Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Paula de Miranda RibeiroMarilia Miranda Forte GomesJose Irineu Rangel RigottiEduardo Luiz Goncalves Rios NetoJuliana de Lucena Ruas RianiAndrea Branco SimãoElaine Toldo PazelloVanessa Lima Caldeira Franceschini2019-08-11T14:32:57Z2019-08-11T14:32:57Z2015-06-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NQX3Os objetivos desta tese foram (1) investigar quais são os fatores associados à reprovação de alunas e alunos de 15 a 19 anos, matriculados na primeira série do Ensino Médio (EM) de escolas da rede estadual de educação do município de Ribeirão das Neves, MG, utilizando uma abordagem quanti-quali (pesquisa de métodos mistos), e (2) entender as motivações para o fracasso escolar e como mudar esse quadro, na visão das alunas e dos alunos, bem como das coordenações de série. Os dados quantitativos, de 2008, vêm da Pesquisa Jovem, conduzida pelo Cedeplar/UFMG, combinada com o Censo Escolar, enquanto os dados qualitativos, coletados em 2014, são provenientes de oito grupos focais com alunas e alunos matriculados na primeira série do EM em escolas estaduais de Ribeirão das Neves e entrevistas feitas com coordenadores nas mesmas escolas. Os resultados quantitativos apontam diferenciais por sexo nos fatores associados à reprovação na primeira série do EM. No caso dos estudantes do sexo masculino, os fatores que aumentam as chances de reprovação são (i) ter entre 16 e 19 anos (vis-à-vis ter 15 anos), (ii) fazer uso de bebida alcóolica, (iii) ter mãe com 5 ou mais anos de estudo e (iv) ter mãe não católica. Já os fatores protetivos à reprovação são (i) praticar esportes e (ii) avaliar as próprias notas como médias ou boas. Para as alunas, a chance de reprovação é maior entre (i) as que têm 16 anos, (ii) já foram reprovadas no Ensino Fundamental (EF), (iii) fazem uso de bebida alcoólica e (iv) têm mãe não católica ou sem religião. Os fatores protetivos, por sua vez, são (i) não ter ninguém participando da vida escolar delas, (ii) avaliar as próprias notas como boas, (iii) estar insatisfeita consigo mesma e (iv) ter mãe com 5 a 8 anos de estudo (vis-à-vis até 4 anos). Os resultados qualitativos revelam que o aluno reprovado é do sexo masculino, negro, sem religião, mora com a avó ou avô, tem irmãos/irmãs no domicílio, a família não participa da vida escolar, a mãe é evangélica/crente e tem EF incompleto. Este aluno estuda em escola pública de qualidade razoável a ruim, seus professores são também razoáveis a ruins e os colegas exercem má influência sobre ele. Sendo assim, é um aluno indisciplinado e que não se importa de ter sido reprovado. Ele joga futebol e sonha em ser jogador de futebol ou trabalhar no mundo do crime/tráfico. De modo geral, as razões apontadas pelos participantes dos grupos focais para o fracasso escolar foram a falta de interesse dos alunos, de participação das famílias, o trabalho, a gravidez e a dificuldade de transporte para ir e vir da escola. Além disso, mencionaram o bullying, o cansaço, as aulas chatas e ruins, os professores chatos e a violência. Para as coordenações, as razões incluem os atrativos que existem fora da escola, a distorção idade-série e a dificuldade do aluno do nono ano em se adaptar à primeira série do EM. Como sugestões para reversão do fracasso escolar, os grupos focais sugeriram uma postura mais rígida da escola, aulas de reforço escolar, professores que promovam aulas dinâmicas e interativas, maior número de atividade como excursões, melhoria na infraestrutura das escolas. Para as coordenações, deve haver uma maior atuação do Estado, melhorias salariais para os professores, maior empenho das escolas em aproximar as famílias das mesmas, desenvolver projetos e promover excursões. Preferir dormir a ir para a escola mostra que estar lá nem sempre vale a pena. Os resultados desta tese indicam que faltam ações do Estado, da escola, da família e dos alunos para melhorar da trajetória escolar das alunas e dos alunos do EM. Como se trata de uma população com vulnerabilidade social, o Estado e a escola têm que reforçar sua atuação. Se a escola não for uma prioridade para o Estado, dificilmente ela será para alunos, alunas e suas famílias."...I´d rather sleep than go to school": a mixed method study of grade failure among eleventh graders in public schools in Ribeirão das Neves, Minas Gerais The objectives of this PhD dissertation are (1) to investigate the factors associated with grade failure among 15-19 year-old students who were enrolled in the eleventh grade in state level public schools in Ribeirão das Neves, MG, Brazil, using a mixed methods approach, and (2) to understand the reasons of school failure and how to change this situation, according to students and school counselors. Quantitative data come from the Youth Survey, conducted by Cedeplar/UFMG in 2008, combined with the School Census, carried out by the Census Bureau. Qualitative data were collected in 2014 eight focus groups with students and interviews with school counselors. The quantitative results show differences by sex. For male students, the factors that increase the chances of grade failure are (i) age 16-19 (compared to being 15 years-old), (ii) drinking, (iii) having a mother with 5 or more years of schooling, and (iv) having a non-Catholic mother. The protective factors for grade failure are (i) playing sports and (ii) evaluating own grades as average or good. For female students, the chance of grade failure is greater among those who (i) are 16 years-old, (ii) have failed in Elementary or Middle School, (iii) drink, and (iv) whose mother is non-Catholic or has no religion. The protective factors for females are (i) not having anyone who participate in their school lives, (ii) evaluating their own grades as good, (iii) being dissatisfied with themselves, and (iv) having a mother with 5-8 years of schooling (compared to 4 years). The focus group results show that the student who fails is typically male, black or brown, without religion, lives with his grandmother or grandfather, has brothers/sisters at home, his family does not participate in school life and his mother is Evangelical and has less than 8 years of schooling. This student attends public schools of poor or reasonable quality, his teachers are reasonable to bad and his colleagues exert bad influence on him. Therefore, he is a student of bad behavior and who does not mind failing. He plays soccer and dreams of being a soccer player or work in the world of crime/drug trafficking. The reasons for grade failure are, according to focus group participants, lack of student interest and family participation, work, pregnancy, and difficulty of transportation to and from school. In addition, they mentioned bullying, burnout, boring and bad classes, boring teachers and violence. According to the councelors, the reasons for grade failure include the attractions outside of the school, the age-grade distortion, and problems in the transition to high school. In order to reduce grade failure, focus group participants pointed out that that the schools should have better infrastructure and, at the same time, offer extra classes for those lagging behind. In addition, teachers should keep discipline and promote dynamic and interactive classes, including activities such as field trips. According to the councelors, the State should play a more important role, especially in terms of better wages for teachers. The schools should promote interaction between schools and parents, as well as develop projects and field trips. Sleeping over going to school suggests that being at school is not always worth it. The results of this dissertation indicate that the State, schools, families, and students must work together to help improve high school performance. Because the population of Ribeirão das Neves is a vulnerable one, both the State and the school must increase their presence. If the school is not a priority for the State, it will most likely not be a priority for students and their families either.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Ribeirão da Neves (MG)Ensino médioBrasilDesempenho escolarReprovaçãoMétodo quantitativo e qualitativoAdolescenteEnsino médio...eu preferia dormir do que ir pra escola: um estudo quanti-quali sobre a reprovação na primeira série do Ensino Médio da rede estadual em Ribeirão das Neves, Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_franceschini_final_impress_o.pdfapplication/pdf2156332https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NQX3/1/tese_franceschini_final_impress_o.pdf375200e651b8c8ea8d5ec2a5ce42debbMD51TEXTtese_franceschini_final_impress_o.pdf.txttese_franceschini_final_impress_o.pdf.txtExtracted texttext/plain511606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NQX3/2/tese_franceschini_final_impress_o.pdf.txtc222862151c91d936171800265ff90ceMD521843/BUBD-A3NQX32019-11-14 06:00:15.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NQX3Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:00:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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