spelling |
Valeria Bezerra SantosThayna Samilla dos Santos2019-08-12T11:24:49Z2019-08-12T11:24:49Z2015-05-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ANPFUDO Programa Saúde na Escola (PSE), instituído no Brasil em 2007, busca fortalecer as experiências desenvolvidas no ambiente escolar e promover a articulação das ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a rede pública de ensino, através do incentivo as ações do PSE, percebeu-se a falta de incentivo as práticas de atividade física por parte dos escolares, assim como a falta de envolvimento nessas ações por parte do setor da saúde do município. O presente estudo justifica-se pela necessidade do incentivo da prática de atividade física dentro do ambiente escolar, assim como, buscar-se aumentar o vínculo da unidade básica de saúde com os escolares. Este estudo teve como objetivo elaborar um Plano de Intervenção no intuito de desenvolver Atividades Permanentes de Promoção da saúde e Prevenção do Sedentarismo, utilizando o Princípio da Educação Permanente em Saúde. A abordagem metodológica adotada privilegiou o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). Foi construído um Plano de Intervenção para se trabalhar ações voltadas para a diminuição do sedentarismo e promoção da saúde, assim como realizar uma maior aproximação dos profissionais da unidade básica com a escola. Pretendeu-se com esse estudo estimular a prática de atividade física nas escolas, bem como fazer uma ponte entre a Educação e Saúde, através do incentivo do trabalho conjunto.The School Health Program (PSE) established in Brazil in 2007, seeks to strengthen the experiences developed in the school environment and promote the coordination of actions linked to the Unified Health System (SUS) with the public school system, by encouraging actions PSE, one can see the lack of incentive practices of physical activity a part of the school as well as the lack of involvement in these actions by the city's health sector. This study is justified by the need of encouragement of physical activity within the school environment as well as seek to increase the bond of primary health care with school. This study aimed to develop an Intervention Plan in order to develop health promotion Permanent Activities and Prevention of Physical inactivity, using the Principle of Continuing Health Education. The methodological approach adopted favored the method of Situational Strategic Planning (PES). An Intervention Plan was built to work actions for the reduction of a sedentary lifestyle and health promotion, as well as achieve greater approximation of professionals in the basic unit with the school. It was intended that this study encourage physical activity in schools and make a bridge between education and health, by encouraging working together.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaAtividade FísicaSedentarismoSaúde na EscolaPlano de intervenção sobre a importância da atividade física para a diminuição do sedentarismo na escola de ensino fundamental Divonete Cavalcante no município de Taquarana - Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_thayna_samilla_dos_santos.pdfapplication/pdf119425https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ANPFUD/1/tcc_thayna_samilla_dos_santos.pdff1cebc28b19efac4df2f83ca24117b77MD51TEXTtcc_thayna_samilla_dos_santos.pdf.txttcc_thayna_samilla_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain35766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ANPFUD/2/tcc_thayna_samilla_dos_santos.pdf.txtbe8b1b45538f230dcb599b28fea40008MD521843/BUOS-ANPFUD2019-11-14 17:41:44.085oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ANPFUDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|