Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YZGM6 |
Resumo: | Esta dissertação enfoca o segundo caderno de Poesilúdios para piano solo de Almeida Prado, sob os aspectos da técnica e linguagem pianísticas da obra. Paralelamente é feito o levantamento das imagens extra-musicais que motivaram a composição de cada peça, descritas nas partituras ou através de depoimentos pessoais de Almeida Prado, na intenção de se captar o máximo de sua concepção musical nesta coleção. A partir de então, descrevo minhas resoluções técnico-musicais e decisões interpretativas com subseqüentes sugestões de estudo. Tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento do segundo caderno de Poesilúdios e de seu compositor, através da perspectiva do intérprete, registrada durante a preparação e interpretação de uma obra musical. |
id |
UFMG_703c9594332dca15ccf9a471fe88d25f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YZGM6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauricio Veloso Queiroz PintoMiriam GrosmanSandra Loureiro de Freitas ReisJunia Canton Rocha2019-08-09T20:30:16Z2019-08-09T20:30:16Z2004-03-12http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YZGM6Esta dissertação enfoca o segundo caderno de Poesilúdios para piano solo de Almeida Prado, sob os aspectos da técnica e linguagem pianísticas da obra. Paralelamente é feito o levantamento das imagens extra-musicais que motivaram a composição de cada peça, descritas nas partituras ou através de depoimentos pessoais de Almeida Prado, na intenção de se captar o máximo de sua concepção musical nesta coleção. A partir de então, descrevo minhas resoluções técnico-musicais e decisões interpretativas com subseqüentes sugestões de estudo. Tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento do segundo caderno de Poesilúdios e de seu compositor, através da perspectiva do intérprete, registrada durante a preparação e interpretação de uma obra musical.This research focus on the second book of Almeida Prados Poesilúdios for solo piano from a pianistic perspective, regarding both technique and language. This research also work with the extra musical images that inspired the composer, either from the indications found in the score or the composer himself, in order to obtain a better insight on the sets musical conception. I propose my own technical and musical ideas regarding practicing strategies as possible ways to lead to effective interpretative decisions. One of the main goals of this study is to contribute for a better knowledge of Almeida Prado and his second book of Poesilúdios, by looking at it from the pianists perspective during the preparation and interpretation of the musical work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoMusica para pianoPrograma de Pós-Graduação em MúsciaDecisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Pradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfolha_de_rosto.pdfapplication/pdf7804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/1/folha_de_rosto.pdfd844741296a96f71b0d47b8faddfda44MD51agradecimentos.pdfapplication/pdf8294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/2/agradecimentos.pdf80a2e49ba5bf2f116edcc06bdd825a74MD52dedicat_ria.pdfapplication/pdf6908https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/3/dedicat_ria.pdf26bd5ed2d5490c073e6e3caab76d2640MD53resumo_e_abstract.pdfapplication/pdf10332https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/4/resumo_e_abstract.pdf079cf8bac1b44de2fa6dd880cea0422dMD54sum_rio.pdfapplication/pdf9334https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/5/sum_rio.pdff2efe80ac12a8da41412352d97b17985MD551_introdu__o.pdfapplication/pdf59822https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/6/1_introdu__o.pdf50d955a5a1e567367d5be09163364ce3MD562.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdfapplication/pdf1127795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/7/2.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdfe2d95b5465ecbbfe4e63e35c470eea5bMD572.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdfapplication/pdf1027785https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/8/2.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf82bb0cd56b5fa1f940cf48de71b824deMD583_conclus_o.pdfapplication/pdf11833https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/9/3_conclus_o.pdf95c55fbb4e3e21e24f5f845c8adcf7c2MD594_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdfapplication/pdf16996https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/10/4_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf167427317d858f82cfc9b9e7ad222094MD5105.1_entrevista.pdfapplication/pdf39506https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/11/5.1_entrevista.pdfb5158dd797033fbc21636894b6b9e1a6MD5115.2_partituras.pdfapplication/pdf8682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/12/5.2_partituras.pdf5b75294eb192b99b175372fdc29c880aMD5125.3_cd.pdfapplication/pdf12638https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/13/5.3_cd.pdf205f2df6f73fc566087b1b06d10dfde0MD5132.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdfapplication/pdf1967027https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/14/2.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf17327ca5a3dd065bf3cbf34206989915MD514TEXTfolha_de_rosto.pdf.txtfolha_de_rosto.pdf.txtExtracted texttext/plain614https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/15/folha_de_rosto.pdf.txt74c6421518429a38974231e743f1c514MD515agradecimentos.pdf.txtagradecimentos.pdf.txtExtracted texttext/plain865https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/16/agradecimentos.pdf.txtd050e4ee0268e845de4f483d04ef32a8MD516dedicat_ria.pdf.txtdedicat_ria.pdf.txtExtracted texttext/plain159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/17/dedicat_ria.pdf.txt6f514b536fc4b78ca10ff27780aa4405MD517resumo_e_abstract.pdf.txtresumo_e_abstract.pdf.txtExtracted texttext/plain1629https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/18/resumo_e_abstract.pdf.txt1d2a0d91ece0cd93e12e96747380e7c8MD518sum_rio.pdf.txtsum_rio.pdf.txtExtracted texttext/plain2408https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/19/sum_rio.pdf.txta1aee71f4a6b03dbbcb03f66a63fc365MD5191_introdu__o.pdf.txt1_introdu__o.pdf.txtExtracted texttext/plain36313https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/20/1_introdu__o.pdf.txtfd7bf2eb1af64ecb8faff9094e2b27ffMD5202.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdf.txt2.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdf.txtExtracted texttext/plain19500https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/21/2.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdf.txt2408fae77954bc9e73d32b472eadb4b2MD5212.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf.txt2.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf.txtExtracted texttext/plain19343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/22/2.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf.txtd7c6a2429d93e7fa451930b4fe6f90fbMD5223_conclus_o.pdf.txt3_conclus_o.pdf.txtExtracted texttext/plain3175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/23/3_conclus_o.pdf.txtd92029359dd999b8d621393eef45a47fMD5234_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf.txt4_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf.txtExtracted texttext/plain4837https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/24/4_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf.txt94e9d5687dfd8a01e155191bbba81e88MD5245.1_entrevista.pdf.txt5.1_entrevista.pdf.txtExtracted texttext/plain18554https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/25/5.1_entrevista.pdf.txt8769f1c1dba83d95bf306f6ad55b1d28MD5255.2_partituras.pdf.txt5.2_partituras.pdf.txtExtracted texttext/plain384https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/26/5.2_partituras.pdf.txt977a3e7f830e238961a0653cbd304ab8MD5265.3_cd.pdf.txt5.3_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain1073https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/27/5.3_cd.pdf.txtb01c567efac3ba0c03c11adbd6d073ebMD5272.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf.txt2.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf.txtExtracted texttext/plain29060https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/28/2.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf.txtf5dcdc61b7903ed200276ea5fc5dd1b3MD5281843/AAGS-7YZGM62019-11-14 07:09:26.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YZGM6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:09:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
title |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
spellingShingle |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado Junia Canton Rocha Programa de Pós-Graduação em Múscia Piano Instrução e ensino Musica para piano |
title_short |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
title_full |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
title_fullStr |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
title_full_unstemmed |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
title_sort |
Decisões técnico-musicais e interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado |
author |
Junia Canton Rocha |
author_facet |
Junia Canton Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauricio Veloso Queiroz Pinto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Miriam Grosman |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sandra Loureiro de Freitas Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junia Canton Rocha |
contributor_str_mv |
Mauricio Veloso Queiroz Pinto Miriam Grosman Sandra Loureiro de Freitas Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Múscia |
topic |
Programa de Pós-Graduação em Múscia Piano Instrução e ensino Musica para piano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Piano Instrução e ensino Musica para piano |
description |
Esta dissertação enfoca o segundo caderno de Poesilúdios para piano solo de Almeida Prado, sob os aspectos da técnica e linguagem pianísticas da obra. Paralelamente é feito o levantamento das imagens extra-musicais que motivaram a composição de cada peça, descritas nas partituras ou através de depoimentos pessoais de Almeida Prado, na intenção de se captar o máximo de sua concepção musical nesta coleção. A partir de então, descrevo minhas resoluções técnico-musicais e decisões interpretativas com subseqüentes sugestões de estudo. Tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento do segundo caderno de Poesilúdios e de seu compositor, através da perspectiva do intérprete, registrada durante a preparação e interpretação de uma obra musical. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-03-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T20:30:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T20:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YZGM6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YZGM6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/1/folha_de_rosto.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/2/agradecimentos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/3/dedicat_ria.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/4/resumo_e_abstract.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/5/sum_rio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/6/1_introdu__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/7/2.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/8/2.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/9/3_conclus_o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/10/4_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/11/5.1_entrevista.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/12/5.2_partituras.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/13/5.3_cd.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/14/2.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/15/folha_de_rosto.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/16/agradecimentos.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/17/dedicat_ria.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/18/resumo_e_abstract.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/19/sum_rio.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/20/1_introdu__o.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/21/2.1_a_2.3_poesil_dios_6__7_e_8.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/22/2.9_a_2.11_poesil_dio_14_a_16.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/23/3_conclus_o.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/24/4_refer_ncias_bibliogr_ficas.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/25/5.1_entrevista.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/26/5.2_partituras.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/27/5.3_cd.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YZGM6/28/2.4_a_2.8_poesil_dios_9_a_13.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d844741296a96f71b0d47b8faddfda44 80a2e49ba5bf2f116edcc06bdd825a74 26bd5ed2d5490c073e6e3caab76d2640 079cf8bac1b44de2fa6dd880cea0422d f2efe80ac12a8da41412352d97b17985 50d955a5a1e567367d5be09163364ce3 e2d95b5465ecbbfe4e63e35c470eea5b 82bb0cd56b5fa1f940cf48de71b824de 95c55fbb4e3e21e24f5f845c8adcf7c2 167427317d858f82cfc9b9e7ad222094 b5158dd797033fbc21636894b6b9e1a6 5b75294eb192b99b175372fdc29c880a 205f2df6f73fc566087b1b06d10dfde0 17327ca5a3dd065bf3cbf34206989915 74c6421518429a38974231e743f1c514 d050e4ee0268e845de4f483d04ef32a8 6f514b536fc4b78ca10ff27780aa4405 1d2a0d91ece0cd93e12e96747380e7c8 a1aee71f4a6b03dbbcb03f66a63fc365 fd7bf2eb1af64ecb8faff9094e2b27ff 2408fae77954bc9e73d32b472eadb4b2 d7c6a2429d93e7fa451930b4fe6f90fb d92029359dd999b8d621393eef45a47f 94e9d5687dfd8a01e155191bbba81e88 8769f1c1dba83d95bf306f6ad55b1d28 977a3e7f830e238961a0653cbd304ab8 b01c567efac3ba0c03c11adbd6d073eb f5dcdc61b7903ed200276ea5fc5dd1b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589424303308800 |