Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Marilia AlvesEfigenia Ferreira e FerreiraRoseni Rosangela de SenaSonia Maria Nunes Viana2019-08-12T22:34:45Z2019-08-12T22:34:45Z2006-12-15http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6XLLPANa última década houve grande expansão da Educação Superior, principalmente no ensino privado, com significativo crescimento de novos cursos e faculdades, incentivado pelo Ministério da Educação. A ampliação dos cursos de graduação em Enfermagem faz parte deste cenário e resulta em aumento da oferta de vagas para enfermeiros na docência do Ensino Superior e na direção desses cursos. Em relação à função de dirigente há exigência de qualificação técnica na área de Enfermagem e titulação, de acordo com os critérios de avaliação da Educação Superior no Brasil. O dirigente ocupa função estratégica nas Instituições de Educação Superior (IES), sendo responsável pelos resultados pedagógicos e administrativos do curso. Neste sentido, optou-se por realizar um estudo de caso objetivando identificar o perfil e as ações gerenciais dos dirigentes de graduação de Enfermagem dos Centros Universitários e Universidades do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados, pela própria pesquisadora, através de entrevista com os dirigentes dos cursos de Enfermagem de 35 Universidades e 11 Centros Universitários no Estado, sendo 13% instituições públicas e 87% instituições privadas. Os dados relacionados ao perfil, que compõem a parte quantitativa do estudo, foram organizados em gráficos e tabelas e as informações qualitativas referentes às ações gerenciais submeteram-se à análise de discurso, da qual emergiram 02 (duas) categorias: A trajetória dos dirigentes dos cursos de graduação em enfermagem e as atribuições desses profissionais. Os resultados aferidos mostram que 89,1% dos dirigentes são do sexo feminino, predominando a faixa etária de 30 a 49 anos (65,1%), sendo 93,4% enfermeiros e 6,6% outros profissionais. Do total de entrevistados, 50% são mestres ou doutores e 54,4% têm outro vínculo de trabalho na área de saúde ou educação, além de dirigente de curso de Enfermagem. Quanto à experiência profissional e vínculo com as IES foi possível verificar que 43,4% exercem a função de dirigente há menos de um ano; 60,8% trabalham em regime de tempo integral; 52,1% possuem menos de cinco anos no magistério superior e 91,3% possuem mais de cinco anos de exercício profissional. O acesso à função de dirigente se deu por convite, indicação, eleição e outros processos seletivos segundo a realidade local e filosofia das IES, sendo levada em consideração a experiência como enfermeiro ou docente. Não há exigência de capacitação gerencial na área de educação para assumir esse cargo ou no exercício do mesmo, visto que é relativamente pequeno o percentual de mestres e doutores. Os dirigentes exercem várias atividades relacionadas ao curso, desde planejamento, relações com alunos e familiares e controle de aspectos relativos à infra-estrutura de funcionamento, apresentando pouca habilidade para delegar, ficando com escassez de tempo dedicado aos planejamentos. Alguns dirigentes participam dos órgãos deliberativos das IES, apesar de centrarem suas preocupações em ações cotidianas da área e em pesquisa. Este estudo evidenciou que os dirigentes nos cursos de graduação em Enfermagem no Estado de Minas Gerais são pouco qualificados para a gerência, assim como não cumprem a rigor todos os requisitos exigidos pelos órgãos de avaliação do MEC. Essa situação se agrava mais ainda diante da rápida e contínua expansão dos cursos de Enfermagem no Estado de Minas Gerais.The last decade it had great expansion of the college education, mainly in a private education with significant increase of the new curses and University, stimulated from Ministry of the Education. The graduation courses magnify in Nursing is part of this scene and the results offers more space for nurses teaching and in a courses direction. Relative about the controller function it has qualification requirement technique in the nursing area and in figure out, acording to the criteria of the college education in Brazil. The controller occupies strategical function in the IES, as the responsable one for the pedagogical and administrative results of the course. In this direction we opt to do a study of the case with objective to identify the profile and the management actions for the controller from the graduation Nursing Course by University Center and Minas Gerais Universities. The data had been collected by the proper resercher, in a interview, with controller of the Nursing Course 35 University and 11 University Center in Minas, being 13% public institutions and 87% private institutions.The data related to the profile, that belong the quantitative part of the study had been organized in graphs and tables and relative the quantitative information to the manegement actions had been submitted to analyze of speech, which 2 (two) categories emerged: The trajectory of the courses controllers of nursing graduation course and the attributions of the directors course. The results show that 89,1% of the controllers are women and 10,9% men, predominating people in theirs 30 to 49 years old (65,1%), then 93,4% nurses and 6,6% other. All of the interviewees (50%) are masters or doctor and 54,4% have another link of work in a health area or education, beyond director of Nursing Course. Relative to a professional experience and link with the IES, it was possible to check that 43,4% work as controllers less than 1 year., 60,8% work full time, 52,1% work in a college school less than 5 years and 91,3% work more than 5 years as a professional. The controllers function gave the opportunity to be invited, indicated, elected and other selections process according to local reality and IES philosophy, taking in consideration the experience as nurse or professor. There is no requirement qualification manegement in education area to assume the position or work, as well as small the percentual of the masters and doctors. The controllers exert some activities related to the course, sinse planning, relations with students and relatives and aspects control related to the infrastructure function, presenting little ability to delegate, being with a little time destined to the planning. Some participate of the deliberative agencies fo the IES, although to center its concerns in the daily actions of the course. This study evidenced that the controllers in the courses of graduation in Nursing in the State of Minas Gerais are little qualified for the manegement, as well as the requirements demanded for the agencies of evaluation of the MEC. This situation aggravates in front of the fast and continues expansion for the Nursing Course in Minas Gerais State.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGuestionários DecsEscolas de Enfermagem/ organização & administraçãoDocente de Enfermagem/ estatística & dados numéricosCredenciamentoerênciaEntrevistasCurso de EnfermagemGerênciaFunção de dirigentePerfil e ações gerenciais dos(as) dirigentes dos Cursos de Enfermagem dos Centros Universitários e Universidades do Estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALs_nia_maria_nunes_viana.pdfapplication/pdf4745824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6XLLPA/1/s_nia_maria_nunes_viana.pdfd94a200faeb53b8a9022046105d84a7fMD51TEXTs_nia_maria_nunes_viana.pdf.txts_nia_maria_nunes_viana.pdf.txtExtracted texttext/plain236329https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6XLLPA/2/s_nia_maria_nunes_viana.pdf.txt7ce44fbda92d7a578c5dd323de68d739MD521843/GCPA-6XLLPA2019-11-14 20:12:37.256oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-6XLLPARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:12:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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