Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38854 https://orcid.org/0000-0002-9215-7747 |
Resumo: | A arte contemporânea não introduz apenas novas ferramentas como meio de expressão, mas coloca em cheque, conceitos, metodologias, códigos de ética para aquisição, preservação e difusão adotados no contexto museológico tradicional. Como consequência, rompe as fronteiras das especialidades, dificultando a compreensão dos limites de atuação de cada profissional durante o percurso da obra no contexto institucional. Pretende-se refletir a linha tênue entre o papel dos profissionais no processo de gestão de obras complexas, destacando momentos que proporcionam maior índice de ambiguidade entre as atribuições como: aquisições, empréstimos de longa duração (comodatos), captura, gestão e acesso à documentação, restaurações, (re)construções e (re)instalações para exibição. |
id |
UFMG_6f53d9bb354ae6253e53a17b265a5009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38854 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processoConservação em museusConservador-restauradorArte contemporâneaMétodos de conservação em museusConservador-restauradorArte moderna - Séc. XXIA arte contemporânea não introduz apenas novas ferramentas como meio de expressão, mas coloca em cheque, conceitos, metodologias, códigos de ética para aquisição, preservação e difusão adotados no contexto museológico tradicional. Como consequência, rompe as fronteiras das especialidades, dificultando a compreensão dos limites de atuação de cada profissional durante o percurso da obra no contexto institucional. Pretende-se refletir a linha tênue entre o papel dos profissionais no processo de gestão de obras complexas, destacando momentos que proporcionam maior índice de ambiguidade entre as atribuições como: aquisições, empréstimos de longa duração (comodatos), captura, gestão e acesso à documentação, restaurações, (re)construções e (re)instalações para exibição.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASUFMG2021-12-14T18:29:58Z2021-12-14T18:29:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-94195-15-9http://hdl.handle.net/1843/38854https://orcid.org/0000-0002-9215-7747porSeminário Internacional Arquivos de Museus e PesquisaMagali Melleu Sehninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-12-14T18:29:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/38854Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-12-14T18:29:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
title |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
spellingShingle |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo Magali Melleu Sehn Conservação em museus Conservador-restaurador Arte contemporânea Métodos de conservação em museus Conservador-restaurador Arte moderna - Séc. XXI |
title_short |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
title_full |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
title_fullStr |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
title_full_unstemmed |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
title_sort |
Preservar para (re)exibir: a linha tênue entre as atribuições de todos os envolvidos no processo |
author |
Magali Melleu Sehn |
author_facet |
Magali Melleu Sehn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magali Melleu Sehn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservação em museus Conservador-restaurador Arte contemporânea Métodos de conservação em museus Conservador-restaurador Arte moderna - Séc. XXI |
topic |
Conservação em museus Conservador-restaurador Arte contemporânea Métodos de conservação em museus Conservador-restaurador Arte moderna - Séc. XXI |
description |
A arte contemporânea não introduz apenas novas ferramentas como meio de expressão, mas coloca em cheque, conceitos, metodologias, códigos de ética para aquisição, preservação e difusão adotados no contexto museológico tradicional. Como consequência, rompe as fronteiras das especialidades, dificultando a compreensão dos limites de atuação de cada profissional durante o percurso da obra no contexto institucional. Pretende-se refletir a linha tênue entre o papel dos profissionais no processo de gestão de obras complexas, destacando momentos que proporcionam maior índice de ambiguidade entre as atribuições como: aquisições, empréstimos de longa duração (comodatos), captura, gestão e acesso à documentação, restaurações, (re)construções e (re)instalações para exibição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-12-14T18:29:58Z 2021-12-14T18:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-94195-15-9 http://hdl.handle.net/1843/38854 https://orcid.org/0000-0002-9215-7747 |
identifier_str_mv |
978-85-94195-15-9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38854 https://orcid.org/0000-0002-9215-7747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823247938835447808 |