências de uma relação desenvolta com a língua de prestígio. Para Bourdieu, a origem social representa fator principal de produção de competência lingüística: através de uma familiarização precoce, os membros das camadas privilegiadas são capazes de se adequar perfeitamente e com naturalidade às mais diversas situações lingüísticas. Outros autores, entretanto, ainda que enfatizem a importância da origem social, acrescentam outros fatores, igualmente fundamentais, além do capital cultural herdado, para a aquisição do capital cultural. Para apreender os fatores em torno dos quais os sujeitos realizam a aquisição de um capital lingüístico, foram analisadas suas trajetórias, a partir do depoimento deles, de seus pais, de professores e de outras pessoas próximas. As trajetórias foram inicialmente consideradas individualmente, para depois se tentar uma análise mais ampla, a partir da comparação das quatro configurações familiares. Chegou-se à conclusão de que não se pode atribuir a aquisição de capital lingüístico a um único fator. Busca-se, assim, a compreensão da interdependência de fatores que fazem com que cada um dos casos pesquisados componha uma configuração singular. Dentre os fatores que, de forma interdependente, interferem no processo de aquisição de capital lingüístico estão: mobilização e ética familiar, mobilização do aluno, a realização de uma escolarização bem sucedida e o desejo de distinção.
id UFMG_6e1edac9487353d7eaf8e8123b46a554
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85ZHZ9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Augusto Gomes BatistaMagdah Becker SoaresMaria Alice de Lima Gomes NogueiraMaria de Lourdes Faria dos Santos Paniago2019-08-12T04:38:33Z2019-08-12T04:38:33Z2000-04-11http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZHZ9Quatro casos (im)prováveis de aquisição de capital cultural e de capital lingüístico são analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos foram escolhidos por possuírem duas características: serem provenientes de família com baixo capital cultural legítimo e manifestarem evidências de uma relação desenvolta com a língua de prestígio. Para Bourdieu, a origem social representa fator principal de produção de competência lingüística: através de uma familiarização precoce, os membros das camadas privilegiadas são capazes de se adequar perfeitamente e com naturalidade às mais diversas situações lingüísticas. Outros autores, entretanto, ainda que enfatizem a importância da origem social, acrescentam outros fatores, igualmente fundamentais, além do capital cultural herdado, para a aquisição do capital cultural. Para apreender os fatores em torno dos quais os sujeitos realizam a aquisição de um capital lingüístico, foram analisadas suas trajetórias, a partir do depoimento deles, de seus pais, de professores e de outras pessoas próximas. As trajetórias foram inicialmente consideradas individualmente, para depois se tentar uma análise mais ampla, a partir da comparação das quatro configurações familiares. Chegou-se à conclusão de que não se pode atribuir a aquisição de capital lingüístico a um único fator. Busca-se, assim, a compreensão da interdependência de fatores que fazem com que cada um dos casos pesquisados componha uma configuração singular. Dentre os fatores que, de forma interdependente, interferem no processo de aquisição de capital lingüístico estão: mobilização e ética familiar, mobilização do aluno, a realização de uma escolarização bem sucedida e o desejo de distinção.Four (im)probable cases of acquisition of linguistic capital and cultural capital are analysed in this master dissertation. The informants were chosen with two characteristics: they were from families with low cultural capital and they revealed evidence of a confident relation with the language. For Bourdieu, social origin represents the main factor in the production of linguistic ability: through a precocious familiarization, the members of the privileged levels are capable of adjusting perfectly and naturally to the most diverse linguistic situations. Other authors, however, while they emphasize the importance of social origin, add other factors, equally basic, beyond inheritec cultural capital, for the acquisition of the cultural capital. To understand the factors around which the informants carry through the acquisition of a linguistic capital, their statements, and those of their families, their teachers and of other people in their proximity, the processes and those of their families were analyzed. The processes were initially considered individually; later a more inclusive analysis was attempted, by matching the four familiar patterns. The conclusion was reached that one cannot attribute the acquisition of linguistic capital to a single factor. One seeks, then, an understanding of the interdependence of factors that combine with each of the investigated cases to compose a single pattern. Amongst the factors that, while interdependent in form, intervene in the process of acquisition of linguistic capital are: mobilization and family ethics, mobilization of the pupil, the achievement of successful schooling and the desire for distinction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAquisição de linguagem  Linguagem e cultura  Aquisição de capital cultural e de capital lingüísticoA aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000328.pdfapplication/pdf965245https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZHZ9/1/1000000328.pdff7b573fc2d72c991c82c865979cf2447MD51TEXT1000000328.pdf.txt1000000328.pdf.txtExtracted texttext/plain593153https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZHZ9/2/1000000328.pdf.txt4524f46063056d9f945796de0b7123d2MD521843/FAEC-85ZHZ92019-11-14 09:04:04.183oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85ZHZ9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:04:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
title A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
spellingShingle A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
Aquisição de capital cultural e de capital lingüístico
Educação
Aquisição de linguagem  
Linguagem e cultura  
title_short A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
title_full A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
title_fullStr A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
title_full_unstemmed A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
title_sort A aquisição de capital cultural e linguístico: quatro casos particulares do (im)provável
author Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
author_facet Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Augusto Gomes Batista
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
contributor_str_mv Antonio Augusto Gomes Batista
Magdah Becker Soares
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de capital cultural e de capital lingüístico
topic Aquisição de capital cultural e de capital lingüístico
Educação
Aquisição de linguagem  
Linguagem e cultura  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Aquisição de linguagem  
Linguagem e cultura  
description Quatro casos (im)prováveis de aquisição de capital cultural e de capital lingüístico são analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos foram escolhidos por possuírem duas características: serem provenientes de família com baixo capital cultural legítimo e manifestarem evidências de uma relação desenvolta com a língua de prestígio. Para Bourdieu, a origem social representa fator principal de produção de competência lingüística: através de uma familiarização precoce, os membros das camadas privilegiadas são capazes de se adequar perfeitamente e com naturalidade às mais diversas situações lingüísticas. Outros autores, entretanto, ainda que enfatizem a importância da origem social, acrescentam outros fatores, igualmente fundamentais, além do capital cultural herdado, para a aquisição do capital cultural. Para apreender os fatores em torno dos quais os sujeitos realizam a aquisição de um capital lingüístico, foram analisadas suas trajetórias, a partir do depoimento deles, de seus pais, de professores e de outras pessoas próximas. As trajetórias foram inicialmente consideradas individualmente, para depois se tentar uma análise mais ampla, a partir da comparação das quatro configurações familiares. Chegou-se à conclusão de que não se pode atribuir a aquisição de capital lingüístico a um único fator. Busca-se, assim, a compreensão da interdependência de fatores que fazem com que cada um dos casos pesquisados componha uma configuração singular. Dentre os fatores que, de forma interdependente, interferem no processo de aquisição de capital lingüístico estão: mobilização e ética familiar, mobilização do aluno, a realização de uma escolarização bem sucedida e o desejo de distinção.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:38:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZHZ9
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZHZ9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZHZ9/1/1000000328.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZHZ9/2/1000000328.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7b573fc2d72c991c82c865979cf2447
4524f46063056d9f945796de0b7123d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589388117999616