Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Maria da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ
Resumo: Após análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula.
id UFMG_6e75eae1134b9e4966e8771f9e112761
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNDQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraVanessa Ferraz Almeida NevesAngela Maria da Silva2019-08-12T13:08:52Z2019-08-12T13:08:52Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQApós análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarEducaçãoAmbiente escolarEscolas Organizacao e administracaoEducação InfantilDesenvolvimentoTrabalho participativoEspaço físicoAprendizagemEspaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_angela_maria_da_silva.pdfapplication/pdf457945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/1/tcc_angela_maria_da_silva.pdfac82f21d0a4e8b1b9038c206a1c55cd5MD51TEXTtcc_angela_maria_da_silva.pdf.txttcc_angela_maria_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain68194https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/2/tcc_angela_maria_da_silva.pdf.txt58075aa2af439f540859da182b2b31f1MD521843/BUOS-9LKNDQ2019-11-14 17:56:17.742oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNDQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:56:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
title Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
spellingShingle Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
Angela Maria da Silva
Educação Infantil
Desenvolvimento
Trabalho participativo
Espaço físico
Aprendizagem
Educação pre-escolar
Educação
Ambiente escolar
Escolas Organizacao e administracao
title_short Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
title_full Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
title_fullStr Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
title_full_unstemmed Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
title_sort Espaço físico x aprendizagem do aluno na Educação Infantil
author Angela Maria da Silva
author_facet Angela Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela Maria da Silva
contributor_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Desenvolvimento
Trabalho participativo
Espaço físico
Aprendizagem
topic Educação Infantil
Desenvolvimento
Trabalho participativo
Espaço físico
Aprendizagem
Educação pre-escolar
Educação
Ambiente escolar
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação pre-escolar
Educação
Ambiente escolar
Escolas Organizacao e administracao
description Após análise e estudo do Projeto Político Pedagógico do CMEI Bem Me Quer, verificou-se a necessidade da adequação urgente do espaço físico que atende a modalidade da educação infantil, 4 e 5 anos, em respeito à infância e ao seu desenvolvimento. Diante da perspectiva da análise da importância do espaço físico e acreditando que a organização deste espaço poderá influenciar no desenvolvimento da aprendizagem das crianças é que surgiu o questionamento e aprofundamento desta temática. Cabe à equipe escolar, através de um trabalho participativo, democrático e consciente, trazer para reflexão a organização e adequação deste espaço que exige conhecimento e a opinião de pesquisadores e de profissionais que atuam em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T13:08:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T13:08:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNDQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/1/tcc_angela_maria_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNDQ/2/tcc_angela_maria_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac82f21d0a4e8b1b9038c206a1c55cd5
58075aa2af439f540859da182b2b31f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359008481280