O maravilhoso medieval nas histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMMNG |
Resumo: | Esta tese consiste em uma investigação crítica e artística da recepção do maravilhoso medieval pelas histórias em quadrinhos (HQs). O objetivo central dos capítulos críticos é discutir como o romance medieval Mélusine ou La noble histoire des Lusignan, de Jean dArras, bem como certos textos do Ciclo Arturiano medieval, são recriados por Camelot 3000 e Les Compagnons du Crépuscule, duas histórias em quadrinhos fortemente baseadas em elementos dos referidos textos, buscando-se evidenciar a filtragem dos textos medievais por textos da modernidade e as escolhas ideológicas que esse processo deixa entrever. Após essa discussão segue-se um capítulo artístico, que consiste em uma adaptação em quadrinhos da novela medievalista Undine, de Friedrich de La Motte-Fouqué. |
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Marcelo KraiserLucia Gouvea PimentelMaria do Ceu Diel de OliveiraRICARDO LUIZ SILVEIRA COSTAANDRE MELO MENDESGustavo Lopes de Souza2019-08-14T05:25:58Z2019-08-14T05:25:58Z2011-10-17http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMMNGEsta tese consiste em uma investigação crítica e artística da recepção do maravilhoso medieval pelas histórias em quadrinhos (HQs). O objetivo central dos capítulos críticos é discutir como o romance medieval Mélusine ou La noble histoire des Lusignan, de Jean dArras, bem como certos textos do Ciclo Arturiano medieval, são recriados por Camelot 3000 e Les Compagnons du Crépuscule, duas histórias em quadrinhos fortemente baseadas em elementos dos referidos textos, buscando-se evidenciar a filtragem dos textos medievais por textos da modernidade e as escolhas ideológicas que esse processo deixa entrever. Após essa discussão segue-se um capítulo artístico, que consiste em uma adaptação em quadrinhos da novela medievalista Undine, de Friedrich de La Motte-Fouqué.This thesis consists in a critical and artistic inquiring on the reception of the medieval marvelous by the comics. The critical chapters main objetive is to discuss how the medieval romance Mélusine ou La noble histoire des Lusignan, by Jean dArras, as well as certain texts from the medieval Arthurian Cycle, have been recreated by Camelot 3,000 and Les Compagnons du Crépuscule, two graphic novels which rely strongly on elements of the aforementioned texts, while discussing, at the same time, how the filtering of the medieval texts by modern ones reveals certain ideological choices. This discussion is followed by an artistic chapter, which consists in a comic book adaptation of Friedrich Fouqués medievalist novel Undine.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura medievalHistórias em quadrinhosArte medievalMedievalFriedrich de La Motte-Fouquéhistórias em quadrinhosCiclo ArturianoO maravilhoso medieval nas histórias em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_maravilhos_medieval_quadrinhos.pdfapplication/pdf37677474https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QMMNG/1/tese_maravilhos_medieval_quadrinhos.pdfe02a1620241c5e0b69ae1192648afa6dMD51TEXTtese_maravilhos_medieval_quadrinhos.pdf.txttese_maravilhos_medieval_quadrinhos.pdf.txtExtracted texttext/plain382208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QMMNG/2/tese_maravilhos_medieval_quadrinhos.pdf.txt58f5d5c9a896b8ea0eb93e8d835bef72MD521843/JSSS-8QMMNG2019-11-14 18:53:01.514oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8QMMNGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:53:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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