Reinventando o Ensino Médio em Minas Gerais: condição e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosana Cecilia Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJMUC
Resumo: Este trabalho é o resultado de pesquisa cujo objetivo foi compreender a docência e suas condições de atuação no Projeto Reinventando o Ensino Médio (REM), instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, como política educacional para essa etapa da Educação Básica, no período 2012-2014.Com a proposta de reflexão acerca do sujeito professor, das suas competências e atribuições no que se refere à sua atuação no Projeto, esta pesquisa percorre uma linha histórica que vai da concepção do REM à sua efetiva implementação no interior das escolas, chegando às percepções dos professores sobre sua efetivação em sala de aula, suas expectativas e ao modo como analisam o impacto desse Projeto no seu tempo pedagógico e no tempo escolar do aluno. A investigação assume uma abordagem qualitativa, envolvendo duas escolas do município de Belo Horizonte (MG), que foram estrategicamente escolhidas pelo histórico de percursos diferentes na implementação do Projeto. A metodologia utilizada contempla a pesquisa documental e bibliográfica que norteia o debate acerca do Projeto, da condição docente e do cenário do Ensino Médio nos últimos anos no Brasil. A análise dos dados coletados a partir de entrevistas, questionários e publicações institucionais traz como referenciais básicos os autores Nóvoa (2012), Contreras (2002) e Tardif (2014). Os resultados da pesquisa suscitam a reflexão quanto à necessidade de legitimar o coletivo docente como instância fundamental na sustentação de projetos educacionais, reconhecendo o professor como sujeito e protagonista de sua própria formação continuada. O reconhecimento dos sujeitos professor e aluno como referentes, como agentes e não como destinatários dos programas educacionais é que torna real e possível a reinvenção da escola. Outro aspecto a ser ressaltado é o lugar da pesquisa na formação profissional docente, pois ao investigar uma problemática que emerge em sua prática, a docente-pesquisadora pôde compreender em ato a complexidade do sistema educacional, a partir dos processos que vão da implantação à implementação de um programa educacional.
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A investigação assume uma abordagem qualitativa, envolvendo duas escolas do município de Belo Horizonte (MG), que foram estrategicamente escolhidas pelo histórico de percursos diferentes na implementação do Projeto. A metodologia utilizada contempla a pesquisa documental e bibliográfica que norteia o debate acerca do Projeto, da condição docente e do cenário do Ensino Médio nos últimos anos no Brasil. A análise dos dados coletados a partir de entrevistas, questionários e publicações institucionais traz como referenciais básicos os autores Nóvoa (2012), Contreras (2002) e Tardif (2014). Os resultados da pesquisa suscitam a reflexão quanto à necessidade de legitimar o coletivo docente como instância fundamental na sustentação de projetos educacionais, reconhecendo o professor como sujeito e protagonista de sua própria formação continuada. O reconhecimento dos sujeitos professor e aluno como referentes, como agentes e não como destinatários dos programas educacionais é que torna real e possível a reinvenção da escola. Outro aspecto a ser ressaltado é o lugar da pesquisa na formação profissional docente, pois ao investigar uma problemática que emerge em sua prática, a docente-pesquisadora pôde compreender em ato a complexidade do sistema educacional, a partir dos processos que vão da implantação à implementação de um programa educacional.This work is the result of a research which had the objective of understanding teaching and its conditions on the Reinventing High School Project (RHS), instituted by the Secretary of the State of Education of Minas Gerais, as an educational policy for basic education, from 2012 to 2014. With the purpose of reflecting about the teachers role, including their skills and duties, this research follows a path which goes from its conception to its implementation inside the schools, heading to the teachers perceptions about its effectiveness on the classroom, and finally their expectations and analysis about the impact on not only the time it takes for them to teach something, but also on the time it takes for the students to fully grasp it. The investigation takes on a qualitative approach, involving two schools from the city of Belo Horizonte, which were strategically chosen for their past track record with the projects implementation. The methodology used contemplates documental and bibliographical research, guiding the debate around the condition of High School Education in the last few years. The analysis includes data collected from interviews, questionnaires and institutional publications, with authors Nóvoa (2012), Contreras (2002) and Tardif (2014) as basic references. The results raise consideration towards the necessity of legitimizing the teaching staff as a primordial body on the sustainment of educational projects, recognizing them as both subject and protagonist of their own continuous development. The recognition of teachers and students not as passive recipients, but as agents is what makes the reinvention of school itself possible. Another highlighted aspect is this researchers own place in this research and her own formation, after analyzing the issue of her own craft she managed to comprehend the complexity of the Educational System, from the establishment itself to the implementation of an educational programUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCorrea, Licinia MariaAvaliação educacional Minas GeraisPolíticas públicas Minas GeraisProfessores Participação na administraçãoEducação e Estado Minas GeraisEducaçãoEnsino médio Minas GeraisPlanejamento educacional Minas GeraisProgramas de aperfeiçoamento escolar Minas GeraisProfessores FormaçãoCondição DocenteFormação docenteReinventando o Ensino MédioPolíticas PúblicasReinventando o Ensino Médio em Minas Gerais: condição e formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALreinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdfapplication/pdf1266411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJMUC/1/reinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdf2dd099fdc610ff62e80d76bcd9d0824fMD51TEXTreinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdf.txtreinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdf.txtExtracted texttext/plain374354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJMUC/2/reinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdf.txtab2963c90c7ad4f28ca3e79fdec6d20bMD521843/BUBD-ANJMUC2019-11-14 11:18:41.581oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANJMUCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:18:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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