Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ |
Resumo: | Após análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula. |
id |
UFMG_6e75eae1134b9e4966e8771f9e112761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNDQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraVanessa Ferraz Almeida NevesAngela Maria da Silva2019-08-12T13:08:52Z2019-08-12T13:08:52Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQApós análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarEducaçãoAmbiente escolarEscolas Organizacao e administracaoEducação InfantilDesenvolvimentoTrabalho participativoEspaço físicoAprendizagemEspaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_angela_maria_da_silva.pdfapplication/pdf457945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/1/tcc_angela_maria_da_silva.pdfac82f21d0a4e8b1b9038c206a1c55cd5MD51TEXTtcc_angela_maria_da_silva.pdf.txttcc_angela_maria_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain68194https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/2/tcc_angela_maria_da_silva.pdf.txt58075aa2af439f540859da182b2b31f1MD521843/BUOS-9LKNDQ2019-11-14 17:56:17.742oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNDQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:56:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
title |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
spellingShingle |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil Angela Maria da Silva Educação Infantil Desenvolvimento Trabalho participativo Espaço físico Aprendizagem Educação pre-escolar Educação Ambiente escolar Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
title_full |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
title_fullStr |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
title_sort |
Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil |
author |
Angela Maria da Silva |
author_facet |
Angela Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vanessa Ferraz Almeida Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angela Maria da Silva |
contributor_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira Vanessa Ferraz Almeida Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Desenvolvimento Trabalho participativo Espaço físico Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil Desenvolvimento Trabalho participativo Espaço físico Aprendizagem Educação pre-escolar Educação Ambiente escolar Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Educação Ambiente escolar Escolas Organizacao e administracao |
description |
Após análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T13:08:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T13:08:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/1/tcc_angela_maria_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/2/tcc_angela_maria_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac82f21d0a4e8b1b9038c206a1c55cd5 58075aa2af439f540859da182b2b31f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589359008481280 |