spelling |
Sara Del Carmen Rojo de La RosaMarcos Antonio AlexandreJúlia Morena Silva da CostaJessica Luiza de Sousa Ribas2019-08-11T04:53:34Z2019-08-11T04:53:34Z2019-02-18http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6R3NEsta dissertação propõe análise comparativa, teórica e crítica, entre os textos Malinche (1992), de Inés Stranger (Chile), e La mujer puerca (2012), de Santiago Loza (Argentina), a partir do conceito teórico de imagem e seus desdobramentos, o ato de olhar, a posição do espectador, proposições acerca da história e da memória e a forma como o feminino é apresentado nas obras. Analisa-se a estruturação das personagens em ambos os textos, em que mulheres protagonistas de suas próprias histórias estão inseridas dentro do contexto latino-americano e os discursos fogem da ordem masculina/hegemônica. Para apresentarmos esse estudo, introduzimos a dissertação com um panorama histórico, cultural e social da mulher, na Argentina, no Chile e no Brasil, as formas atuais de enfrentamentos femininos e as perspectivas dramatúrgicas. Posteriormente, realizamos uma reflexão de cada obra e o estudo comparativo.Esta disertación propone un análisis comparativo, teórico y crítico, entre los textos Malinche (1992), de Inés Stranger (Chile), y La mujer puerca (2012), de Santiago Loza (Argentina), a partir del concepto teórico de imagen y sus desdoblamientos, el acto de mirar, la posición del espectador, proposiciones acerca de la historia y de la memoria y la forma como lo femenino se presenta en las obras. Se analiza la estructuración de los personajes en ambos textos, en que mujeres protagonistas de sus propias historias están insertadas dentro del contexto latinoamericano y los discursos huyen del orden masculino/hegemónico. Para presentar este estudio, iniciamos la disertación con un panorama histórico, cultural y social de la mujer, en Argentina, Chile y Brasil, las formas actuales de enfrentamientos femeninos y las perspectivas dramatúrgicas. Posteriormente, realizamos una reflexión de cada obra y el estudio comparativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLoza, Santiago, 1971- Mujer puercaMulheres no teatroTeatro Aspectos políticosTeatro chileno História e críticaTeatro argentino História e críticaStranger, Inés Margarita Malincheteatro políticoimagemSantiago LozaInés StrangergêneroAnálise comparativa da construção do corpo feminino nas obras dramatúrgicas Malinche de Inés Stranger e La mujer puerca de Santiago Lozainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALj_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdfapplication/pdf1815724https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB6R3N/1/j_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdf9a93e51784bee11754eb456ae5d31ba8MD51TEXTj_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdf.txtj_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain277277https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB6R3N/2/j_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdf.txtee54d5f7d308f51850fcb28796320c52MD521843/LETR-BB6R3N2019-11-14 07:22:38.272oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BB6R3NRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:22:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|